Pular para o conteúdo principal

O que seu servidor oferece

Esta seção apresenta os recursos e as tecnologias que o servidor utiliza e fornece.

  • Dynamic System Analysis (DSA)

    O servidor vem com o programa de diagnóstico Preboot Dynamic System Analysis (DSA) armazenado na memória USB integrada no servidor. O DSA coleta e analisa informações do sistema para auxiliar no diagnóstico de problemas do servidor, além de oferecer um rico conjunto de testes de diagnóstico dos componentes principais do servidor. O DSA cria um log DSA, que é uma mesclagem ordenada cronologicamente do log de eventos do sistema (como o log de eventos do IPMI), do log de eventos do chassi Integrated Management Module 2.1 (IMM2.1) (como o log de eventos do ASM) e dos logs de eventos do sistema operacional. Você pode enviar o log do DSA como um arquivo para o Suporte da Lenovo ou visualizar as informações como um arquivo de texto ou arquivo HTML.

  • Features on Demand

    Se um recurso Features on Demand estiver integrado no servidor ou em um dispositivo opcional que esteja instalado no servidor, será possível comprar uma chave de ativação para ativar o recurso. Para obter informações sobre o Features on Demand, consulte o Web site Lenovo Features on Demand.

  • CD Configuração e Instalação do ServerGuide

    O CD Configuração e Instalação do ServerGuide, que é possível baixar da Web, fornece programas que ajudam a configurar o servidor e instalar um sistema operacional Windows. O programa ServerGuide detecta dispositivos de hardware opcionais instalados e fornece os programas de configuração e drivers de dispositivo corretos. Para obter informações adicionais sobre o CD Configuração e Instalação do ServerGuide, veja Usando o CD de Configuração e Instalação do ServerGuide.

  • Lenovo XClarity Administrator

    O Lenovo XClarity Administrator é uma solução do gerenciamento centralizado que permite aos administradores implantarem a infraestrutura mais rapidamente e com menos esforço. A solução é perfeitamente integrada aos servidores System x, ThinkServer e NeXtScale, bem como à plataforma de infraestrutura convergida Flex System.

    O Lenovo XClarity Administrator fornece os seguintes recursos:
    • Interface gráfica com o usuário intuitiva

    • Descoberta e inventário automatizados

    • Atualizações de firmware e conformidade

    • Padrões de configuração

    • Implantação de bare metal

    • Gerenciamento de segurança

    • Upward Integration

    • Interfaces de programação de aplicativos REST (Representational state transfer) e Windows PowerShell

    • Protocolo simples de gerenciamento de rede (SNMP), log do sistema e encaminhamento de e-mails

    Para obter mais informações, consulte Usando o Lenovo XClarity Administrator.

  • Lenovo XClarity Energy Manager

    O Lenovo XClarity Energy Manager é uma ferramenta para gerenciamento de energia de data centers. Ela modela a hierarquia física do data center e monitora a energia e a temperatura no nível de servidor e do grupo. Ao analisar os dados de energia e temperatura, o Lenovo XClarity Energy Manager ajuda você a aprimorar a continuidade dos negócios e a eficiência da alimentação. Para obter informações adicionais, acesse Lenovo XClarity Energy Manager.

  • Lenovo XClarity Essentials OneCLI

    O Lenovo XClarity Essentials (LXCE) é uma coleção de utilitários de gerenciamento de servidor que fornece um método menos complexo para permitir que clientes gerenciem servidores Lenovo ThinkSystem, System x e Thinkserver com mais eficiência e melhor custo-benefício.

    • O Lenovo XClarity Essentials Bootable Media Creator (BoMC) é um aplicativo de software que pode ser usado para criar a mídia inicializável. A mídia inicializável pode ser usada para aplicar atualizações de firmware, executar diagnósticos de pré-inicialização e implantar sistemas operacionais Microsoft Windows nos sistemas ThinkSystem, System x e BladeCenter com suporte.

    • O Lenovo XClarity Essentials OneCLI é uma coleção de vários aplicativos de linha de comandos, que pode ser usada para configurar o servidor, coletar dados de serviço para o servidor, atualizar drivers de firmware e dispositivo e executar funções de gerenciamento de energia no servidor.

    • O Lenovo XClarity Essentials UpdateXpress é um aplicativo de software que pode ser usado para adquirir e aplicar UpdateXpress System Packs (UXSP) e atualizações individuais ao seu sistema local ou remoto. Para obter mais informações, acesse https://support.lenovo.com/us/en/documents/LNVO-CENTER.

  • Integrated management module 2.1 (IMM2.1)

    O integrated management module 2.1 (IMM2.1) combina funções do processador de serviços, controlador de vídeo e presença remota e recursos de captura de tela azul em um único chip. O IMM fornece controle avançado do processador de serviços, monitoramento e função de alerta. Se uma condição ambiental exceder um limite ou se um componente do sistema falhar, o IMM acenderá os LEDs para ajudá-lo a diagnosticar o problema, registrará o erro no log de eventos do IMM e o alertará sobre o problema. Opcionalmente, o IMM também fornece um recurso de presença virtual para recursos de gerenciamento do servidor remoto. O IMM fornece gerenciamento de servidor remoto por meio das seguintes interfaces padrão de mercado:
    • Intelligent Platform Management Interface (IPMI) versão 2.0

    • Simple Network Management Protocol (SNMP) versão 3.0; SNMP Trap versão 1.0

    • Modelo de Informação Comum (CIM)

    • Navegador da web

    Alguns dos recursos que são exclusivos do IMM são: melhor desempenho, vídeo remoto de resolução mais alta, opções expandidas de segurança e ativação de Feature on Demand para opções de hardware e firmware.

    Para obter informações adicionais, consulte Usando o integrated management module e Guia do Usuário do Integrated Management Module II.

  • Tecnologia Enterprise X-Architecture

    A tecnologia X-Architecture combina designs comprovados e inovadores para tornar seu servidor baseado em processador Intel poderoso, escalável e confiável.

  • Suporte integrado de rede

    O servidor é fornecido com um controlador Ethernet Broadcom Gigabit quad-port integrado, que suporta a conexão com uma rede de 10 Mbps, 100 Mbps ou 1000 Mbps. Para obter mais informações, consulte Configurando o controlador Ethernet.

  • Trusted Platform Module (TPM) Integrado

    Este chip de segurança integrado executa funções criptográficas e armazena chaves seguras privadas e públicas. Ele fornece o suporte de hardware para a especificação Trusted Computing Group (TCG). É possível baixar o software para oferecer suporte para a especificação TCG.

    O Trusted Platform Module (TPM) tem duas versões – TPM 1.2 e TPM 2.0. O servidor tem o dispositivo TPM 1.2 instalado por padrão. Alguns servidores podem ser atualizados para o TPM 2.0. Você pode alterar a versão TPM de 1.2 a 2.0 e voltá-la para a anterior novamente. As configurações do TPM podem ser acessadas por meio do menu System Settings > Security do programa Setup Utility. Para obter mais informações, consulte "Usando o programa Setup Utility".

  • Capacidade de armazenamento de dados grande e recurso de hot swap

    Os modelos de servidor de hot swap aceitam um máximo de doze unidades de disco rígido Serial Attached SCSI (SAS) de hot swap de 2,5 pol. (duas localizadas na traseira) ou quatro de 3,5 pol. ou unidades de disco rígido Serial ATA (SATA) de hot swap. Os modelos de servidor de simple-swap aceitam um máximo de oito unidades de disco rígido SATA simple-swap de 2,5 pol. ou quatro de 3,5 pol.

    Com o recurso hot swap é possível incluir, remover ou substituir unidades de disco rígido sem desligar o servidor.

  • Grande capacidade de memória do sistema

    O servidor pode suportar até 1,5 TB de memória do sistema. O servidor fornece 24 conectores dual inline memory module (DIMM). O controlador de memória do servidor aceita código de correção de erro (ECC) para DIMMs PC4-12800 (DDR4-1600), PC4-14900 (DDR4-1866) ou PC4-17000 (DDR4-2133), DDR4 (double-data-rate de quarta geração), synchronous dynamic random access memory (SDRAM).

  • Diagnósticos de light path

    O diagnóstico de Light Path fornece LEDs para ajudar no diagnóstico de problemas. Para obter mais informações sobre o Sistema de diagnóstico light path e os LEDs, consulte Painel de informações do operador ou Conjunto de painel operacional LCD.

  • Acesso móvel ao Web site de informações de serviço da Lenovo

    O servidor fornece um código de QR no rótulo de serviço do sistema, que está na cobertura do servidor, que você pode varrer usando um leitor de código QR e scanner com um dispositivo móvel para obter acesso rápido ao Web site de Informações de Serviço da Lenovo. O Web site de informações de serviço da Lenovo fornece informações adicionais sobre instalação de peças e vídeos de substituição, e códigos de erro para suporte ao servidor. Para o código QR, consulte O servidor Lenovo System x3550 M5.

  • Processamento Multi-core

    O servidor dá suporte a até dois microprocessadores Intel Xeon de vários núcleos. O servidor é fornecido com no mínimo um microprocessador.

  • Recursos do adaptador PCI

    O servidor tem dois slots de interface PCI. Consulte Substituindo um adaptador para obter informações detalhadas.

  • Conexão redundante

    A adição do adaptador Ethernet opcional fornece o recurso de failover para uma conexão Ethernet redundante com o aplicativo aplicável instalado. Se ocorrer um problema com a conexão Ethernet primária e o adaptador Ethernet opcional estiver instalado no servidor, todo o tráfego Ethernet associado à conexão primária será automaticamente comutado para a conexão do adaptador Ethernet redundante opcional. Se os drivers de dispositivo adequados estiverem instalados, essa comutação ocorrerá sem a perda de dados e sem a intervenção do usuário.

  • Recursos de resfriamento redundante e de energia opcional

    O servidor oferece suporte a, no máximo, duas fontes de alimentação hot swap de 550 watts, 750 watts, 900 watts ou 1500 watts e sete ventiladores hot swap de motor duplo, que fornecem redundância e recurso de hot swap para uma configuração típica. O resfriamento redundante pelos ventiladores no servidor permite operação contínua se um dos ventiladores falhar. O servidor é fornecido com o mínimo de uma fonte de alimentação hot swap de 550 watts, 750 watts, 900 watts ou 1500 watts e cinco ventiladores.

    Você deve instalar os ventiladores 6 e 8 quando instalar o segundo microprocessador no servidor. É possível solicitar a segunda fonte de alimentação opcional para a redundância de energia.

    Nota
    Não é possível combinar fontes de alimentação que têm diferentes voltagens no servidor.
  • Suporte ao ServeRAID

    O adaptador ServeRAID fornece o suporte do Redundant Array of Independent Disks (RAID) para criar configurações. O adaptador RAID padrão fornece níveis de RAID 0, 1 e 10. Um adaptador RAID opcional está disponível para a compra.

  • Adaptador SD

    Um controlador raid para mídia Secure Digital (SD). ele tem duas conexões de envio de dados, uma conexão USB ao chipset do servidor e uma conexão MMC ao integrated management module (IMM2.1).

  • Recursos de gerenciamento de sistemas

    O servidor é fornecido com um Integrated management module 2.1 (IMM2.1). Quando o IMM for usado com o software de gerenciamento de sistemas fornecido com o servidor, será possível gerenciar as funções do servidor local e remotamente. O IMM também fornece monitoramento do sistema, log de eventos e recurso de alerta de rede. O conector de gerenciamento de sistemas na parte posterior do servidor é dedicado ao IMM. O conector de gerenciamento de sistemas dedicado fornece segurança adicional ao separar fisicamente o tráfego da rede de gerenciamento da rede de produção. É possível usar o Setup Utility para configurar o servidor para usar uma rede de gerenciamento de sistemas dedicada ou uma rede compartilhada.

  • Firmware do servidor compatível com UEFI

    O Firmware do Servidor Lenovo System x (firmware do servidor) oferece diversos recursos, incluindo a conformidade com o Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) versão 2.1, os recursos de Confiabilidade, Disponibilidade e Capacidade de Manutenção (RAS) aprimorados e o suporte à compatibilidade do sistema BIOS. O UEFI substitui o BIOS e define uma interface padrão entre o sistema operacional, o firmware de plataforma e dispositivos externos. Os servidores System x compatíveis com UEFI são capazes de inicializar sistemas operacionais compatíveis com UEFI, sistemas operacionais e adaptadores baseados em BIOS, bem como adaptadores compatíveis com UEFI.
    Nota
    O servidor não aceita DOS (Disk Operating System).
  • Hypervisor integrado do VMware ESXi

    O software do hipervisor integrado VMware ESXi está disponível no dispositivo flash USB ou o adaptador SD opcional. O Hypervisor é o software de virtualização que permite que diversos sistemas operacionais sejam executados em um sistema host ao mesmo tempo. O dispositivo flash do hypervisor integrado do USB pode ser instalado no conector USB interno na placa-mãe. O adaptador SD com o software do hipervisor integrado pode ser instalado no conector de adaptador SD na placa-mãe. Para obter informações adicionais sobre o uso do hypervisor integrado, consulte Utilizando o Hypervisor integrado.