Pular para o conteúdo principal

Roteamento de cabos/mangueiras para sistema refrigerado a água

Adote um dos procedimentos a seguir, dependendo se o rack estiver em um ambiente de piso elevado.

Importante
Para ajudar a manter o desempenho ideal e fornecer resfriamento adequado para todos os componentes do rack, sempre tome as seguintes precauções:
  • Instale painéis de preenchimento em todos os compartimentos desocupados.
  • Direcione os cabos de sinal na parte traseira do rack para que eles entrem ou saiam do gabinete pelos defletores de ar superior e inferior.
    Figura 1. Gerenciando cabos com o defletor de ar superior

    Figura 2. Gerenciando cabos com o defletor de ar inferior

  • Junte os cabos de sinal em um retângulo para que os deslizantes do defletor de ar sejam fechados na medida do possível. Não agrupe cabos de sinal em uma formação circular.

Ambiente de piso elevado

As ilustrações a seguir mostram o roteamento e a fixação das mangueiras em um ambiente de piso elevado para racks individuais e racks adjacentes.

Figura 3. Roteamento e fixação das mangueiras em um ambiente de piso elevado para racks individuais (de cima, olhando para baixo)

Na ilustração a seguir, os números representam a colocação sugerida de racks que compartilham um furo no piso. Por exemplo, se três racks compartilharem um orifício no piso, coloque-os conforme mostrado pelos números 1, 2 e 3. Se você quiser adicionar um quarto rack que compartilhará o mesmo orifício no piso, coloque-o ao lado do rack número 1.

Figura 4. Opção de mangueiras em racks adjacentes para compartilhar um único orifício no piso (de cima, olhando para baixo)

Para rotear e fixar as mangueiras em um ambiente de piso elevado, execute as seguintes etapas:

  1. Remova o piso embaixo do rack que terá um orifício de acesso cortado.
  2. Corte um orifício de acesso no ladrilho; em seguida, reinstale o ladrilho. O orifício de acesso para as mangueiras de alimentação e de retorno deve ter, no mínimo, 200 mm (8 pol.) de comprimento x 100 mm (4 pol.) de largura.
    Nota
    • Cada mangueira deve ser encaminhada através do orifício de acesso longitudinalmente para que a mangueira tenha os 200 mm (8 pol.) inteiros para passar pelo piso. Se os racks adjacentes compartilharem um orifício no piso, aumente o tamanho do orifício de acordo com o número de mangueiras, 50 mm (2 pol.) de comprimento para cada rack. Por exemplo, o orifício para um rack é de 100 x 200 mm (4 x 8 pol.), o orifício para dois racks é de 150 x 200 mm (6 x 8 pol.) e assim por diante. Tamanhos de furos menores também podem funcionar, dependendo do roteamento da mangueira sob o piso elevado.
    • Cada mangueira deve ser roteada com um raio de curvatura mínimo de 200 mm (8 pol.). Um raio de curvatura inferior a 200 mm (8 pol.) fará com que a mangueira torça, restringirá o fluxo de água de e para o trocador de calor e anulará a garantia do trocador de calor.
  3. Roteie as mangueiras pelo orifício de acesso longitudinalmente, sob o rack e ao redor do rodízio traseiro no lado pivotante do trocador de calor. Consulte "Enchendo o trocador de calor com água" na página 48 para obter informações sobre como conectar as mangueiras.
  4. Verifique o trocador de calor de ar nos coletores novamente após um mês de operação, para garantir que o trocador de calor está preenchido corretamente.

Ambientes com piso elevado e piso não elevado

Se a unidade de distribuição de refrigerante (CDU) que está fornecendo água para o trocador de calor estiver em uma fileira de racks com trocadores de calor, todas as mangueiras poderão ser direcionadas pelo chão, independentemente de ser uma instalação de piso elevado ou laje. O rack Tipo 7D6D tem folga suficiente embaixo para permitir que as válvulas de esfera sejam instaladas sob o rack. Isso fornece uma solução de roteamento de mangueiras muito limpa com mangueiras de comprimento mínimo.

Nota
Cada mangueira deve ser roteada com um raio de curvatura mínimo de 200 mm (8 pol.). Um raio de curvatura inferior a 200 mm (8 pol.) fará com que a mangueira torça, restringirá o fluxo de água de e para o trocador de calor e anulará a garantia do trocador de calor.
  1. Se as mangueiras precisarem ser executadas por cima, direcione as mangueiras pelo rack verticalmente ou direcione-as verticalmente pelo lado da dobradiça (pivô) do trocador de calor, deixando folga suficiente nas mangueiras para alcançar os acoplamentos.
    Figura 5. Roteamento e fixação das mangueiras em ambientes de piso elevado e piso não elevado (de cima, olhando para baixo)

  2. Após várias horas de operação, repita o procedimento de purga de ar na válvula (o ar aprisionado das mangueiras pode ter migrado para o trocador de calor). Para realizar o procedimento de purga de ar, complete da etapa 7 na página 52 até a etapa 10 na página 52 em Enchendo o trocador de calor com água.
  3. Verifique o trocador de calor de ar nos coletores novamente após um mês de operação, para garantir que o trocador de calor está preenchido corretamente.