Pular para o conteúdo principal

Fazendo hot-swap de uma unidade de disco em uma prateleira de discos DM240S ou DM120S

Você pode fazer hot-swap de uma unidade de disco com falha em uma prateleira de discos DM240S ou DM120S – substituir sem interrupções uma unidade de disco em um sistema que esteja ligado e fornecendo dados (E/S em andamento). Quando ocorre uma falha em uma unidade de disco, o sistema registra uma mensagem de aviso no console do sistema indicando que ocorreu uma falha na unidade. Além disso, o LED de atenção (âmbar) no painel de exibição do operador e o LED de atenção (âmbar) na unidade de disco com falha se acendem.

Antes de iniciar

  • A unidade de disco que você está instalando deve ser apoiada pela prateleira de discos DM240S ou DM120S.

    Lenovo Press

  • Todos os outros componentes do sistema devem estar funcionando corretamente. Caso contrário, entre em contato com o suporte técnico.
  • A unidade de disco que você está removendo deve estar com falha.

    Você pode verificar se a unidade de disco está com falha executando o comando storage disk show -broken. A unidade de disco com falha aparece na lista de unidades de disco com falha. Se não aparecer, aguarde e execute o comando novamente.

    Nota
    Pode demorar algumas horas para a unidade de disco aparecer na lista de unidades de disco com falha.
  • Se você estiver substituindo um disco de autocriptografia (SED), deverá seguir as instruções para substituir um SED no Guia de alimentação de discos e agregados.

    As instruções descrevem etapas adicionais, que você deve executar antes e depois de substituir um SED.

    Guia de alimentação de agregados e discos do ONTAP 9

Sobre esta tarefa

  • Você deve executar ações para evitar descargas eletrostáticas (ESD):
    • Mantenha a unidade de disco na bolsa ESD até estar pronto para instalá-la.
    • Abra a bolsa ESD manualmente ou corte a parte superior com uma tesoura.
      Atenção
      Não insira uma ferramenta de metal ou faca na bolsa ESD.
    • Sempre use uma pulseira ESD aterrada em uma superfície não pintada no chassi do gabinete de armazenamento.

      Se não houver uma pulseira antiestática, toque em uma superfície não pintada do chassi do gabinete de armazenamento antes de manipular a unidade de disco.

  • Você deve executar ações para manipular unidades de disco com cuidado:
    • Ao remover, instalar ou carregar uma unidade de disco sempre use as duas mãos para suportar o peso.
      Atenção
      Não coloque as mãos sobre as placas de unidade de disco expostas na parte inferior do portador de unidade de disco.
    • Você deve colocar as unidades de disco sobre superfícies acolchoadas e nunca empilhe as unidades umas sobre as outras.
    • Você deve ser cuidado para não bater as unidades de disco contra outras superfícies.
  • As unidades de disco devem ser mantidas à distância de dispositivos magnéticos.
    Atenção
    Campos magnéticos podem destruir todos os dados contidos na unidade de disco e causar danos irreparáveis ao circuito a unidade.
  • A prática recomendada é ter a versão atual do Disk Qualification Package (DQP) instalada antes de trocar uma unidade de disco a quente.

    A versão atual do DQP instalado permite que o sistema reconheça e utilize unidades de disco qualificadas recentemente, evitando, portanto, mensagens de eventos do sistema sobre informações de unidade de disco não atual. Você também evita a possível prevenção do particionamento do disco porque as unidades de disco não são reconhecidas. O DQP também notifica sobre o firmware da unidade de disco não atual.

    Suporte do Lenovo Data Center

  • A prática recomendada é ter as versões atuais do firmware de prateleira de discos (IOM) e do firmware da unidade de disco no seu sistema antes de adicionar novas prateleiras de disco, componentes FRU de prateleira ou cabos SAS.

    As versões atuais do firmware podem ser localizadas no Web site de suporte da Lenovo.

    Suporte do Lenovo Data Center

  • O firmware de unidade de disco é atualizado automaticamente (sem interrupções) nas novas unidades de disco com versões de firmware não atuais.
    Nota
    As verificações de firmware da unidade de disco ocorrerem a cada dois minutos.
  • Se necessário, é possível acender os LEDs (azuis) do local da prateleira de discos para ajudar na localização física da prateleira de discos afetada: storage shelf location-led modify -node node_name -shelf-name shelf_name -led-status on

    Uma prateleira de disco tem três LEDs de local (azuis): um no painel de exibição do operador e um em cada módulo IOM12. Os LEDs de local permanecem iluminados por 30 minutos. É possível desativá-los inserindo o mesmo comando, mas usando a opção off.

  • Se necessário, você poderá consultar a seção Monitorando os LEDs da prateleira de disco para obter informações sobre o significado e o local dos LEDs de prateleira de disco no painel de exibição do operador e componentes FRU.
  1. Se deseja atribuir manualmente a propriedade de disco para a unidade de disco de substituição, é preciso desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco se estiver habilitada; caso contrário, vá para a próxima etapa.
    Nota
    Você precisa atribuir manualmente a propriedade de disco se unidades de discos na pilha pertencerem aos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.
    Nota
    Atribua manualmente a propriedade de disco e, em seguida, reabilite a atribuição automática de propriedade de disco posteriormente no procedimento.
    1. Verifique se a atribuição automática de propriedade de disco está habilitada: storage disk option show

      Se tiver um Par de alta disponibilidade, é possível inserir o comando no console do controlador.

      Se a atribuição automática de propriedade de disco estiver habilitada, a saída mostra ligado (para cada controlador) na coluna Atribuição automática.
    2. Se a atribuição automática de propriedade de discos estiver habilitada, será necessário desabilitá-la: storage disk option modify -node node_name -autoassign off

      É necessário desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco nos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.

  2. Aterre-se corretamente.
  3. Descompacte a nova unidade de disco e coloque-a em uma superfície lisa próxima da prateleira de discos.
    Salve todos os materiais de embalagem para uso ao retornar a unidade de disco com falha.
    Nota
    A Lenovo requer que todas as unidades de disco retornadas estejam em uma embalagem para descarga eletrostática.
  4. Identifique fisicamente a unidade de disco com falha na mensagem de aviso do console do sistema e o LED de atenção (âmbar) aceso na unidade de disco.
    Nota
    O LED de atividade (verde) em uma unidade de disco com falha pode estar aceso (sólido), o que indica que a unidade de disco tem energia, mas não deve estar piscando, o que indica atividade de E/S. Uma unidade de disco com falha não tem nenhuma atividade de E/S.
  5. Pressione o botão de liberação na face da unidade de disco e, em seguida, puxe a alça do came até a posição totalmente aberta para liberar a unidade de disco do painel intermediário.

    Quando você pressiona o botão de liberação, a alça do came na unidade de disco fica parcialmente aberta.

    Nota
    As unidades de disco em uma prateleira de discos DM120S são organizadas horizontalmente com o botão de liberação localizado à esquerda da superfície da unidade de disco. As unidades de disco em uma prateleira de discos DM240S são organizadas verticalmente com o botão de liberação localizado sobre a superfície da unidade de disco.
    As ilustrações a seguir mostram as unidades de disco em uma prateleira de discos DM120S:

  6. Deslize a unidade de disco levemente para que o disco seja desativado com segurança e, em seguida, remova a unidade de disco da prateleira.
    Pode levar até um minutos para um disco ser desativado com segurança.
    Nota
    Ao manusear uma unidade de disco, sempre use as duas mãos para apoiar o peso.
  7. Usando as duas mãos, com a alça do came na posição aberta, insira a unidade de disco de substituição na prateleira de disco, empurrando firmemente até que a unidade de disco pare.
    Nota
    Aguarde pelo menos 10 segundos antes de inserir uma nova unidade de disco. Isso permite que o sistema reconheça que uma unidade de disco foi removida.
    Nota
    Não coloque as mãos sobre as placas de unidade de disco expostas na parte inferior do portador.
  8. Feche a alça do came para que a unidade de disco seja totalmente encaixada no painel intermediário e a alça se encaixe no lugar.
    Certifique-se de fechar a alça do came lentamente para que ela se alinhe corretamente com a face da unidade de disco.
  9. Se você estiver substituindo outra unidade de disco, repita as etapas 3 a 8.
  10. Verifique se o LED de atividade (verde) da unidade de disco está aceso.
    Quando o LED de atividade da unidade de disco está verde sólido, isso significa que ela tem energia. Quando o LED de atividade da unidade de disco está intermitente, isso significa que ela tem energia e a E/S está em andamento.
  11. Se você desabilitou a atribuição automática de propriedade de disco na Etapa 1, atribua manualmente a propriedade de disco e, em seguida, reabilite a atribuição automática de propriedade de disco, se necessário:
    1. Exiba todos os discos sem proprietários: storage disk show -container-type unassigned
    2. Atribua cada disco: storage disk assign -disk disk_name -owner owner_name

      Você pode usar o caractere curinga para atribuir mais de um disco de uma vez.

    3. Reabilite a atribuição automática de propriedade de discos, se necessário: storage disk option modify -node node_name -autoassign on

      É necessário habilitar a atribuição automática de propriedade de disco nos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.

  12. Se receber instruções para devolver a peça com defeito, siga todas as instruções da embalagem e use os materiais da embalagem que foram fornecidos.