Configurando as definições de Ethernet
Use as informações neste tópico para visualizar ou alterar como o XClarity Controller se comunica por uma conexão Ethernet.
O XClarity Controller usa dois controladores de rede. Um controlador de rede está conectado à porta de gerenciamento dedicada e o outro controlador de rede está conectado à porta compartilhada. Cada um dos controladores de rede recebe seu próprio endereço MAC gravado. Se o DHCP estiver sendo usado para atribuir um endereço IP ao XClarity Controller, quando um usuário alternar entre as portas de rede ou quando ocorrer um failover da porta de rede dedicada para a porta de rede compartilhada, um endereço IP diferente poderá ser atribuído ao XClarity Controller pelo servidor DHCP. É recomendado que, ao usar DHCP, os usuários utilizem o nome do host para acessar o XClarity Controller em vez de contar com um endereço IP. Mesmo se as portas de rede do XClarity Controller não forem alteradas, o servidor DHCP poderá atribuir um endereço IP diferente ao XClarity Controller quando a autorização do DHCP expirar ou o XClarity Controller for reinicializado. Se um usuário precisar acessar o XClarity Controller usando um endereço IP que não será alterado, o XClarity Controller deverá ser configurado para um endereço IP estático em vez de DHCP.
Clique em Network em Configuração do BMC para modificar as definições de Ethernet do XClarity Controller.
Configurando o nome de host do XClarity Controller
O nome do host padrão do XClarity Controller é gerado usando uma combinação da cadeia de caracteres "XCC -" seguida pelo tipo de máquina do servidor e o número de série do servidor, por exemplo "XCC-7X03-1234567890"). É possível alterar o nome de host do XClarity Controller inserindo, no máximo, 63 caracteres nesse campo. O nome de host não deve incluir ponto (.) e pode conter apenas caracteres alfabéticos, numéricos, hifens e sublinhados.
Portas Ethernet
Essa configuração controla a ativação de portas Ethernet usadas pelo controlador de gerenciamento, incluindo portas compartilhadas e dedicadas.
Depois de desativadas, nenhum endereço IPv4 ou IPv6 será atribuído às portas Ethernet e serão impedidas alterações adicionais em qualquer configuração de Ethernet.
Definindo configurações de rede IPv4
- Habilite a opção IPv4.NotaA desativação da interface Ethernet evita o acesso ao XClarity Controller a partir da rede externa.
- No campo Método, selecione uma das opções a seguir:
- Obter IP de DHCP: o XClarity Controller obterá seu endereço IPv4 de um servidor DHCP.
- Usar endereço IP estático: o XClarity Controller usará o valor especificado pelo usuário para seu endereço IPv4.
- Primeiro DHCP, depois endereço IP estático: o XClarity Controller tentará obter o endereço IPv4 de um servidor DHCP, mas se a tentativa falhar, o XClarity Controller usará o valor especificado pelo usuário para seu endereço IPv4.
- No campo Endereço IPv4 estático, digite o endereço IP que você deseja atribuir ao XClarity Controller.NotaO endereço IP deve conter quatro números inteiros de 0 a 255 sem espaços e separados por pontos. Esse campo não será configurável se o método for definido como
Obter IP de DHCP. - No campo Máscara de rede, digite a máscara de sub-rede que é usada pelo XClarity Controller.NotaA máscara de sub-rede deve conter quatro números inteiros de 0 a 255 sem espaços e pontos consecutivos e separados por pontos. A configuração padrão é 255.255.255.0. Esse campo não será configurável se o método for definido como
Obter IP de DHCP. - No campo Gateway Padrão, digite seu roteador de gateway de rede.NotaO endereço do gateway deve conter quatro números inteiros de 0 a 255 sem espaços e pontos consecutivos e separados por pontos. Esse campo não será configurável se o método for definido como
Obter IP de DHCP.
Definindo as configurações avançadas de Ethernet
Clique na guia Ethernet Avançada para configurar definições de Ethernet adicionais.
Para ativar a identificação da LAN Virtual (VLAN), marque a caixa de seleção Ativar VLAN. Quando a VLAN está habilitada e um ID da VLAN é configurado, o XClarity Controller só aceita pacotes com os IDs de VLAN especificados. Os IDs de VLAN podem ser configuradas com valores numéricos entre 1 e 4094.
Usar endereço MAC gravado
A opção Endereço MAC Gravado é um endereço físico exclusivo designado a este XClarity Controller pelo fabricante. O endereço é um campo somente leitura.
Usar endereço MAC personalizado
Se um valor for especificado, o endereço localmente administrado substituirá o endereço MAC gravado. O endereço localmente administrado deve ser um valor hexadecimal de 000000000000 por meio de FFFFFFFFFFFF. Esse valor deve estar em formato xx:xx:xx:xx:xx:xx em que x é um número hexadecimal de 0 a 9 ou a "a" a "f". O XClarity Controller não oferece suporte ao uso de um endereço multicast. O primeiro byte de um endereço multicast é um número ímpar (o bit menos significativo é configurado como 1); portanto, o primeiro byte deve ser um número par.
No campo Taxa de dados e duplex, selecione negociação automática ou personalizada para especificar a taxa de dados e o duplex.
No campo MTU (Unidade de Transmissão Máxima), especifique a unidade máxima de transmissão de um pacote (em bytes) para sua interface de rede. A intervalo de unidade de transmissão máxima é de 1.000 a 1.500. O valor padrão para esse campo é 1.500.
Definindo configurações de rede IPv6
- Habilite a opção IPv6.
- Atribua um endereço IPv6 à interface usando um destes métodos de atribuição:
- Usar configuração automática de endereço sem estado
- Usar configuração automática de endereço com estado (DHCPv6)
- Usar endereço IP designado estaticamenteNotaQuando
Usar endereço IP atribuído estaticamente é escolhido, será solicitado que você digite as seguintes informações: - Endereço IPv6
- Comprimento do prefixo
- Gateway