Instalar um processador e um dissipador de calor
Essa tarefa tem instruções para instalar um conjunto de processador e dissipador de calor, conhecido como módulo de processador e dissipador de calor (PHM), um processador e dissipador de calor. Todas essas tarefas requerem um driver Torx T30.
Intel Xeon SP Gen 2 é suportado na placa-mãe com o número de peça 01PE847. Se você usar a placa-mãe com o número de peça 01GV275, 01PE247 ou 01PE934, atualize o firmware do sistema para o nível mais recente antes de instalar o Intel Xeon SP Gen 2. Caso contrário, o sistema não poderá ser ligado.
Cada soquete do processador deve sempre conter uma tampa ou um PHM. Ao remover ou instalar um PHM, proteja os soquetes do processador vazios com uma capa.
Não toque no soquete do processador nem nos contatos. Os contatos do soquete do processador são muito frágeis e podem ser danificados com facilidade. Contaminadores nos contatos do processador, como óleo da sua pele, podem causar falhas de conexão.
Remova e instale apenas um PHM por vez. Se a placa-mãe oferecer suporte a diversos processadores, instale os PHMs começando com o primeiro soquete do processador.
Não permita que a graxa térmica no processador e no dissipador de calor entre em contato com qualquer coisa. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica, tornando-a ineficaz. A graxa térmica pode danificar componentes, como os conectores elétricos no soquete do processador. Não remova a tampa de graxa do dissipador de calor até que seja instruído a fazê-lo.
Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse 2 anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique a nova graxa para obter o desempenho térmico ideal.
Os PHMs são chaveados para o soquete onde podem ser instalados e para a orientação no soquete.
Consulte Site do Lenovo ServerProven para obter uma lista dos processadores com suporte para o seu servidor. Todos os processadores na placa-mãe devem ter a mesma velocidade, número de núcleos e frequência.
Antes de instalar um novo PHM ou processador de substituição, atualize o firmware do sistema para o nível mais recente. Consulte Atualizar o firmware.
A instalação de um PHM adicional poderá alterar os requisitos de memória do sistema. Consulte Regras de instalação de módulos de memória para obter uma lista de relações entre microprocessador e memória.
Dispositivos opcionais disponíveis para o sistema podem ter requisitos específicos de processador. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo opcional para obter informações.
O PHM do seu sistema pode ser diferente do PHM exibido nas ilustrações.
Os processadores Intel Xeon 6137, 6242R, 6246R, 6248R, 6250, 6256 ou 6258R podem ser usados somente quando os seguintes requisitos são atendidos:
O chassi do servidor é o chassi de 24 compartimentos de 2,5 polegadas.
A temperatura de operação é igual ou inferior a 30 °C.
Até oito unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 8 – 15.
Os processadores Intel Xeon 6144, 6146, 8160T, 6126T, 6244 e 6240Y ou processadores com TDP igual a 200 watts ou 205 watts (exceto o 6137, 6242R, 6246R, 6248R, 6250, 6256 ou 6258R) podem ser usados apenas quando os seguintes requisitos são atendidos:
O chassi do servidor é o chassi de 24 compartimentos de 2,5 polegadas.
Até oito unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 8 – 15 se a temperatura de operação for igual ou inferior a 35 °C, ou até 16 unidades estão instaladas nos compartimentos de unidade 0 – 15 se a temperatura de operação for igual ou inferior a 30 °C.
Remova o PHM existente se houver um instalado. Consulte Remover um processador e um dissipador de calor.
Se estiver substituindo um dissipador de calor, substitua o retentor de processador. Os retentores de processador não devem ser reutilizados.
NotaProcessadores de substituição acompanham retentores de processador retangulares e quadrados. Um retentor retangular vem conectado ao processador. O retentor quadrado pode ser descartado.Remova o retentor do processador antigo.
Figura 1. Removendo um retentor de processadorNotaQuando o processador estiver fora do retentor, segure-o pelas bordas longas para não tocar nos contatos nem na graxa térmica, se estiver aplicada.Com o lado dos contatos voltado para cima, dobre as pontas do retentor para baixo e para fora do processador para soltar as presilhas de retenção; em seguida, remova o processador do retentor. Descarte o retentor antigo.
Instalar um novo retentor do processador.
Figura 2. Instalando um retentor de processadorPosicione o processador no novo retentor para que as marcas triangulares se alinhem; em seguida, insira a extremidade não marcada do processador no retentor.
Segurando a ponta inserida do processador no lugar, dobre a ponta oposta do retentor para baixo e para fora do processador até que você possa pressionar o processador abaixo da presilha do retentor.
Para evitar que o processador caia do retentor depois de inserido, mantenha o lado dos contatos do processador para cima e segure o conjunto do retentor do processador pelas laterais do retentor.
Se houver qualquer graxa térmica antiga no processador, limpe cuidadosamente a parte superior do processador usando um pano de limpeza com álcool.
NotaSe você estiver aplicando nova graxa térmica na parte superior do processador, certifique-se de fazer isso depois que o álcool tenha evaporado totalmente.
Se estiver substituindo um processador:
Remova o rótulo de identificação do processador do dissipador de calor e substitua-o pelo novo rótulo fornecido com o processador de substituição.
Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse 2 anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique a nova graxa para obter o desempenho térmico ideal.
Aplique uma nova graxa térmica (1/2 seringa, 0,65 g) na parte superior do novo processador. Se você limpou a parte superior do processador com álcool e um pano de limpeza, certifique-se de aplicar a nova graxa térmica depois que o álcool tiver evaporado totalmente.
Figura 3. Aplicação de graxa térmica
Se estiver substituindo um dissipador de calor, remova a etiqueta de identificação do processador do dissipador de calor antigo e coloque-a no novo dissipador de calor, no mesmo local. A etiqueta está na lateral do dissipador de calor, mais perto da marca de alinhamento triangular.
Se não conseguir remover a etiqueta e colocá-la no novo dissipador de calor, ou se a etiqueta for danificada durante a transferência, escreva o número de série do processador da etiqueta de identificação do processador no novo dissipador de calor, no mesmo local em que ela seria colocada, usando um marcador permanente.
Monte o processador e o dissipador de calor, se esses componentes estiverem separados.
NotaSe estiver substituindo um processador, instale o dissipador de calor no processador e no retentor enquanto estes estiverem na bandeja de remessa.
Se estiver substituindo um dissipador de calor, remova o dissipador de calor da bandeja de remessa e posicione o processador e o retentor na metade oposta da bandeja de remessa do dissipador de calor com a lateral de contatos do processador voltada para baixo. Para evitar que o processador caia do retentor depois de inserido, segure o conjunto do retentor do processador pelas laterais com o lado de contatos do processador voltado para cima até virá-lo para encaixar na bandeja de remessa.
Figura 4. Montando um PHM na bandeja de remessaAlinhe as marcas triangulares no retentor de processador e do dissipador de calor ou alinhe a marca triangular nesse retentor com o canto entalhado do dissipador de calor.
Insira as presilhas do retentor de processador nos furos do dissipador de calor.
Pressione o retentor no local até que as presilhas nos quatro cantos sejam encaixadas.
Para instalar um módulo PHM, conclua as seguintes etapas:
Observe o procedimento
Um vídeo desse procedimento está disponível no YouTube.
Conclua a substituição de peças. Consulte Concluir a substituição de peças.