Removendo prateleiras de discos a quente com módulos IOM12
Você pode remover uma prateleira de discos a quente com módulos IOM12 – remover sem interrupções uma prateleira de discos de um sistema ligado e fornecendo dados (E/S em andamento) – quando você precisa mover ou substituir a prateleira de disco. Você pode remover uma ou mais prateleiras de discos a quente de qualquer lugar em uma pilha de prateleiras ou remover uma pilha de prateleiras de disco.
Antes de iniciar
Seu sistema deve ser uma configuração de alta disponibilidade de vários caminhos, vários caminhos, alta disponibilidade de caminho quádruplo ou caminho quádruplo.
Para a DM3000x, DM5000x, ou DM7000x, o armazenamento externo deve ser cabeado como alta disponibilidade de vários caminhos ou vários caminhos.NotaPara um sistema de controlador único daDM3000x, DM5000x, ou DM7000x que tenha o armazenamento externo cabeado com conectividade de vários caminhos, o sistema é uma configuração de caminhos mistos porque o armazenamento interno usa conectividade de caminho único. - Configurações de Par de alta disponibilidade não podem estar em um estado de controle.
- Você deve ter removido todos os agregados das unidades de disco – as unidades de disco devem ser sobressalentes – nas prateleiras de discos que você está removendo.AtençãoSe você tentar este procedimento com agregados na prateleira de discos que está removendo, poderá ocorrer uma pane em vários discos do sistema.NotaAntes de remover todos os agregados, identifique as SVMs dos agregados e remova todos os conjuntos de porta, portas, LUNs e volumes alocados às SVMs. Em seguida, remova as SVMs.
É possível usar o comando storage aggregate offline -aggregate aggregate_name .
- Se você estiver removendo uma ou mais prateleiras de discos de uma pilha, calcule a distância para contornar as prateleiras de discos que você está removendo; portanto, se os cabos atuais não forem longos o suficiente, você precisará de cabos mais longos.
Sobre esta tarefa
A prática recomendada é remover a propriedade da unidade de disco depois de remover os agregados das unidades de disco nas prateleiras que você está removendo.
A remoção de informações de propriedade de uma unidade de disco sobressalente permite que a unidade de disco seja integrada corretamente ao outro nó (conforme necessário).
O procedimento de remoção de propriedade de um disco pode ser localizado no Guia de Energia de Discos e Agregados.NotaO procedimento de remoção de propriedade de unidades de disco requer desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco. Reabilite a atribuição automática de propriedade de disco no final desse procedimento.- Para um sistema ONTAP em cluster com mais de dois nós, a prática recomendada é atribuir o Y a um Par de alta disponibilidade diferente daquele que está em manutenção planejada.
Reatribuir o Y reduz o risco de erros imprevistos afetarem todos os nós em um sistema ONTAP em cluster. Informações sobre a função de quorum e Y e o procedimento para reatribuir o Y a outro nó em um cluster podem ser localizados na Referência de administração de sistema.
Encontrar um Guia de Administração do Sistema da versão do ONTAP 9
- Se você estiver removendo a quente uma prateleira de discos de uma pilha (mas mantendo a pilha), reconecte e verifique um caminho de cada vez (caminho A, em seguida, caminho B) para contornar a prateleira de discos que você está removendo para que você sempre mantenha a conectividade de caminho único dos controladores com a pilha.AtençãoSe você não mantiver a conectividade de caminho único dos controladores com a pilha ao refazer o cabeamento da pilha para contornar a prateleira de discos que você está removendo, poderá ocorrer uma pane em vários discos do sistema.