Adicionando um nó a um cluster existente
Para adicionar um ou mais nós a um cluster vSAN existente usando o VX Deployer, configure o VX Deployer e, em seguida, execute-o. Quando a implantação for concluída, verifique se a implantação foi bem-sucedida.
Antes de iniciar
Instale todos os nós ThinkAgile VX que serão adicionados a um cluster existente. Consulte Instalar hardware no rack.
Faça o cabeamento das redes. Consulte Fazendo o cabeamento da rede.
Configure o VX Deployer. Consulte Configurando o VX Deployer.
Procedimento
Depois de navegar para o URL do VX Deployer, execute as etapas do assistente do VX Deployer:
Na página Introdução, determine o processo de implantação a ser usado.
Clique em Add Nodes to an existing cluster para prosseguir com o processo de implantação.
Clique em Use Configuration File para escolher um arquivo de configuração que você salvou ao adicionar um nó a um cluster vSAN anteriormente.
Para obter mais informações sobre como usar um arquivo de configuração, consulte o tópico a seguir:
Especifique o nome de domínio totalmente qualificado ou o endereço IP do servidor vCenter e forneça as credenciais de acesso da conta do administrador.
NotaA conta do usuário usada para realizar a autenticação com a instância do vCenter deve incluir um conjunto mínimo de permissões. Para ver uma lista das permissões necessárias, consulte o seguinte tópico:
Clique em Next. O VX Deployer valida os detalhes para o servidor vCenter.
Na página Contrato de Licença, é possível exibir a licença da Lenovo, informações de código aberto e o EULA da VMware.
Clique em I have read and agree to the License Agreements.
Clique em Your data will be handled in accordance with Lenovo’s Privacy Statement.
Clique em Next para continuar.
Na página Seleção de Cluster, escolha um datacenter vCenter e um cluster vSAN existentes.
Os nós no cluster são exibidos na seção Hosts físicos existentes.
Clique em Next para continuar.
Na página Selecionar nós, escolha os nós ThinkAgile VX a serem adicionados ao cluster vSAN.
NotaOs nós a serem adicionados ao cluster devem ser do mesmo tipo e modelo de máquina dos nós que já estão no cluster, e eles devem ter a mesma configuração de hardware. Somente os nós que atenderem a esses critérios serão exibidos na seção Nós descobertos.Clique em Next para continuar.
Na página Local físico, especifique o local do cluster vSAN (nome da organização, nome da região e nome do local). É possível selecionar nomes existentes ou escolher novos nomes.
Clique em Next para continuar.
Na página de Configurações globais do ESXi, especifique as credenciais de login a serem usadas em todos os hosts ESXi.
Clique em Next para continuar.
- Na página Rede Geral, forneça as seguintes informações de rede:
A máscara de sub-rede de gerenciamento do ESXi. É possível especificar o prefixo de nome do host que será aplicado a cada um dos novos nós. Certifique-se de validar o nome de cada novo host na página Configurações do Host. O gateway é obrigatório.
Especifique uma máscara de sub-rede vSAN válida. O gateway é opcional.
Especifique uma máscara de sub-rede vMotion válida. O gateway é opcional.
Especifique uma máscara de sub-rede de gerenciamento do XCC válida se a rede de gerenciamento do XCC for diferente da rede de gerenciamento do ESXi. O gateway é opcional.
NotaSe você especificou um endereço IP de rede do XCC ao configurar a rede durante a configuração do VX Deployer, especifique a máscara de sub-rede de gerenciamento do XCC. Para obter mais informações sobre como configurar o VX Deployer, consulte:
Clique em Next para continuar. O VX Deployer valida as configurações de rede.
Para cada host listado na página Configurações do Host, especifique os endereços IP para as redes do vSAN, vMotion e XCC. Valide o nome do host ESXi e os endereços IP do nó a ser adicionado. Se alterações forem necessárias, clique em Revalidate.
NotaUm identificador numérico exclusivo é adicionado automaticamente ao prefixo de nome do host especificado na página Rede Geral.
É possível usar um arquivo de configuração para adicionar hosts a um cluster existente. Se você optar por fazer isso, os nomes de host dos novos hosts serão gerados pelo Deployer, mas eles podem não ser consistentes com os outros hosts no cluster. Depois de incluir os hosts, certifique-se de validar os nomes do host na página Configurações do Host. Nessa página, é possível modificar os nomes do host, se desejar.
Clique em Next para continuar.
Na página Credenciais do XCC, especifique uma senha comum que será usada para acessar a conta do usuário USERID do XCC em cada novo dispositivo VX. Além disso, você deve especificar a senha existente para esse dispositivo VX.
Clique em Next. O VX Deployer valida a senha USERID do XCC atual e configura a senha USERID do XCC comum.
- Implemente o cluster.Esse processo pode demorar algum tempo, dependendo da rede e do número de nós adicionados ao cluster.NotaApenas os dados nos novos nós que estão sendo adicionados ao cluster serão perdidos pelo processo de implantação. Os dados nos nós existentes não serão afetados.ImportanteCertifique-se de que a VM do VX Deployer seja encerrada durante o processo de implantação. Se a VM do VX Deployer for encerrada durante o processo de implantação, a VM poderá ficar em um estado indeterminado. Se a VM for encerrada inadvertidamente, será necessário tentar a implantação novamente para redefinir o estado da VM. O processo não será bem-sucedido, mas o VX Deployer chamará um script de limpeza. Em seguida, é possível tentar a implantação novamente.Na página Implantar cluster, você pode executar as seguintes ações:
Clique em Download Log Bundle para baixar os arquivos de log associados a essa implantação. Para obter mais informações sobre o pacote de logs, consulte Solução de problemas da implantação.
Clique em Launch vCenter para iniciar a instância do vCenter para que você possa validar a implantação. Para obter mais informações sobre como validar a implantação, consulte Validando a implantação.
Clique em Shutdown VX Deployer para desligar a máquina virtual do VX Deployer.