Considerações para a alteração do protocolo de host
As considerações para a alteração do protocolo de host dependem dos protocolos iniciais e finais das portas do host da placa de base e das portas da HIC.
Se usar um recurso de Espelhamento ou o recurso Garantia de dados (DA), é necessário entender o que acontece com esses recursos ao alterar o protocolo de porta do host.
Conversão de FC para iSCSI
- Se a configuração contiver hosts de inicialização de SAN conectados às portas FC da placa de base, certifique-se de que a configuração seja compatível com iSCSI. Caso contrário, você não poderá converter o protocolo de host para iSCSI.
- O recurso DA não tem suporte para iSCSI.
- Se estiver usando atualmente o DA e desejar converter as portas de host FC para iSCSI, é necessário desativar o DA em todos os volumes.
- Se não desativar o DA antes de converter para iSCSI, a matriz de armazenamento estará fora de conformidade após a conversão.
- O recurso Espelhamento síncrono não tem suporte para iSCSI.
- Se estiver usando atualmente relações de Espelhamento síncrono e desejar converter as portas de host FC para iSCSI, é necessário desativar o Espelhamento síncrono.
- Consulte a ajuda online do ThinkSystem System Manager para remover todas os pares espelhados síncronos, que removem relações de espelhamento na matriz de armazenamento local e na matriz de armazenamento remoto. Além disso, siga as instruções na ajuda online para desativar o Espelhamento síncrono.AtençãoSe não desativar as relações de Espelhamento síncrono antes de converter para iSCSI, o sistema perderá acesso aos dados e pode ocorrer perda de dados.
- Espelhamento assíncrono requer a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto para usar o mesmo protocolo.
- Se estiver usando atualmente o Espelhamento assíncrono e desejar converter todas as portas de host de FC para iSCSI, é necessário desativar o Espelhamento assíncrono antes de aplicar o pacote de recursos.
- Consulte a ajuda online do ThinkSystem System Manager para excluir todos os grupos de consistência de espelhamento e para remover todos os pares espelhados das matrizes de armazenamento locais e remotas. Além disso, siga as instruções na ajuda online para desativar o Espelhamento assíncrono.
Conversão de iSCSI para FC
- Espelhamento assíncrono requer a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto para usar o mesmo protocolo. Se estiver atualmente usando Espelhamento assíncrono com as portas da placa de base, é necessário desativar o Espelhamento assíncrono antes de alterar o protocolo.
- Consulte a ajuda online do ThinkSystem System Manager para excluir todos os grupos de consistência de espelhamento e para remover todos os pares espelhados das matrizes de armazenamento locais e remotas. Além disso, siga as instruções na ajuda online para desativar o Espelhamento assíncrono.
Conversão de FC para FC/iSCSI
- Se uma matriz de armazenamento usada para espelhamento possuir atualmente apenas portas FC e você desejar converter algumas delas para iSCSI, é necessário determinar quais portas serão usadas para espelhamento.
- Não é necessário converter as portas na matriz de armazenamento local e remota para o mesmo protocolo desde que as duas matrizes de armazenamento tenham no mínimo uma porta FC ativa após a conversão.
- Se pretende converter as portas que estão sendo usadas para relações espelhadas, é necessário desativar as relações de espelhamento síncrono ou assíncrono antes de aplicar o pacote de recursos.
O Espelhamento síncrono não tem suporte para iSCSI.
- Se pretende converter as portas que não estão sendo usadas para espelhamento, operações de espelhamento assíncrono não serão afetadas.
- Antes de aplicar o pacote de recursos, você deve confirmar se todos os grupos de consistência de espelhamento estão sincronizados. Depois de aplicar o pacote de recursos, você deve testar a comunicação entre a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto.
- O recurso Garantia de dados (DA) não tem suporte para iSCSI.
Para garantir que o acesso aos dados permaneça contínuo, talvez seja necessário remapear ou remover os volumes de DA de clusters de host antes de aplicar o pacote de recursos.
Se você tiver... Você deverá... Volumes de DA no cluster padrão
Remapear todos os volumes de DA no cluster padrão.- Se não desejar compartilhar volumes de DA entre os hosts, siga estas etapas:
- Crie uma partição de host para cada conjunto de portas de host FC (a menos que isso já tenha sido feito).
- Remapeie os volumes de DA para as portas do host adequadas.
- Se desejar compartilhar volumes de DA entre os hosts, siga estas etapas:
- Crie uma partição de host para cada conjunto de portas de host FC (a menos que isso já tenha sido feito).
- Crie um cluster de host que inclua as portas do host adequadas.
- Remapeie os volumes de DA para o novo cluster de host.NotaEssa abordagem elimina o acesso ao volume para volumes que permaneçam no cluster padrão.
Volumes de DA de um cluster de host que contenham hosts somente FC e desejar adicionar hosts somente iSCSI
Remover os volumes DA pertencentes ao cluster, usando uma destas opções.
NotaOs volumes de DA não podem ser compartilhados neste cenário.- Se não desejar compartilhar volumes de DA entre os hosts, mapeie todos os volumes de DA para hosts FC individuais no cluster.
- Separe os hosts somente iSCSI em seus próprios cluster de host e mantenha o cluster de host FC como está (com volumes de DA compartilhados).
- Adicione um HBA FC aos hosts somente iSCSI para permitir o compartilhamento dos volumes de DA e de não DA.
Volumes de DA em um cluster de host que contenham hosts somente FC ou volumes de DA que sejam mapeados para uma partição de host FC individual
Nenhuma ação é necessária antes de aplicar o pacote de recursos. Os volumes de DA permanecerão mapeados para seus respectivos hosts FC.
Nenhuma partição definida
Nenhuma ação é necessária antes de aplicar o pacote de recursos, porque não há volumes atualmente mapeados. Após converter o protocolo de host, siga o procedimento adequado para criar partições de host e, se desejar, clusters de host.
- Se não desejar compartilhar volumes de DA entre os hosts, siga estas etapas:
Conversão de iSCSI para FC/iSCSI
- Se pretende converter uma porta que está sendo usada para espelhamento, é necessário mover as relações de espelhamento para uma porta que permanecerá iSCSI após a conversão.
Caso contrário, o vinculo de comunicação pode ser retirado após a conversão por causa de uma incompatibilidade de protocolo entre a nova porta FC na matriz local e a porta iSCSI existente na matriz remota.
- Se pretende converter as portas que não estão sendo usadas para espelhamento, operações de espelhamento assíncrono não serão afetadas.
Antes de aplicar o pacote de recursos, você deve confirmar se todos os grupos de consistência de espelhamento estão sincronizados. Depois de aplicar o pacote de recursos, você deve testar a comunicação entre a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto.
Conversão de FC/iSCSI para FC
- Ao converter todas as portas do host para FC, lembre-se que o espelhamento assíncrono na FC deve ocorrer na porta FC de maior numeração.
- Se pretende converter as portas que estão sendo usadas para relações espelhadas, é necessário desativar essas relações antes de aplicar o pacote de recursos.AtençãoPossível perda de dados – se você não excluir as relações de espelhamento assíncrono que ocorreram no iSCSI antes de converter as portas para FC, os controladores podem ser bloqueados e você poderá perder dados.
- Se a matriz de armazenamento atual tem portas da placa de base iSCSI e portas da HIC FC, operações de espelhamento assíncrono serão afetadas.
Antes e depois da conversão, o espelhamento ocorrerá na porta FC de maior numeração, a qual permanecerá a porta da HIC indicada 2 na figura. Antes de aplicar o pacote de recursos, você deve confirmar se todos os grupos de consistência de espelhamento estão sincronizados. Depois de aplicar o pacote de recursos, você deve testar a comunicação entre a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto.
- Se a matriz de armazenamento atual tiver portas FC da placa de base e portas da HIC iSCSI, você deverá excluir as relações de espelhamento que ocorrerem na FC antes de aplicar o pacote de recursos.
Ao aplicar o pacote de recursos, o suporte de espelhamento será movido da porta do host da placa de base com maior numeração (indicada 1 na figura) para a porta da HIC com a maior numeração (indicada 2 na figura).
Antes da conversão Depois da conversão Etapas necessárias Portas da placa de base portas da HIC Portas usadas para espelhamento Portas da placa de base portas da HIC Portas usadas para espelhamento iSCSI FC FC FC Sincronize os grupos de consistência de espelhamento antes e teste as comunicações depois
FC iSCSI FC FC Exclua as relações de espelhamento antes e restabeleça o espelhamento depois
Conversão de FC/iSCSI para iSCSI
- O Espelhamento síncrono não tem suporte para iSCSI.
- Se pretende converter as portas que estão sendo usadas para relações espelhadas, é necessário desativar essas relações de espelhamento antes de aplicar o pacote de recursos.AtençãoPossível perda de dados – se você não excluir as relações de espelhamento que ocorreram no FC antes de converter as portas para iSCSI, os controladores podem ser bloqueados e você poderá perder dados.
- Se não pretende converter as portas que estão sendo usadas para espelhamento, operações de espelhamento não serão afetadas.
- Antes de aplicar o pacote de recursos, você deve confirmar se todos os grupos de consistência de espelhamento estão sincronizados.
- Depois de aplicar o pacote de recursos, você deve testar a comunicação entre a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto.
Convertendo de FC ou iSCSI para NVMe-oF
O Espelhamento assíncrono ou síncrono não tem suporte para NVMe-RoCE.
As portas do host da placa de base estão desativadas com a HIC NVMe-RoCE de 100 Gb instalada ou a HIC FC de 32 Gb no modo NVMe-FC.
O mesmo protocolo de host e operações de espelhamento
Operações de espelhamento não serão afetadas se as portas de host que estão sendo usadas para o espelhamento manterem o mesmo protocolo depois da aplicação do pacote de recursos.
Ainda assim, antes de aplicar o pacote de recursos, você deve confirmar se todos os grupos de consistência de espelhamento estão sincronizados.
Depois de aplicar o pacote de recursos, você deve testar a comunicação entre a matriz de armazenamento local e a matriz de armazenamento remoto. Consulte a ajuda online do ThinkSystem System Manager se tiver dúvida sobre como fazer isso.