Usando o integrated management module
O integrated management module (IMM) é a segunda geração das funções que anteriormente eram fornecidas pelo hardware do Baseboard Management Controller. Ele combina as funções do processador de serviço, controlador de vídeo e a função de presença remota em um único chip.
O IMM aceita os seguintes recursos básicos do gerenciamento de sistemas:
- Active Energy Manager.
- Alertas (alerta em banda e fora da banda, traps PET – estilo IPMI, SNMP, email).
- Recuperação de Falha de Inicialização Automática (ABR).
- O microprocessador automático é desativado na falha e reiniciado em uma configuração de dois microprocessadores quando um microprocessador sinaliza um erro interno. Quando um dos microprocessadores falhar, o servidor desativará o microprocessador com falha e reiniciará com o outro microprocessador.
- Reinicialização Automática do Servidor (ASR) quando o POST não estiver concluído ou o sistema operacional parar de responder e o cronômetro de segurança do sistema operacional atingir o tempo limite. O IMM pode ser configurado para observar o cronômetro de segurança do sistema operacional e reinicializar o sistema após um tempo limite, se o recurso ASR estiver habilitado. Caso contrário, o IMM permite que o administrador gere uma interrupção não mascarável (NMI) pressionando o botão de NMI para um dump de memória do sistema operacional. O ASR é aceito por IPMI.
- Uma chave de mídia virtual, que ativa o suporte de presença remota (vídeo remoto, teclado/mouse remotos e armazenamento remoto).
- Manipulação de sequência de inicialização.
- Interface da linha de comando.
- Salvamento e restauração da configuração.
- Assistência de erro do DIMM. A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) desativa um DIMM com falha detectado durante o POST e o IMM acende o LED de erro do sistema associado e o LED de erro do DIMM com falha.
- Monitor ambiental com controle de velocidade de ventilador para temperatura, voltagens, falha de ventilador, falha de fonte de alimentação e painel traseiro de alimentação falha.
- Suporte ao Intelligent Platform Management Interface (IPMI) Specification V2.0 e ao Intelligent Platform Management Bus (IPMB).
- LED de suporte de configuração do sistema inválida (CONFIG).
- Atualização flash do código de firmware local.
- Detecção e relatório de interrupção não mascarável (NMI).
- Captura de tela azul de falha do sistema operacional.
- Dados de configuração PCI.
- Controle de energia/redefinição (ativação, encerramento por hardware e software, redefinição por hardware e software, planejar controle de energia).
- Consultar fonte de alimentação de energia de entrada.
- Atualizações flash de firmware IMM baseado em ROM.
- Serial over LAN (SOL).
- Redirecionamento de porta serial sobre telnet ou ssh.
- Manipulação de SMI
- Log de eventos do sistema (SEL) – log de eventos legível do usuário.
O IMM2.1 também oferece os seguintes recursos de gerenciamento de servidor remoto através do ipmitool, um programa utilitário de gerenciamento:
Interface de linha de comando (Shell IPMI)
A interface de linha de comando fornece acesso direto às funções de gerenciamento do servidor por meio do protocolo IPMI 2.0. Use a interface de linha de comando para emitir comandos para controlar a energia do servidor, visualizar informações do sistema e identificar o servidor. Também é possível salvar um ou mais comandos como um arquivo de texto e executar o arquivo como um script.
Serial over LAN
Estabeleça uma conexão Serial over LAN (SOL) para gerenciar servidores de um local remoto. É possível visualizar e alterar remotamente as configurações de UEFI, reiniciar o servidor, identificar o servidor e executar outras funções de gerenciamento. Qualquer aplicativo cliente Telnet padrão pode acessar a conexão SOL.
Para obter informações adicionais sobre o IMM, consulte o Integrated Management Module II User's Guide em o Guia do Usuário do Integrated Management Module II.