Pular para o conteúdo principal

Exibindo e configurando unidades virtuais

Use as informações neste tópico para exibir e configurar as unidades virtuais.

Quando você selecionar Configurar RAID em Configuração do servidor, a guia Configuração da matriz será escolhida e os discos virtuais existentes serão exibidos por padrão. As unidades lógicas são classificadas por matrizes de discos e controladores. São exibidas informações detalhadas sobre o disco virtual, como o tamanho da faixa e informações inicializáveis.

Para definir as configurações RAID, clique em Habilitar modo de edição.

No modo de edição, é possível clicar no menu de ação do controlador, visualizar os discos virtuais RAID existentes e criar novos discos virtuais RAID.

No menu Ações do controlador, você pode executar as seguintes ações:

Limpar configuração de RAID
Limpar todas as configurações e dados do controlador selecionado.
Importar unidades estrangeiras
Importar as unidades estranhas que foram detectadas. Uma unidade estranha é uma unidade que foi movida de uma configuração do RAID diferente para o controlador RAID existente
Nota
Você será notificado se nenhuma unidade estranha for detectada.
Gerenciar configuração externa
Importar as unidades estranhas que foram detectadas. Uma unidade estranha é uma unidade que foi movida de uma configuração do RAID diferente para o controlador RAID existente
Nota
Você será notificado se nenhuma unidade estranha for detectada.
Informações dos discos virtuais RAID existentes para um controlador específico são exibidas como as respectivas "placas de disco virtual". Cada placa exibe informações como nome do disco virtual, status, capacidade e ações. O ícone de lápis permite editar informações, o ícone de lixeira permite excluir as "placas de disco virtual".
Nota
A capacidade e o nível RAID não podem ser alterados.

Se você clicar no nome do disco virtual, aparecerá uma janela de propriedades de disco virtual.

Criando um novo disco virtual RAID

Para criar um novo disco virtual RAID, siga as etapas mostradas abaixo:
Nota
Se não há capacidade de armazenamento disponível, não é possível criar um novo disco virtual.
  1. Selecione unidades ou uma matriz de disco que tenha capacidade de armazenamento livre
    1. Para criar um disco virtual em uma nova matriz de disco, é necessário especificar o nível RAID.
      Nota
      Se não houver unidades suficientes para selecionar e você clicar em Avançar, uma mensagem de erro aparecerá no campo de nível RAID.
    2. Para alguns níveis RAID, o intervalo é necessário. Há também uma quantidade mínima de unidades que precisam estar presentes no intervalo. Para esses tipos de situações, especifique o número da extensão no campo Número da extensão, selecione Membro ou Hot Spare no menu suspenso ao lado das unidades e, em seguida, marque a caixa de seleção ao lado das unidades que serão usadas para criar o disco virtual.
    3. Para criar discos virtuais em uma matriz de disco existente, você precisa selecionar uma matriz de disco que possui capacidade disponível.
  2. Criação de um disco virtual
    1. Por padrão, a criação de um disco virtual usará toda a capacidade de armazenamento. O ícone Adicionar é desabilitado quando toda a capacidade de armazenamento é usada. Você pode clicar no ícone de lápis para alterar a capacidade ou outras propriedades.
    2. Quando você editar o primeiro disco virtual para usar apenas alguma capacidade de armazenamento, o ícone Adicionar será habilitado. Clique no ícone para mostrar a janela Adicionar disco virtual.
    3. Clique no ícone Remover para Remover um disco virtual. Esse ícone não será mostrado se houver apenas um disco virtual. Quando você clicar no ícone Remover, a linha selecionada será excluída imediatamente. Não haverá nenhuma janela de confirmação porque o disco virtual não foi criado ainda.
    4. Clique em Iniciar criação para iniciar o processo.
Nota

Quando o controlador não for suportado, uma mensagem aparecerá.