Pular para o conteúdo principal

Instalar um processador e um dissipador de calor

Essa tarefa tem instruções para instalar um conjunto de processador e dissipador de calor, conhecido como módulo de processador e dissipador de calor (PHM), um processador e dissipador de calor. Todas essas tarefas requerem um driver Torx T30.

Atenção
  • Intel Xeon SP Gen 2 é suportado na placa-mãe com o número de peça 01PE847. Se você usar a placa-mãe com o número de peça 01GV275, 01PE247 ou 01PE934, atualize o firmware do sistema para o nível mais recente antes de instalar o Intel Xeon SP Gen 2. Caso contrário, o sistema não poderá ser ligado.

  • Cada soquete do processador deve sempre conter uma tampa ou um PHM. Ao remover ou instalar um PHM, proteja os soquetes do processador vazios com uma capa.

  • Não toque no soquete do processador nem nos contatos. Os contatos do soquete do processador são muito frágeis e podem ser danificados com facilidade. Contaminadores nos contatos do processador, como óleo da sua pele, podem causar falhas de conexão.

  • Remova e instale apenas um PHM por vez. Se a placa-mãe oferecer suporte a diversos processadores, instale os PHMs começando com o primeiro soquete do processador.

  • Não permita que a graxa térmica no processador e no dissipador de calor entre em contato com qualquer coisa. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica, tornando-a ineficaz. A graxa térmica pode danificar componentes, como os conectores elétricos no soquete do processador. Não remova a tampa de graxa do dissipador de calor até que seja instruído a fazê-lo.

  • Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse 2 anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique a nova graxa para obter o desempenho térmico ideal.

Nota
  • Os PHMs são chaveados para o soquete onde podem ser instalados e para a orientação no soquete.

  • Consulte Site do Lenovo ServerProven para obter uma lista dos processadores com suporte para o seu servidor. Todos os processadores na placa-mãe devem ter a mesma velocidade, número de núcleos e frequência.

  • Antes de instalar um novo PHM ou processador de substituição, atualize o firmware do sistema para o nível mais recente. Consulte Atualizar o firmware.

  • A instalação de um PHM adicional poderá alterar os requisitos de memória do sistema. Consulte Regras de instalação de módulos de memória para obter uma lista de relações entre microprocessador e memória.

  • Dispositivos opcionais disponíveis para o sistema podem ter requisitos específicos de processador. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo opcional para obter informações.

  • O PHM do seu sistema pode ser diferente do PHM exibido nas ilustrações.

  • Os processadores Intel Xeon 6137, 6242R, 6246R, 6248R, 6250, 6256 ou 6258R podem ser usados somente quando os seguintes requisitos são atendidos:

    • O chassi do servidor é o chassi de 24 compartimentos de 2,5 polegadas.

    • A temperatura de operação é igual ou inferior a 30 °C.

    • Até oito unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 8 – 15.

  • Os processadores Intel Xeon 6144, 6146, 8160T, 6126T, 6244 e 6240Y ou processadores com TDP igual a 200 watts ou 205 watts (exceto o 6137, 6242R, 6246R, 6248R, 6250, 6256 ou 6258R) podem ser usados apenas quando os seguintes requisitos são atendidos:

    • O chassi do servidor é o chassi de 24 compartimentos de 2,5 polegadas.

    • Até oito unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 8 – 15 se a temperatura de operação for igual ou inferior a 35 °C, ou até 16 unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 0 – 15 se a temperatura de operação for igual ou inferior a 30 °C.

Antes de instalar uma PHM:
Nota
O dissipador de calor, o processador e o retentor do processador do sistema podem ser diferentes dos mostrados nas ilustrações.
  1. Remova o PHM existente se houver um instalado. Consulte Remover um processador e um dissipador de calor.

  2. Se estiver substituindo um dissipador de calor, substitua o retentor de processador. Os retentores de processador não devem ser reutilizados.

    Nota
    Processadores de substituição acompanham retentores de processador retangulares e quadrados. Um retentor retangular vem conectado ao processador. O retentor quadrado pode ser descartado.
    1. Remova o retentor do processador antigo.

      Figura 1. Removendo um retentor de processador
      Processor retainer removal
      Nota
      Quando o processador estiver fora do retentor, segure-o pelas bordas longas para não tocar nos contatos nem na graxa térmica, se estiver aplicada.

      Com o lado dos contatos voltado para cima, dobre as pontas do retentor para baixo e para fora do processador para soltar as presilhas de retenção; em seguida, remova o processador do retentor. Descarte o retentor antigo.

    2. Instalar um novo retentor do processador.

      Figura 2. Instalando um retentor de processador
      Processor retainer installation
      1. Posicione o processador no novo retentor para que as marcas triangulares se alinhem; em seguida, insira a extremidade não marcada do processador no retentor.

      2. Segurando a ponta inserida do processador no lugar, dobre a ponta oposta do retentor para baixo e para fora do processador até que você possa pressionar o processador abaixo da presilha do retentor.

        Para evitar que o processador caia do retentor depois de inserido, mantenha o lado dos contatos do processador para cima e segure o conjunto do retentor do processador pelas laterais do retentor.

      3. Se houver qualquer graxa térmica antiga no processador, limpe cuidadosamente a parte superior do processador usando um pano de limpeza com álcool.

        Nota
        Se você estiver aplicando nova graxa térmica na parte superior do processador, certifique-se de fazer isso depois que o álcool tenha evaporado totalmente.
  3. Se estiver substituindo um processador:

    1. Remova o rótulo de identificação do processador do dissipador de calor e substitua-o pelo novo rótulo fornecido com o processador de substituição.

    2. Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse 2 anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique a nova graxa para obter o desempenho térmico ideal.

    3. Aplique uma nova graxa térmica (1/2 seringa, 0,65 g) na parte superior do novo processador. Se você limpou a parte superior do processador com álcool e um pano de limpeza, certifique-se de aplicar a nova graxa térmica depois que o álcool tiver evaporado totalmente.

      Figura 3. Aplicação de graxa térmica
      Applying thermal grease

  4. Se estiver substituindo um dissipador de calor, remova a etiqueta de identificação do processador do dissipador de calor antigo e coloque-a no novo dissipador de calor, no mesmo local. A etiqueta está na lateral do dissipador de calor, mais perto da marca de alinhamento triangular.

    Se não conseguir remover a etiqueta e colocá-la no novo dissipador de calor, ou se a etiqueta for danificada durante a transferência, escreva o número de série do processador da etiqueta de identificação do processador no novo dissipador de calor, no mesmo local em que ela seria colocada, usando um marcador permanente.

  5. Monte o processador e o dissipador de calor, se esses componentes estiverem separados.

    Nota
    • Se estiver substituindo um processador, instale o dissipador de calor no processador e no retentor enquanto estes estiverem na bandeja de remessa.

    • Se estiver substituindo um dissipador de calor, remova o dissipador de calor da bandeja de remessa e posicione o processador e o retentor na metade oposta da bandeja de remessa do dissipador de calor com a lateral de contatos do processador voltada para baixo. Para evitar que o processador caia do retentor depois de inserido, segure o conjunto do retentor do processador pelas laterais com o lado de contatos do processador voltado para cima até virá-lo para encaixar na bandeja de remessa.

    Figura 4. Montando um PHM na bandeja de remessa
    Heat sink and processor assembly

    1. Alinhe as marcas triangulares no retentor de processador e do dissipador de calor ou alinhe a marca triangular nesse retentor com o canto entalhado do dissipador de calor.

    2. Insira as presilhas do retentor de processador nos furos do dissipador de calor.

    3. Pressione o retentor no local até que as presilhas nos quatro cantos sejam encaixadas.

Para instalar um módulo PHM, conclua as seguintes etapas:

Observe o procedimento

Um vídeo desse procedimento está disponível no YouTube.

  1. Remova a tampa do soquete do processador, se estiver instalada no soquete do processador, colocando os dedos nos meios-círculos em cada extremidade da tampa e erguendo-a da placa-mãe.
  2. Instale o módulo de processador e dissipador de calor na placa-mãe.
    Figura 5. Instalando um PHM
    PHM installation

    1. Alinhe os pinos guia e as marcas triangulares no soquete de processador com o PHM; em seguida, insira o PHM no soquete do processador.
      Atenção
      Para evitar danos aos componentes, certifique-se de seguir a sequência de aperto indicada.
    2. Aperte totalmente os prendedores prisioneiros Torx T30 na sequência de instalação mostrada no rótulo do dissipador de calor. Aperte os parafusos até que eles parem; inspecione visualmente para garantir que não haja folga entre o ombro de parafuso abaixo do dissipador de calor e o soquete do microprocessador. Para referência, o torque necessário para que as porcas fiquem totalmente presas é 1,4 a 1,6 Newton-metros, 12 a 14 libras-polegadas.
Depois de instalar o PHM:
  1. Conclua a substituição de peças. Consulte Concluir a substituição de peças.