Pular para o conteúdo principal

Removendo prateleiras de discos a quente com módulos IOM12

Você pode remover uma prateleira de discos a quente com módulos IOM12 – remover sem interrupções uma prateleira de discos de um sistema ligado e fornecendo dados (E/S em andamento) – quando você precisa mover ou substituir a prateleira de disco. Você pode remover uma ou mais prateleiras de discos a quente de qualquer lugar em uma pilha de prateleiras ou remover uma pilha de prateleiras de disco.

Antes de iniciar

  • Seu sistema deve ser uma configuração de alta disponibilidade de vários caminhos, vários caminhos, alta disponibilidade de caminho quádruplo ou caminho quádruplo.

    Para a DM3000x, DM5000x, ou DM7000x, o armazenamento externo deve ser cabeado como alta disponibilidade de vários caminhos ou vários caminhos.
    Nota
    Para um sistema de controlador único da DM3000x, DM5000x, ou DM7000x que tenha o armazenamento externo cabeado com conectividade de vários caminhos, o sistema é uma configuração de caminhos mistos porque o armazenamento interno usa conectividade de caminho único.
  • Configurações de Par de alta disponibilidade não podem estar em um estado de controle.
  • Você deve ter removido todos os agregados das unidades de disco – as unidades de disco devem ser sobressalentes – nas prateleiras de discos que você está removendo.
    Atenção
    Se você tentar este procedimento com agregados na prateleira de discos que está removendo, poderá ocorrer uma pane em vários discos do sistema.
    Nota
    Antes de remover todos os agregados, identifique as SVMs dos agregados e remova todos os conjuntos de porta, portas, LUNs e volumes alocados às SVMs. Em seguida, remova as SVMs.

    É possível usar o comando storage aggregate offline -aggregate aggregate_name .

  • Se você estiver removendo uma ou mais prateleiras de discos de uma pilha, calcule a distância para contornar as prateleiras de discos que você está removendo; portanto, se os cabos atuais não forem longos o suficiente, você precisará de cabos mais longos.

Sobre esta tarefa

  • A prática recomendada é remover a propriedade da unidade de disco depois de remover os agregados das unidades de disco nas prateleiras que você está removendo.

    A remoção de informações de propriedade de uma unidade de disco sobressalente permite que a unidade de disco seja integrada corretamente ao outro nó (conforme necessário).

    O procedimento de remoção de propriedade de um disco pode ser localizado no Guia de Energia de Discos e Agregados.
    Nota
    O procedimento de remoção de propriedade de unidades de disco requer desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco. Reabilite a atribuição automática de propriedade de disco no final desse procedimento.

    Guia de alimentação de agregados e discos do ONTAP 9

  • Para um sistema ONTAP em cluster com mais de dois nós, a prática recomendada é atribuir o Y a um Par de alta disponibilidade diferente daquele que está em manutenção planejada.

    Reatribuir o Y reduz o risco de erros imprevistos afetarem todos os nós em um sistema ONTAP em cluster. Informações sobre a função de quorum e Y e o procedimento para reatribuir o Y a outro nó em um cluster podem ser localizados na Referência de administração de sistema.

    Encontrar um Guia de Administração do Sistema da versão do ONTAP 9

  • Se você estiver removendo a quente uma prateleira de discos de uma pilha (mas mantendo a pilha), reconecte e verifique um caminho de cada vez (caminho A, em seguida, caminho B) para contornar a prateleira de discos que você está removendo para que você sempre mantenha a conectividade de caminho único dos controladores com a pilha.
    Atenção
    Se você não mantiver a conectividade de caminho único dos controladores com a pilha ao refazer o cabeamento da pilha para contornar a prateleira de discos que você está removendo, poderá ocorrer uma pane em vários discos do sistema.
  1. Verifique se a configuração do sistema Multi-Path HA, Multi-Path, Quad-path HA ou Quad-path: primeiro acesse o nodesheell executando system node run node name. Quando o nodeshell solicitar, execute sysconfig.
    Você pode executar esse comando do nodeshell de qualquer um dos controladores. Pode levar até um minuto para o sistema concluir a descoberta.
    A configuração é listada no campo System Storage Configuration.
    Nota
    Para sistemas da DM3000x, DM5000x, ou DM7000x com armazenamento externo, a saída é exibida como Mixed-Path HA para um Par de alta disponibilidade ou Mixed-Path para uma configuração de controlador único porque o armazenamento interno é cabeado de forma diferente do armazenamento externo. Para um Par de alta disponibilidade, o armazenamento interno é cabeado como alta disponibilidade de caminho único e o armazenamento externo é cabeado como alta disponibilidade de vários caminhos. Para uma configuração de controlador único, o armazenamento interno é cabeado como alta disponibilidade de caminho único e o armazenamento externo é cabeado como alta disponibilidade de vários caminhos.
  2. Verifique se as unidades de disco nas prateleiras de discos que você está removendo não têm agregados (são sobressalentes) e se a propriedade foi removida, executando as subetapas a seguir:
    1. Insira o seguinte comando no clustershell de um dos controladores: storage disk show -shelf shelf_number
    2. Verifique a saída para verificar se não há agregados nas unidades de disco nas prateleiras de discos que você está removendo.
      As unidades de disco sem agregados têm um traço na coluna Container Name.
    3. Verifique a saída para verificar se a propriedade foi removida das unidades de disco nas prateleiras que você está removendo.
      As unidades de disco sem propriedade têm unassigned na coluna Container Type.
      Nota
      Se você tiver unidades de disco com falha na prateleira que está removendo, elas terão broken na coluna Container Type. (Unidade de disco com falha não tem propriedade.)

    Exemplo

    A saída a seguir mostra que as unidades de disco na prateleira que está sendo removida (prateleira de discos 3) estão no estado correto para remoção da prateleira de disco. Os agregados foram removidos em todas as unidades de disco na prateleira disco 3; portanto, um traço aparece na coluna Container Name para cada unidade de disco. A propriedade foi removida em duas unidades de disco; portanto, unassigned é exibido na coluna Container Type. E duas unidades de disco falharam; portanto, broken aparece na coluna Container Type:
    cluster::> storage disk show -shelf 3

    Usable Disk Container Container
    Disk Size Shelf Bay Type Type Name Owner
    -------- -------- ----- --- ------ ----------- ---------- ---------
    ...
    1.3.4 - 3 4 SAS unassigned - -
    1.3.5 - 3 5 SAS unassigned - -
    1.3.6 - 3 6 SAS broken - -
    1.3.7 - 3 7 SAS broken - -
    ...

  3. Localize fisicamente as prateleiras de discos que você está removendo.
    Se necessário, é possível acender os LEDs (azuis) do local da prateleira de disco para ajudar na localização física da prateleira de disco afetada: storage shelf location-led modify -node node_name -shelf-name shelf_name -led-status on
    Nota
    Uma prateleira de disco tem três LEDs de local (azuis): um no painel de exibição do operador e um em cada módulo IOM12. Os LEDs de local permanecem iluminados por 30 minutos. É possível desativá-los inserindo o mesmo comando, mas usando a opção off.
  4. Se você estiver removendo uma pilha inteira de prateleiras de discos, conclua as seguintes subetapas; caso contrário, vá para a próxima etapa:
    1. Remova todos os cabos SAS no caminho A do gabinete que você está removendo. Em seguida, reconecte os cabos SAS ao gabinete upstream e certifique-se de que você tenha conectividade em todos os gabinetes no caminho A. Remova os cabos do caminho B no gabinete que você está removendo. Em seguida, certifique-se de que você tenha reconectado os cabos de todos os gabinetes adicionais novamente no caminho B para manter a sua redundância.
      Isso inclui os cabos do controlador para a prateleira e de prateleira para prateleira para todas as prateleiras de discos da pilha que você está removendo.
    2. Acesse 9.
  5. Se você estiver removendo uma ou mais prateleiras de discos de uma pilha (mas mantendo a pilha), refaça o cabeamento das conexões da pilha do caminho A (IOM A) para contornar as prateleiras disco que você está removendo concluindo o conjunto aplicável de subetapas aplicável:
    Se você estiver removendo mais de uma prateleira de discos da pilha, execute o conjunto aplicável de subetapas para uma prateleira por vez.
    Nota
    Aguarde pelo menos 10 segundos antes de conectar a porta. Os conectores de cabo SAS são chaveados; quando orientado corretamente em uma porta SAS, o conector se encaixa no lugar e o LED LNK da porta SAS da prateleira de disco acende na cor verde. Para prateleiras de disco, você insere um conector de cabo SAS com o lacre voltado para baixo (na parte inferior do conector).
    Se você estiver removendo...Então...
    Uma prateleira de discos de uma das extremidades (primeira ou última prateleira de disco) de uma pilha
    1. Remova o cabeamento de qualquer prateleira para prateleira das portas IOM A na prateleira de discos que você está removendo e reserve-o.
    2. Desconecte o cabeamento do controlador para a pilha conectado às portas IOM A na prateleira de discos que você está removendo e conecte-o às portas IOM A na próxima prateleira de discos da pilha.

      A próxima prateleira de discos pode estar acima ou abaixo da prateleira que você está removendo dependendo de qual extremidade da pilha você está removendo a prateleira.

    Uma prateleira de discos do meio da pilha

    Uma prateleira de discos no meio de uma pilha está conectada apenas às outras prateleiras de disco, não aos controladores.

    1. Remova todo o cabeamento de prateleira para prateleira das portas IOM A 1 e 2 ou das portas 3 e 4 na prateleira disco que você está removendo, e da IOM A da próxima prateleira de discos e, em seguida, reserve-o.
    2. Desconecte o cabeamento restante da prateleira para prateleira conectado às portas IOM A na prateleira de discos que você está removendo e conecte-o às portas IOM A na próxima prateleira de discos da pilha.

    A próxima prateleira de discos pode ficar acima ou abaixo da prateleira que você está removendo dependendo de quais portas IOM A (1 e 2 ou 3 e 4) você removeu o cabeamento.

    Exemplo

    Você pode consultar os seguintes exemplos de cabeamento ao remover uma prateleira de discos do final ou do meio de uma pilha. Observe o seguinte sobre os exemplos de cabeamento:
    • Os módulos IOM12 são organizados lado a lado como em uma prateleira de discos DM240S ou DM120S; se você tiver uma DM600S, os módulos IOM12 serão organizados um acima do outro.
    • A pilha em cada exemplo é cabeada com o cabeamento prateleira para prateleira padrão, que é usado em pilhas cabeadas com conectividade de vários caminhos ou alta disponibilidade de vários caminhos.

      Você pode deduzir o recabeamento se a sua pilha estiver cabeada com conectividade de caminho quádruplo ou alta disponibilidade de caminho quádruplo, que usa cabeamento duplo de prateleira para prateleira.

    • Os exemplos de cabeamento demonstram o recabeamento de um dos caminhos: caminho A (IOM A).

      Repita o recabeamento para o caminho B (IOM B).

    • O exemplo de cabeamento para remover uma prateleira de discos do final de uma pilha demonstra a remoção da última prateleira de discos lógica de uma pilha cabeada com conectividade de alta disponibilidade de vários caminhos.

      Você poderá deduzir o recabeamento se estiver removendo a primeira prateleira de discos lógica de uma pilha ou se sua pilha tiver conectividade de vários caminhos.





  6. Verifique se contornou as prateleiras de discos que está removendo e restabeleceu as conexões da pilha do caminho A (IOM A) corretamente: storage disk show -port

    Para configurações de Par de alta disponibilidade, execute este comando do clustershell de um dos controladores. Pode levar até um minuto para o sistema concluir a descoberta.

    Exemplo

    As duas primeiras linhas da saída mostram unidades de disco com conectividade por meio do caminho A e do caminho B. As duas últimas linhas de saída mostram unidades de disco com conectividade por meio de um caminho único, o caminho B.
    cluster::> storage show disk -port

    PRIMARY PORT SECONDARY PORT TYPE SHELF BAY
    -------- ---- --------- ---- ---- ----- ---
    1.20.0 A node1:6a.20.0 B SAS 20 0
    1.20.1 A node1:6a.20.1 B SAS 20 1
    1.21.0 B - - SAS 21 0
    1.21.1 B - - SAS 21 1
    ...

  7. A próxima etapa depende da saída do comando storage disk show -port:
    Se a saída mostrar...Então...
    Todas as unidades de disco na pilha estão conectadas por meio dos caminhos A e B, exceto as presentes nas prateleiras que você desconectou, que estão conectadas apenas pelo caminho BVá para a próxima etapa.

    Você contornou com êxito as prateleiras de discos que está removendo e restabeleceu o caminho A nas unidades de disco restantes na pilha.

    Qualquer coisa diferente do estabelecido acimaRepita as etapas 5 e 6.

    Você deve corrigir o cabeamento.

  8. Conclua as seguintes subetapas para as prateleiras de discos (na pilha) que está removendo:
    1. Repita as etapas 5 a 7 para o caminho B.
      Nota
      Ao repetir a etapa 7 e se tiver refeito o cabeamento da pilha corretamente, você verá todas as unidades de disco conectadas por meio dos caminhos A e B.
    2. Repita a etapa 1 para confirmar se a configuração do sistema é a mesma de antes de remover uma ou mais prateleiras de discos de uma pilha.
    3. Vá para a próxima etapa.
  9. Se, ao remover a propriedade das unidades de disco (como parte da preparação para esse procedimento), você desativou a atribuição automática de propriedade de disco, reative-a inserindo o seguinte comando; caso contrário, vá para a próxima etapa: storage disk option modify -autoassign on

    Para configurações de Par de alta disponibilidade, execute o comando do clustershell dos dois controladores.

  10. Desligue as prateleiras de discos que você desconectou e desconecte os cabos de alimentação das prateleiras de disco.
  11. Remova as prateleiras de discos do rack ou do gabinete.
    Para tornar as prateleiras de disco mais leves e fáceis de manobrar, remova as fontes de alimentação e os módulos IOM12. Evite remover as unidades de disco se possível, porque manipulação excessiva pode causar danos internos.
    CUIDADO
    É recomendável usar um elevador ou um guindaste mecânico se estiver movendo uma prateleira de disco DS460C totalmente preenchida, que pode pesar 249 lb (113 kg).