Pular para o conteúdo principal

Concluir a conversão FC/iSCSI para FC

Se você já tinha uma combinação de portas do host FC e portas do host iSCSI e converteu todas as portas em iSCSI, poderá precisar alterar a configuração existente para usar as novas portas iSCSI.

Você pode usar qualquer uma das seguintes opções para usar as novas portas iSCSI. As etapas exatas dependem das topologias de rede atuais e planejadas.

A opção 1 supõe que você deseja anexar novos hosts iSCSI à matriz. A opção 2 supõe que você deseja converter os hosts de FC para iSCSI.

Opção 1: Remover os hosts FC e adicionar hosts iSCSI

  1. Se já não estiver usando os SFPs de protocolo duplo, remova os SFPs FC e substitua-os por SFPs iSCSI ou SFPs de protocolo duplo.
  2. Conecte novos hosts iSCSI a essas portas, diretamente ou usando um comutador.
  3. Configure a rede iSCSI para os novos hosts e portas.

Opção 2: Converter hosts FC para iSCSI

  1. Desligue os hosts FC conectados às portas que você converteu.
  2. Forneça uma topologia iSCSI para essas portas. Por exemplo, converta os comutadores conectados a esses hosts de FC para iSCSI.
  3. Se já não estiver usando SFPs de protocolo duplo, remova os SFPs FC das portas e substitua-os por SFPs iSCSI ou SFPs de protocolo duplo.
  4. Conecte os cabos aos SFPs e certifique-se de que estejam conectados ao host ou comutador iSCSI correto.
  5. Ligue os hosts.
  6. Configure os hosts iSCSI.
  7. Edite a partição do host para adicionar os IDs da porta do host iSCSI e remover os IDs da porta do host FC.
  8. Após a reinicialização dos novos hosts iSCSI, use os procedimentos aplicáveis nos hosts para registrar os volumes e para torná-los disponíveis para seu sistema operacional.
    • Dependendo do seu sistema operacional, dois utilitários são incluídos com o software de gerenciamento de armazenamento (hot_add e SMdevices). Esses utilitários ajudam a registrar os volumes com os hosts e também mostram os nomes dos dispositivos aplicáveis para os volumes.
    • Talvez seja necessário usar ferramentas e opções específicas que são fornecidas com o sistema operacional para disponibilizar os volumes (ou seja, atribuir letras de unidade, criar pontos de montagem e assim por diante). Consulte a documentação do seu sistema operacional do host para obter detalhes.