Pular para o conteúdo principal

Inspecionando condições inseguras

Use estas informações para ajudá-lo a identificar condições potencialmente inseguras em um dispositivo com o qual estiver trabalhando.

Cada dispositivo, à medida que ele foi projetado e fabricado, exigiu itens de segurança para proteger usuários e técnicos de manutenção de acidentes pessoais. As informações nesta seção abordam somente esses itens. Use o bom senso para identificar possíveis condições não seguras que podem ser causadas por alterações não suportadas ou conexão de recursos ou dispositivos opcionais não suportados que não são tratados nesta seção. Caso identifique uma condição de falta de segurança, você deverá determinar qual a gravidade do risco e se você deve corrigir o problema antes de trabalhar com o produto.

Considere as seguintes condições e riscos para a segurança que elas apresentam:

  • Riscos elétricos, principalmente energia primária. A voltagem primária no quadro pode causar um choque elétrico grave ou até mesmo fatal.
  • Riscos de explosão, como uma superfície de CRT danificada ou um capacitor saliente.
  • Riscos mecânicos, como um item de hardware solto ou ausente.

Para inspecionar o produto quanto a possíveis condições de falta de segurança, execute as seguintes etapas:

  1. Certifique-se de que a energia esteja desligada e os cabos de alimentação estejam desconectados.
  2. Certifique-se de que a tampa exterior não esteja danificada, solta ou quebrada e observe a existência de cantos pontiagudos.
  3. Verifique os cabos de alimentação:
    • Certifique-se de que o conector de aterramento de terceiro esteja em boas condições. Use um medidor para medir a continuidade de aterramento com fio neutro de 0,1 ohm ou menos entre o pino terra externo e o aterramento do quadro.
    • Certifique-se de que os cabos de alimentação sejam do tipo correto.
    • Certifique-se de que o isolamento não esteja gasto.
  4. Remova a tampa.
  5. Verifique se há alterações óbvias não aceitas. Use o bom senso quanto à segurança de alterações não aceitas.
  6. Na parte interna do sistema, verifique se há condições óbvias de falta de segurança, como danos por limalhas de metal, contaminação, água ou outro líquido ou sinais de fogo ou fumaça.
  7. Verifique a existência cabos gastos ou comprimidos.
  8. Certifique-se de que os prendedores da tampa da fonte de alimentação (parafusos ou rebites) não tenham sido removidos ou adulterados.