Configurar o software de caminhos múltiplos
O software de caminhos múltiplos fornece um caminho redundante para a matriz de armazenamento no caso de um dos caminhos físicos ser interrompido. Para que você possa usar caminhos múltiplos, é necessário habilitar o recurso de Caminhos múltiplos do Windows e o pacote ThinkSystem Windows DSM. Esse pacote contém o software de caminhos múltiplos para Windows.
Instalações do Windows usam o driver do módulo específico de dispositivo (DSM) MPIO nativo para failover. Ao instalar o ThinkSystem Storage Manager, o driver DSM está instalado e habilitado.
Ao instalar o DSM para Windows, você deve primeiro instalar o MPIO pelo console do Server Manager. Uma vez concluído, você deve instalar o DSM instalando o pacote ThinkSystem Storage Manager. Este pacote contém o DSM, o agente de contexto e o SMCLI. Embora o Storage Manager seja um aplicativo descontinuado, é importante que, se você desinstalar o Storage Manager, não desinstalar o DSM. O MPIO deve ser instalado antes de instalar o DSM para que o MPIO funcione corretamente.
Instalar o pacote ThinkSystem Windows DSM
Execute as seguintes etapas para instalar o pacote ThinkSystem Windows DSM e usar o pacote de caminhos múltiplos para Windows.
Antes de iniciar
- É necessário ter os privilégios correto de administrador ou de superusuário.
Habilite o recurso de Caminhos múltiplos no PowerShell com privilégio de administrador e reinicie: Add-WindowsFeature -Name 'Multipath-IO' -Restart
Você instalará o pacote ThinkSystem Windows DSM na estação de gerenciamento.
- Baixe o pacote ThinkSystem Storage Manager do DE Series Product Support Site
- Execute o ThinkSystem Storage Manager. Clique duas vezes no pacote de instalação para executar.
- Use o assistente de instalação para instalar o pacote na estação de gerenciamento.
Configuração do SO convidado Hyper-V
SO convidado Linux no Hyper-V
A instalação \"udev\" é a melhor maneira de configurar automaticamente os tempos limite de disco quando novos discos são adicionados a uma VM e no momento de inicialização. Uma maneira simples de determinar o VID/PID (ID do fornecedor/ID do produto) de qualquer disco atualmente adicionado ao VM é executar o seguinte comando e examinar as informações do fornecedor e do modelo: cat /proc/scsi/scsi. Para configurar isso, crie o arquivo /etc/udev/rules.d/99-msft-udev.rules com o seguinte conteúdo:ACTION=="add",
SUBSYSTEMS=="scsi",
ATTRS{vendor}=="LENOVO ",
ATTRS{model}=="DE_Series",
RUN+="/bin/sh -c 'echo 180 >/sys$DEVPATH/timeout'"
ACTION=="add",
SUBSYSTEMS=="scsi",
ATTRS{vendor}=="Msft ",
ATTRS{model}=="Virtual Disk ",
RUN+="/bin/sh -c 'echo 180 >/sys$DEVPATH/timeout'"Os campos do fornecedor e do modelo no arquivo udev rules têm tamanhos fixos de 8 e 16 caracteres respectivamente. Observe o preenchimento de espaço em branco adicional no exemplo acima. Depois que esse arquivo for modificado, você poderá reiniciar o udev ou reinicializar o VM para ativar as alterações.
SO convidado Windows no Hyper-V
Para configurar os tempos limite de E/S de disco de ambientes Windows Hyper-V, você deve editar uma única chave de registro:
[HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\CurrentControlSet\\Services\\Disk]
\"TimeOutValue\"=dword:000000b4Uma vez feito isso, você deverá reiniciar o VM para que as alterações tenham efeito.
Para SO convidado Linux e Windows no ambiente Hyper-V, será necessário fazer alterações adicionais.