Pular para o conteúdo principal

Cabeamento de prateleiras de discos com os módulos IOM12 para a instalação de um novo sistema

Faça o cabeamento das conexões de SAS da prateleira de discos, de prateleira para prateleira (conforme aplicável) e de controlador para pilha para estabelecer a conectividade de armazenamento para o sistema.

Antes de iniciar

Você deve atender aos requisitos na seção Requisitos de instalação e cabeamento de prateleiras de discos com os módulos IOM12 para a instalação de um novo sistema e instalar as prateleiras de discos no rack.

Sobre esta tarefa

Depois de cabear as prateleiras de discos, ligue-as, defina os IDs de prateleira e conclua a instalação e a configuração do sistema.
  1. Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira em cada pilha. Se o sistema tiver mais de uma pilha, repita a operação para a segunda pilha. Caso contrário, vá para a próxima etapa.

    Para obter uma explicação detalhada e exemplos de cabeamento de prateleira para prateleira padrão e cabeamento de prateleira para prateleira de largura dupla, consulte a seção Regras de conexão prateleira para prateleira.

    Se...Então...
    Você estiver fazendo o cabeamento de uma configuração de caminho único, de alta disponibilidade de caminho único, caminhos múltiplos ou de alta disponibilidade de caminhos múltiplos

    Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira como conectividade padrão (usando as portas IOM 3 e 1):

    a. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 3 à porta IOM 1 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

    b. Repita a subetapa a para IOM B.

    c. Repita as subetapas a e b para cada pilha.

    Você estiver fazendo o cabeamento de uma configuração de caminho quádruplo ou de alta disponibilidade de caminho quádruplo

    Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira como conectividade de largura dupla:

    Faça o cabeamento da conectividade padrão usando as portas IOM 3 e 1 e, em seguida, a conectividade de largura dupla usando as portas IOM 4 e 2.

    a. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 3 à porta IOM 1 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

    b. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 4 à porta IOM 2 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

    c. Repita as subetapas a e b para IOM B.

    d. Repita as subetapas de a a c para cada pilha.

  2. Identifique os pares de portas SAS do controlador que você pode usar para cabear as conexões controlador para pilha.
    1. Verifique as planilhas de cabeamento de controlador para pilha e as seções de exemplos de cabeamento para ver se existe uma planilha preenchida para a sua configuração.
    2. A próxima etapa depende da existência de uma planilha preenchida para sua configuração:
      Se...Então...
      Houver uma planilha preenchida para sua configuração

      Vá para a próxima etapa.

      Use a planilha preenchida existente.

      Não houver uma planilha preenchida para sua configuração

      Preencha um modelo da planilha de cabeamento de controlador para pilha.

      Modelos de planilha podem ser encontrados no verso deste guia.

  3. Faça o cabeamento das conexões controlador para pilha usando a planilha preenchida.

    Instruções sobre como ler uma planilha para cabear conexões controlador para pilha podem ser localizadas no verso deste guia.

  4. Conecte as fontes de alimentação para cada prateleira de discos:
    1. Conecte os cabos de alimentação primeiro às prateleiras de discos, prendendo-os no lugar com o retentor de cabo de alimentação e, em seguida, conecte os cabos de alimentação às diferentes fontes de alimentação para resiliência.
    2. Ligue as fontes de alimentação para cada prateleira de discos e aguarde as unidades de discos girarem.
  5. Defina os IDs de prateleira e conclua a configuração do sistema:

    Você deve definir os IDs de prateleira para que eles sejam exclusivos na configuração do Par de alta disponibilidade, incluindo a prateleira de discos interna em uma DM3000x, DM5000x, ou DM7000x.

    Se...Então...
    Você estiver definindo manualmente os IDs de prateleira

    a. Acesse o botão de ID da prateleira atrás da tampa de extremidade esquerda.

    b. Altere o ID de prateleira para um ID exclusivo (de 00 a 99).

    c. Desligue e ligue a prateleira de discos para o ID de prateleira ter efeito. Aguarde pelo menos 10 segundos antes de ativar a energia para concluir o ciclo de ativação. O ID de prateleira e o LED âmbar do painel de exibição do operador piscarão até você desligar e ligar a prateleira de discos.

    d. Ligue os controladores e conclua a instalação e a configuração do sistema conforme as Instruções de instalação e configuração que acompanham seu sistema.

    Você estiver atribuindo automaticamente todos os IDs de prateleira na sua configuração de Par de alta disponibilidade
    Nota
    Os IDs de prateleira são atribuídos na sequência de 00 a 99. Se você tiver uma DM3000x, DM5000x, ou DM7000x, a atribuição de ID de prateleira começará com a prateleira de discos interna.

    a. Ligue os controladores.

    b. Quando a inicialização dos controladores começar, pressione Ctrl-C para cancelar o processo AUTOBOOT ao ver a mensagem Starting AUTOBOOT press Ctrl-C to abort.
    Nota
    Se você perder o prompt e os controladores forem inicializados para o ONTAP, pare os dois controladores e, em seguida, inicialize os dois controladores para o menu digitando boot_ontap menu no prompt LOADER.

    c. Inicialize um controlador para o modo de manutenção:boot_ontap menu Você precisa atribuir IDs de prateleira em um controlador.

    d. No menu, selecione a opção 5 para o modo de manutenção.

    e. Atribua IDs de prateleira automaticamente:sasadmin expander_set_shelf_id -a

    f. Saia do modo de manutenção:halt

    g. Ative o sistema inserindo o seguinte comando no prompt LOADER dos dois controladores:boot_ontap Os IDs de prateleira aparecem na janela de exibição digital da prateleira de discos.
    Nota
    Antes de inicializar o sistema, uma prática recomendada é aproveitar a oportunidade para verificar se o cabeamento está correto, se um agregado raiz está presente e executar o diagnóstico de nível do sistema para identificar todos os componentes com falha.

    h. Complete a instalação e a configuração do sistema conforme as Instruções de instalação e configuração que acompanham seu sistema.

  6. Se, como parte da instalação e configuração do sistema, você não habilitou a atribuição de propriedade de automática do disco, atribua manualmente a propriedade do disco; caso contrário, vá para a próxima etapa:
    1. Exiba todos os discos sem proprietários: storage disk show -container-type unassigned
    2. Atribua cada disco: storage disk assign -disk disk_name -owner owner_name \

      Você pode usar o caractere curinga para atribuir mais de um disco de uma vez.

  7. Verifique se o ACP dentro da banda foi habilitado automaticamente. storage shelf acp show
    Na saída, dentro da banda está listado como ativo para cada nó.