Usando senhas
Senhas podem ser configuradas para evitar acesso não autorizado ao servidor.
Embora as senhas melhorem a segurança de dados, elas não são necessárias. Se você decidir configurar senhas, leia os tópicos a seguir.
Para iniciar o programa Setup Utility, conclua as seguintes etapas:Tipos de senha
Os seguintes tipos de senhas estão disponíveis no programa Setup Utility:
Senha de inicialização
Quando uma senha de inicialização for configurada, você precisará digitar uma senha válida sempre que o servidor for ligado. O servidor não poderá ser usado até que a senha válida seja inserida.
Senha do administrador
Configurar uma senha de administrador impede que usuários não autorizados alterem as definições de configuração. Se você é responsável pela manutenção das definições de configuração de vários servidores, você talvez deseje configurar uma senha de administrador.
Quando uma senha de administrador é configurada, você será solicitado a digitar uma senha válida sempre que tentar acessar o programa Setup Utility. O programa Setup Utility não poderá ser acessado até que uma senha válida seja inserida.
Se a senha de inicialização e a senha de administrador forem configuradas, você poderá inserir qualquer uma delas. No entanto, você deverá usar a senha de administrador para alterar as definições de configuração.
Senha de disco rígido
Configurar uma senha de disco rígido impede o acesso não autorizado aos dados na unidade de armazenamento interna (como uma unidade de disco rígido). Quando uma senha de disco rígido é configurada, você será solicitado a digitar uma senha válida sempre que tentar acessar a unidade de armazenamento.
Mesmo se a unidade de armazenamento for removida de um servidor e instalada em outro, a senha de disco rígido ainda será válida.
Se a senha de disco rígido for esquecida, não há como redefinir a senha ou recuperar os dados da unidade de armazenamento.
Considerações de senha
Uma senha pode ser qualquer combinação de até 64 caracteres alfabéticos e numéricos. Por motivos de segurança, é recomendável usar uma senha forte que não possa ser facilmente comprometida.
Para definir uma senha forte, visualize as seguintes diretrizes:
Ter no mínimo oito caracteres
Conter no mínimo um caractere alfabético e um caractere numérico
Não ser o seu nome ou o nome do usuário
Não ser uma palavra ou nome comum
Ser significativamente diferente das suas senhas anteriores
Configurar, alterar ou excluir uma senha
Apagando senhas perdidas ou esquecidas (limpando CMOS)
- Remova qualquer mídia das unidades e desligue todos os dispositivos conectados e o servidor. Em seguida, desconecte todos os cabos de alimentação de tomadas elétricas e desconecte todos os cabos que estiverem conectados ao servidor.
- Remova a tampa do servidor (consulte Remover a tampa do servidor).
- Localize o jumper de limpeza CMOS na placa-mãe (consulte Jumpers da placa-mãe).
- Mova o jumper da posição padrão (pinos 1 e 2) para a posição de manutenção (pinos 2 e 3).
- Reinstale a tampa do servidor e conecte o cabo de alimentação (consulte Instalar a tampa do servidor).
- Ligue o servidor e deixe-o ligado por aproximadamente dez segundos; em seguida, segure o botão liga/desliga por aproximadamente cinco segundos para desligá-lo.
- Repita a etapa 2
- Mova o jumper de limpeza CMOS/recuperação para a posição padrão (pino 1 e pino 2).
- Reinstale a tampa do servidor e conecte o cabo de alimentação.
- Para salvar as configurações e sair do programa Setup Utility program, pressione F10; em seguida selecione Sim na janela exibida e pressione Enter.