Pular para o conteúdo principal

Problemas na unidade de armazenamento

Use estas informações para resolver problemas relacionados às unidade de armazenamento.

O servidor não consegue reconhecer uma unidade

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Observe o LED de status amarelo associado da unidade. Se esse LED estiver aceso, isso indicará uma falha da unidade.

  2. Se o LED de status estiver aceso, remova a unidade do compartimento, aguarde 45 segundos e reinsira-a novamente, verificando se o conjunto da unidade se conecta ao backplane da unidade.

  3. Observe o LED verde de atividade da unidade associado e o LED de status amarelo e execute as operações correspondentes em diferentes situações:

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo não estiver aceso, a unidade foi reconhecida pelo controlador e está funcionando corretamente. Execute os testes de diagnóstico para as unidades de disco rígido. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, a interface do LXPM é exibida por padrão. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na documentação LXPM compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.)É possível executar diagnósticos de unidade nessa interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > Teste de unidade de disco.

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo estiver piscando lentamente, a unidade foi reconhecida pelo controlador e está sendo reconstruída.

    • Se o LED não estiver aceso nem piscando, verifique se o backplane da unidade está posicionado corretamente. Para obter detalhes, vá para a etapa 4.

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo estiver aceso, substitua a unidade.

  4. Certifique-se de que o painel traseiro da unidade esteja encaixado corretamente. Quando ele está colocado corretamente, as montagens da unidade se conectam corretamente ao painel traseiro sem inclinar-se ou causar movimento do painel traseiro.

  5. Recoloque o cabo de energia do painel traseiro e repita as etapas 1 a 3.

  6. Recoloque o cabo de sinal do painel traseiro e repita as etapas 1 a 3.

  7. Suspeite do painel traseiro ou do cabo de sinal do painel traseiro:

    • Substitua o cabo de sinal do painel traseiro afetado.

    • Substitua o painel traseiro afetado.

  8. Execute os testes de diagnóstico para as unidades de disco rígido. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, a interface do LXPM é exibida por padrão. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na documentação LXPM compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.) É possível executar diagnósticos de unidade nessa interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > Teste de unidade de disco.

    Com base nesses testes:
    • Se o backplane passar no teste, mas as unidades não forem reconhecidas, substitua o cabo de sinal do painel traseiro e execute os testes novamente.

    • Substitua o painel traseiro.

    • Se o adaptador falhar no teste, desconecte o cabo de sinal do painel traseiro do adaptador e execute os testes novamente.

    • Se o adaptador falhar no teste, substitua-o.

Falha em várias unidades de disco rígido

Execute as seguintes etapas até que o problema seja resolvido:
  • Verifique no log de eventos do Lenovo XClarity Controller se há outros eventos relacionados a fontes de alimentação ou problemas de vibração e resolva esses eventos.

  • Certifique-se de que os drivers de dispositivo e o firmware da unidade e do servidor estejam no nível mais recente.

Importante
Algumas soluções de cluster necessitam de níveis de código específicos ou atualizações de códigos coordenados. Se o dispositivo fizer parte de uma solução de cluster, verifique se o nível de código mais recente é aceito para a solução de cluster antes da atualização do código.

Várias unidades de disco rígido estão offline

Execute as seguintes etapas até que o problema seja resolvido:
  • Verifique no log de eventos do Lenovo XClarity Controller se há outros eventos relacionados a fontes de alimentação ou problemas de vibração e resolva esses eventos.

  • Visualize o log do subsistema de armazenamento para eventos relacionados ao subsistema de armazenamento e resolva esses eventos.

Uma unidade de substituição não é reconstruída

Execute as seguintes etapas até que o problema seja resolvido:
  1. Certifique-se de que a unidade seja reconhecida pelo adaptador (o LED de atividade verde da unidade esteja piscando).

  2. Revise a documentação do adaptador SAS/SATA RAID para determinar os parâmetros e definições de configuração corretos.

O LED de atividade verde da unidade não representa o estado real da unidade associada

Execute as seguintes etapas até que o problema seja resolvido:
  1. Se o LED verde de atividade da unidade não piscar quando a unidade estiver em uso, execute os testes de diagnóstico para as unidades de disco rígido. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, a interface do LXPM é exibida por padrão. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na documentação LXPM compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.) É possível executar diagnósticos de unidade nessa interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > Teste de unidade de disco

  2. Se a unidade passar no teste, substitua o painel traseiro.

  3. Se a unidade falhar no teste, substitua a unidade.

O LED amarelo de status da unidade não representa o estado real da unidade associada

Execute as seguintes etapas até que o problema seja resolvido:
  1. Desligue o servidor.

  2. Reposicione o adaptador SAS/SATA.

  3. Reposicione o cabo de alimentação do painel traseiro e o cabo de sinal do painel traseiro.

  4. Reconecte a unidade.

  5. Ligue o servidor e observe a atividade dos LEDs da unidade.

A unidade NVMe U.3 pode ser detectada na conexão NVMe, mas não pode ser detectada no modo triplo

No modo triplo, as unidades NVMe são conectadas via um link PCIe x1 ao controlador. Para dar suporte ao modo triplo com unidades NVMe U.3, o modo U.3 x1 deve ser habilitado para os slots de unidade selecionados no painel traseiro por meio da GUI da Web do XCC. Por padrão, a configuração do painel traseiro é modo U.2 x4.

Execute as seguintes etapas para ativar o modo U.3 x1:
  1. Faça login na GUI da Web do XCC e escolha Armazenamento > Detalhe na árvore de navegação à esquerda.

  2. Na janela que é exibida, clique no ícone ao lado de Backplane.

  3. Na caixa de diálogo que é exibida, selecione os slots da unidade de destino em clique em Aplicar.

  4. Realize um ciclo de ativação CC para que a configuração tenha efeito.