Pular para o conteúdo principal

Configurando a rede no lado da matriz – iSCSI, Windows

Use a GUI do ThinkSystem System Manager para configurar a rede iSCSI no lado da matriz.

Antes de iniciar

  • É necessário saber o endereço IP ou nome do domínio para um dos controladores de matriz de armazenamento.
  • Você ou o administrador do sistema deve ter configurado uma senha para a GUI do System Manager ou você deve ter configurado o controle de acesso baseado na função (RBAC) ou LDAP e um serviço de diretório para o acesso de segurança adequado para a matriz e armazenamento. Consulte a ThinkSystem System Manager ajuda online para obter mais informações sobre o Gerenciamento de acesso.

Essa tarefa descreve como acessar a configuração da porta iSCSI na página de Hardware. Também é possível acessar a configuração em Sistema > Configurações > Configurar portas iSCSI.

  1. Em seu navegador, insira a seguinte URL: https://<DomainNameOrIPAddress>

    IPAddress é o endereço de um dos controladores da matriz de armazenamento.

    Na primeira vez que o ThinkSystem System Manager é aberto em uma matriz que não foi configurada, o prompt Set Administrator Password é exibido. O gerenciamento de acesso baseado em função configura quatro funções locais: admin, support, security e monitor. As três últimas funções têm senhas aleatórias que não podem ser adivinhadas. Depois de definir uma senha para a função admin, você pode alterar todas as senhas usando as credenciais admin. Consulte ThinkSystem System Manager Ajuda online para obter mais informações sobre as quatro funções de usuário local.
  2. Insira a senha do System Manager para a função admin nos campos Set Administrator Password e Confirm Password e selecione o botão Definir Senha.
    Quando você abrir o System Manager e nenhum conjunto, grupos de volumes, cargas de trabalho ou notificações tiverem sido configurados, o Assistente de instalação será iniciado.
  3. Feche o Assistente de instalação.
    Você usará o assistente mais tarde para concluir tarefas de configuração adicionais.
  4. Selecione Hardware.
  5. Se o gráfico mostrar as unidades, clique em Mostrar parte traseira da prateleira.
    As alterações de gráfico para mostrar os controladores em vez das unidades.
  6. Clique no controlador com as portas iSCSI que você deseja configurar.
    O menu de contexto do controlador é exibido.
  7. Selecione Configurar portas iSCSI.
    A caixa de diálogo Configurar portas iSCSI é aberta.
  8. Na lista suspensa, selecione a porta que você deseja configurar e clique em Avançar.
  9. Selecione as configurações de porta e clique em Avançar.
    Para ver todas as configurações de porta, clique no link Mostrar mais configurações de porta à direita da caixa de diálogo.
    Configuração de portaDescrição
    Velocidade da porta Ethernet configuradaSelecione a velocidade desejada.

    As opções que aparecerem na lista suspensa dependem da velocidade máxima que sua rede pode suportar (por exemplo, 10 Gbps).

    Nota
    As placas de interface de host iSCSI opcionais nos controladores DE6000H e DE6000F não negociarão as velocidades automaticamente. Você deve definir a velocidade para cada porta como 10 Gb ou 25 Gb. Todas as portas devem ser definidas com a mesma velocidade.
    Habilitar IPv4/Habilitar IPv6Selecione uma ou ambas as opções para habilitar o suporte para redes IPv4 e IPv6.
    Porta de escuta TCP

    (Disponível clicando em Mostrar mais configurações de porta.)

    Se necessário, insira um novo número de porta.

    A porta de escuta é o número da porta TCP que o controlador usa para ouvir logins iSCSI de inicializadores do host iSCSI. A porta de escuta padrão é 3260. Você deve inserir 3260 ou um valor entre 49152 e 65535.

    Tamanho da MTU

    (Disponível clicando em Mostrar mais configurações de porta.)

    Se necessário, insira um novo tamanho em bytes para a Unidade de Transmissão Máxima (MTU).

    O tamanho da Unidade de Transmissão Máxima (MTU) padrão é 1500 bytes por quadro. Você deve inserir um valor entre 1500 e 9000.

    Habilitar as respostas de PING ICMPSelecione esta opção para habilitar o ICMP (Internet Control Message Protocol). Os sistemas operacionais de computadores em rede usam esse protocolo para enviar mensagens. Essas mensagens ICMP determinam se um host está acessível e quanto tempo que demora para enviar/receber pacotes desse host.
    Se você tiver selecionado Habilitar IPv4, uma caixa de diálogo será aberta para selecionar as configurações de IPv4 depois que você clicar em Avançar. Se você tiver selecionado Habilitar IPv6, uma caixa de diálogo será aberta para selecionar as configurações de IPv6 depois que você clicar em Avançar. Se você tiver selecionado as duas opções, a caixa de diálogo de configurações IPv4 será aberta primeiro e, em seguida, depois que você clicar em Avançar, a caixa de diálogo de configurações IPv6 será aberta.
  10. Defina as configurações IPv4 e/ou IPv6, automática ou manualmente. Para ver todas as configurações de porta, clique no link Mostrar mais configurações à direita da caixa de diálogo.
    Configuração de portaDescrição
    Obter configuração automaticamenteSelecione esta opção para obter a configuração automaticamente.
    Especificar configuração estática manualmenteSelecione esta opção e insira um endereço estático nos campos. Para IPv4, inclua a máscara de sub-rede e o gateway da rede. Para IPv6, inclua o endereço IP roteável e o endereço IP do roteador.
    Habilitar suporte à VLAN

    (Disponível clicando em Mostrar mais configurações.)

    Importante
    Esta opção só estará disponível em um ambiente iSCSI.

    Ela não está disponível em um ambiente NVMe over RoCE.

    Selecione esta opção para habilitar uma VLAN e insira seu ID. Uma VLAN é uma rede lógica que se comporta como fosse separada fisicamente de outras redes locais (LANs) físicas e virtuais compatíveis com os mesmos comutadores, os mesmos roteadores ou ambos.

    Habilitar a prioridade de Ethernet

    (Disponível clicando em Mostrar mais configurações.)

    Importante
    Esta opção só estará disponível em um ambiente iSCSI.

    Ela não está disponível em um ambiente NVMe over RoCE.

    Selecione esta opção para habilitar o parâmetro que determina a prioridade de acesso à rede. Use o controle deslizante para selecionar uma prioridade entre 1 e 7.

    Em um ambiente de rede local (LAN) compartilhado, como Ethernet, muitos estações podem disputar acesso à rede. O acesso ocorre em uma base "primeiro a chegar, primeiro a ser atendido". Duas estações podem tentar acessar a rede ao mesmo tempo, o que faz com que as duas estações recuem e aguardem antes de tentar novamente. Esse processo é minimizado para Ethernet comutada, em que apenas uma estação está conectada a uma porta do comutador.

  11. Clique em Concluir.
  12. Feche o System Manager.