Pular para o conteúdo principal

Executando o VX Deployer

Use o VX Deployer para instalar o cluster vSAN. Também é possível instalar uma nova instância do vCenter ou usar uma instância existente para gerenciar o cluster.

Antes de iniciar

Antes de começar a implementar o cluster vSAN, execute as seguintes atividades:
  1. Instale todos os dispositivos ThinkAgile VX. Consulte Instalar hardware no rack.

  2. Faça o cabeamento das redes. Consulte Fazendo o cabeamento da rede.

  3. Configure o VX Deployer. Consulte Configurando o VX Deployer.

Procedimento

Depois de navegar para o URL do VX Deployer, execute as etapas do assistente do VX Deployer:

Importante
Se você precisar retornar para uma página anterior no Deployer, clique na página na navegação esquerda ou use o botão Back no VX Deployer. Não use o botão Voltar do navegador, que o retornará para a primeira página do Deployer (todos os dados inseridos no VX Deployer serão perdidos).
  1. Na página Introdução, especifique o processo de implantação a ser usado:

    • Clique em Install new cluster para prosseguir com o processo de implantação.

    • Clique em Use Configuration File para escolher um arquivo de configuração que você salvou ao criar um cluster vSAN anteriormente.

      Para obter mais informações sobre como usar um arquivo de configuração, consulte:

      Trabalhando com arquivos de configuração

    Clique em Next para continuar.

  2. Na página Contrato de Licença, é possível exibir a licença da Lenovo, informações de código aberto e o EULA da VMware.

    • Clique em I have read and agree to the License Agreements.

    • Clique em Your data will be handled in accordance with Lenovo’s Privacy Statement.

    Clique em Next para continuar.

  3. Em Adicionar hosts ao cluster, selecione os hosts que formarão o cluster vSAN.

    O VX Deployer usa a descoberta SLP para encontrar os hosts ThinkAgile VX que estão em sua rede. Se você não vir um host esperado, garanta que os hosts estejam cabeados para a rede corretamente e clique em Rediscover.

    Clique em Next para continuar.

  4. Na página Serviços de Rede, especifique um servidor DNS primário e um servidor NTP. Também é possível especificar um servidor DNS secundário e um servidor NTP.

    Clique em Next para continuar.

  5. Na página Novo vCenter ou existente, especifique detalhes sobre a instância do vCenter a ser usada para gerenciar o cluster vSAN, como o nome de domínio totalmente qualificado para a instância do vCenter e o nome de domínio Single Sign-On (SSO). Além disso, especifique as senhas para o ID do administrador do vSphere e o ID raiz do vCenter.

    Nota

    Se você estiver adicionando o cluster vSAN a uma instância do vCenter existente, a conta do usuário usada para realizar a autenticação com a instância do vCenter deverá incluir um conjunto mínimo de permissões. Para ver uma lista das permissões necessárias, consulte o seguinte tópico:

    Permissões mínimas de usuário do vCenter

    Clique em Next para continuar.

  6. Na página Local do cluster, especifique os detalhes do cluster vSAN (vCenter Datacenter, vSAN Cluster, nome da organização, nome da região e nome do local).

    Clique em Next para continuar.

  7. Opcionalmente, instale o Lenovo XClarity Integrator (LXCI) e ative-o como o gerenciador de suporte de hardware para o vSphere Lifecycle Manager (vLCM). Se você optar por instalar o LXCI, forneça o nome do host, o endereço IP e o ID de VLAN do XCC. Além disso, será necessário fornecer a senha para a conta de administrador do LXCI.
    Nota
    Se você configurou o VX Deployer para não usar um endereço IP do XCC, os campos de endereço IP do XCC e de ID de VLAN do XCC não estarão disponíveis; não será necessário fornecer essas informações.

    Se você instalar o LXCI, o cluster vSAN será configurado para usar uma imagem do vSphere Lifecycle Manager (vLCM). Para obter mais informações sobre o vLCM, consulte o tópico a seguir:

    Apresentando o vSphere Lifecycle Management (vLCM)

    Clique em Start vLCM Cluster Remediation para verificar se todos os hosts estão em conformidade com a imagem do vLCM. Após a configuração do cluster, o LXCI aciona o processo de correção de cluster. É possível monitorar a tarefa de correção a partir do vSphere Client. Para obter mais informações sobre correção de cluster do vLCM, consulte o seguinte tópico:

    Corrigindo um cluster em relação a uma única imagem

    Nota
    Se você decidir não instalar o LXCI durante a implantação, poderá optar por instalá-lo posteriormente. Após a instalação, será necessário registrar o LXCI no vCenter e descobrir todos os nós vSAN do LXCI. Para obter mais informações, consulte Configurando o LXCI.

    Clique em Next para continuar.

  8. Na página Configurações globais do ESXi, escolha a versão e o nível do ESXi a ser instalado nos nós e especifique a senha raiz.

    O ThinkAgile VX Deployer permite instalar e configurar uma das seguintes configurações:
    Nota
    Não é possível combinar versões do VMware vCenter Server e do VMware ESXi.
    • VMware vSAN 7

      • Atualização 3p do VMware vCenter Server 7.0, build 22837322

      • VMware ESXi 7.0 Atualização 3p, build 23307199 para produtos sustentados

      • VMware ESXi 7.0 Atualização 3n, build 21930508 para produtos legados

      • Lenovo XClarity Integrator (LXCI), versão 8.4.0, build 151

    • VMware vSAN 8

      • VMware vCenter Server 8.0 Atualização 2c, build 23504390

      • VMware ESXi 8.0 Atualização 2b, build 23305546 para produtos sustentados

      • VMware ESXi 8.0 Atualização 2, build 22380479 para produtos legados

      • Lenovo XClarity Integrator (LXCI), versão 8.4.0, build 151

    Clique em Next para continuar.

  9. Na página Rede Geral, forneça as informações de rede (sub-rede e gateway) para a rede de gerenciamento do ESXi, as redes do ESXi vSAN, do ESXi vMotion e a rede de gerenciamento do XCC. Para a rede de gerenciamento do ESXi, inclua o prefixo do nome do host que será aplicado a cada um dos nós no cluster.

    Forneça as informações de rede a seguir:
    • A máscara de sub-rede de gerenciamento do ESXi. É possível especificar o prefixo de nome do host que será aplicado a cada um dos novos nós. Certifique-se de validar o nome de cada novo host na página Configurações do Host. O gateway é obrigatório.

    • Especifique uma máscara de sub-rede vSAN válida. O gateway é opcional.

    • Especifique uma máscara de sub-rede vMotion válida. O gateway é opcional.

    • Especifique uma máscara de sub-rede de gerenciamento do XCC válida se a rede de gerenciamento do XCC for diferente da rede de gerenciamento do ESXi. O gateway é opcional.

      Nota
      • Se você especificou um endereço IP de rede do XCC ao configurar a rede durante a configuração do VX Deployer, especifique a máscara de sub-rede de gerenciamento do XCC. Para obter mais informações sobre como configurar o VX Deployer, consulte:

        Configurando o VX Deployer

    • Especifique um ID de VLAN exclusivo (1 a 4094) para cada uma das redes ESXi Management, vMotion e vSAN. Os comutadores físicos devem ser configurados para incluir os IDs de VLAN especificados no modo de tronco para todas as portas que conectam os NICs físicos dos hosts ESXi.

      Para obter mais informações sobre como configurar os comutadores físicos, consulte o seguinte tópico: Configuração de VLAN

    Clique em Next para continuar. O VX Deployer valida as configurações de rede.

  10. Para cada host listado na página Configurações de Rede por Host Físico, especifique o endereço IP para as redes do vSAN, vMotion e XCC. Valide os nomes do host ESXi e endereços IP para cada um dos nós no cluster. Se alterações forem necessárias, clique em Revalidate.

    Nota
    Um identificador numérico é adicionado automaticamente ao prefixo de nome do host especificado na página Rede Geral. O identificador é iniciado em "01". Modifique o nome do host conforme necessário para que o nome do host seja exclusivo no cluster.

    Clique em Next para continuar.

  11. Na página Credenciais do XCC, especifique uma senha comum que será usada para acessar a conta do usuário USERID do XCC em cada dispositivo VX. Além disso, você deve especificar a senha existente para cada dispositivo VX no cluster.

    O VX Deployer requer uma senha comum que possa ser usada para fazer login no XCC para cada dispositivo VX. Entretanto, depois que o cluster vSAN for implementado, se desejar, é possível alterar as senhas do XCC para serem exclusivas para cada dispositivo.

    Clique em Next. O VX Deployer valida as senhas USERID do XCC atual e configura a senha USERID do XCC comum.

  12. Na página Revisão, valide as informações especificadas.

    Aviso
    Todos os dados existentes nos nós do cluster serão excluídos ao implantar o novo cluster.
    Na página Revisão, você pode executar as seguintes ações:
    • Clique em Export Configuration para exportar os detalhes dessa implantação em um arquivo JSON. Em seguida, é possível usar esse arquivo para preencher previamente o VX Deployer para outra implantação. Para obter mais informações sobre arquivos de configuração, consulte:

      Trabalhando com arquivos de configuração

    • Clique em Deploy Cluster para prosseguir com a implantação do cluster vSAN.

  13. Implemente o cluster. O status do processo de implantação é exibido.

    Nota
    Esse processo pode demorar algum tempo, dependendo da rede e do número de nós implementados no cluster.
    Importante
    Certifique-se de que a VM do VX Deployer seja encerrada durante o processo de implantação. Se a VM do VX Deployer for encerrada durante o processo de implantação, a VM poderá ficar em um estado indeterminado. Se a VM for encerrada inadvertidamente, será necessário tentar a implantação novamente para redefinir o estado da VM. O processo não será bem-sucedido, mas o VX Deployer chamará um script de limpeza. Em seguida, é possível tentar a implantação novamente.
    Na página Implantar cluster, você pode executar as seguintes ações:
    • Clique em Download Log Bundle para baixar os arquivos de log associados a essa implantação. Para obter mais informações sobre o pacote de logs, consulte Solução de problemas da implantação.

    • Clique em Launch vCenter para iniciar a instância do vCenter para que você possa validar a implantação. Para obter mais informações sobre como validar a implantação, consulte Validando a implantação.