Pular para o conteúdo principal

Somente para técnicos de serviço: removendo a placa-mãe

Use estas informações para remover a placa-mãe.

Nota
  • Ao substituir a placa-mãe, você deve atualizar o servidor com o firmware mais recente ou restaurar o firmware pré-existente que o cliente fornece em uma imagem de disquete ou CD. Certifique-se de ter o firmware mais recente ou uma cópia do firmware preexistente antes de continuar.
  • Ao substituir a placa-mãe, certifique-se de remover o Upgrade Avançado do Integrated Management Module e colocá-lo na nova placa-mãe. Para obter informações sobre o Upgrade Avançado, consulte Usando os recursos de presença remota e captura de tela azul.
  • Antes de substituir a placa-mãe, certifique-se de ter feito backup de todas as chaves dos Features On Demand (FoD) que foram ativados. Reative quaisquer Recursos do Features on Demand. Instruções para automatizar a ativação de recursos e instalar chaves de ativação estão no Guia do Usuário do Features on Demand. Para baixar o documento, acesse o Web site Lenovo Features on Demand, faça login e clique em Ajuda.

Para remover a placa-mãe, conclua as seguintes etapas:

  1. Leia as informações de segurança que começam em Segurança, Manipulando dispositivos sensíveis à estática e Diretrizes de instalação.
  2. Desligue o servidor e qualquer dispositivo conectado.
  3. Desligue os dispositivos periféricos e desconecte todos os cabos de alimentação.
    Nota
    Ao substituir a placa-mãe, você deve atualizar o servidor com o firmware mais recente ou restaurar o firmware pré-existente que o cliente fornece em uma imagem de disquete ou CD. Certifique-se de ter o firmware mais recente ou uma cópia do firmware preexistente antes de continuar.
  4. Puxe as fontes de alimentação para fora da parte traseira do servidor, apenas o suficiente para soltá-las do servidor.
  5. Remova a tampa (consulte Removendo a Tampa).
  6. Remova o defletor de ar (consulte Removendo o defletor de ar).
  7. Remova todos os conjuntos de placa riser PCI e adaptadores (consulte Removendo o conjunto da placa riser PCI e Removendo um adaptador).
  8. Remova o controlador ServeRAID SAS/SATA (consulte Removendo um controlador ServeRAID SAS/SATA).
  9. Remova os módulos de memória e deixe-os de lado em uma superfície antiestática para reinstalação (consulte Removendo um Módulo de Memória).
    Nota
    Tome nota do local de cada DIMM durante a remoção para que possa reinstalar posteriormente no mesmo conector.
  10. Remova todos os dissipadores de calor e microprocessadores e deixe-os de lado em uma superfície antiestática para reinstalação (consulte Somente para técnicos de serviço treinados: removendo um microprocessador e dissipador de calor).
    Nota
    1. Remova as tampas dos soquetes do microprocessador na nova placa-mãe e coloque-as nos soquetes do microprocessador da placa-mãe que você está removendo.
    2. Não permita que a graxa térmica entre em contato com nada e mantenha cada dissipador de calor em par com seu microprocessador para reinstalação. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica e o soquete do microprocessador. Uma incompatibilidade entre o microprocessador e seu dissipador de calor original pode requerer a instalação de um novo dissipador de calor.
  11. Desconecte todos os cabos da placa-mãe. Faça uma lista de cada cabo conforme o desconecta; você pode depois usar isso como lista de verificação ao instalar a nova placa-mãe.
    Atenção
    Desconecte todas as travas, libere as guias ou bloqueios nos conectores de cabo quando você desconectar todos os cabos da placa-mãe. Não liberá-las antes de remover os cabos danificará os soquetes de cabo na placa-mãe. Os soquetes de cabo na placa-mãe são frágeis. Qualquer dano nos soquetes do cabo pode requerer a substituição da placa-mãe.
  12. Remova os ventiladores hot swap (consulte Removendo um kit térmico (ventilador hot swap)).
  13. Para modelos de servidor de unidade de disco rígido de 2,5 pol., abra a alavanca de retenção da placa-mãe. Para os modelos de servidor de unidade de disco rígido de 3,5 pol., pressione as abas de liberação azuis e levante a bateria ou o suporte do módulo de energia.
    Figura 1. Local da alavanca de retenção para os modelos de servidor de unidade de disco rígido de 2,5 pol.
    Local da alavanca de retenção para os modelos de servidor de unidade de disco rígido de 2,5 pol.

    Figura 2. Local da bateria ou do módulo de energia para modelos de servidor da unidade de disco rígido de 3,5 pol.
    Local da bateria ou do módulo de energia para modelos de servidor da unidade de disco rígido de 3,5 pol.

  14. Solte os dois parafusos de aperto manual (um fica perto do slot PCI 1 e um fica perto do slot PCI 2).
    Figura 3. Desencaixe dos Parafusos de Aperto Manual
    Desencaixe dos Parafusos de Aperto Manual

  15. Segure as alças da placa-mãe e arraste a placa-mãe em direção à frente do servidor até que pare.
    Nota
    Certifique-se de que a placa-mãe se desencaixa de todos os suportes da placa-mãe.
  16. Empurre levemente a placa-mãe em direção aos ventiladores hot swap, em seguida, segure as alças da placa-mãe e levante do chassi com muito cuidado para não danificar nenhum componente circundante.
    Figura 4. Remoção da placa-mãe
    Remoção da placa-mãe

  17. Remova as tampas dos soquetes do microprocessador na nova placa-mãe e coloque-as nos soquetes do microprocessador da placa-mãe antiga que você está removendo.
  18. Se você for instruído a devolver a placa-mãe, siga todas as instruções do pacote e use os materiais de embalagem do envio que foram fornecidos a você.
    Atenção
    Certifique-se de colocar as tampas de soquete nos soquetes de microprocessador na placa-mãe antes de devolver a placa-mãe.