Pular para o conteúdo principal

Cabeamento de prateleiras de discos com os módulos IOM12 para inclusão a quente

Faça o cabeamento das conexões de SAS, de prateleira para prateleira e de controlador para pilha como aplicável para adição a quente de prateleiras de discos para que tenham conectividade com o sistema.

Antes de iniciar

Você deve atender aos requisitos na seção Requisitos para a inclusão a quente de prateleiras de discos com os módulos IOM12 e instalar, ligar e definir IDs de prateleira para cada prateleira de discos conforme as instruções da seção Instalação de prateleiras de discos com os módulos IOM12 para inclusão a quente.

Sobre esta tarefa

  • Para obter uma explicação e exemplos de cabeamento de prateleira para prateleira padrão e cabeamento de prateleira para prateleira de largura dupla, consulte a seção Regras de conexão de SAS de prateleira para prateleira.
  • Instruções sobre como ler uma planilha para cabear conexões controlador para pilha podem ser localizadas no verso deste guia.
  • Depois de cabear as prateleiras de discos adicionadas a quente, o ONTAP as reconhece: a propriedade de discos será atribuída se a atribuição automática de propriedade de discos estiver habilitada; o firmware de prateleira de discos (IOM) e o firmware de unidades de disco deverão ser atualizados automaticamente se necessário e se o ACP dentro da banda estiver habilitado em sua configuração, ele será automaticamente habilitado nas prateleiras de discos adicionadas a quente.
    Nota
    As atualizações de firmware podem levar até 30 minutos.
  1. Se deseja atribuir manualmente a propriedade de discos para as prateleiras de discos que você está adicionando a quente, é preciso desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco se estiver ativada; caso contrário, vá para a próxima etapa.
    Você precisa atribuir manualmente a propriedade de discos se os discos na pilha pertencerem aos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.

    Desabilite a atribuição automática de propriedade de discos antes de cabear as prateleiras de discos adicionadas a quente e, em seguida, na etapa 7, reabilite-a depois de cabear as prateleiras de discos adicionadas a quente.

    1. Verifique se a atribuição automática de propriedade de disco está ativada: storage disk option show

      Se tiver um Par de alta disponibilidade, é possível inserir o comando no console do controlador.

      Se a atribuição automática de propriedade de disco estiver habilitada, a saída mostra ligado (para cada controlador) na coluna Atribuição automática.
    2. Se a atribuição automática de propriedade de discos estiver habilitada, será necessário desabilitá-la: storage disk option modify -node node_name -autoassign off
      É necessário desabilitar a atribuição automática de propriedade de disco nos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.
  2. Se você estiver adicionando a quente uma pilha de prateleiras de discos diretamente a um controlador, conclua as seguintes subetapas; caso contrário, vá para a etapa 3.
    1. Se a pilha que você estiver adicionando a quente tiver mais de uma prateleira, cabeie as conexões prateleira para prateleira; caso contrário, vá para a subetapa b.
      Se...Então...
      Você estiver cabeando uma pilha com conectividade de alta disponibilidade de caminhos múltiplos, caminhos múltiplos, alta disponibilidade de caminho único ou caminho único para os controladores

      Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira como conectividade padrão (usando as portas IOM 3 e 1):

      i. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 3 à porta IOM 1 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

      ii. Repita a subetapa i para IOM B.

      Você estiver cabeando uma pilha com conectividade de alta disponibilidade de caminho quádruplo ou de caminho quádruplo para os controladores

      Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira como conectividade de largura dupla:

      Faça o cabeamento da conectividade padrão usando as portas IOM 3 e 1 e, em seguida, a conectividade de largura dupla usando as portas IOM 4 e 2.

      i. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 3 à porta IOM 1 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

      ii. Começando com a primeira prateleira lógica da pilha, conecte a porta IOM A 4 à porta IOM 2 da próxima prateleira até cada IOM A da pilha esteja conectada.

      iii. Repita as subetapas i e ii para IOM B.

    2. Verifique as planilhas de cabeamento de controlador para pilha e as seções de exemplos de cabeamento para ver se existe uma planilha preenchida para a sua configuração.
    3. Se houver uma planilha preenchida para a sua configuração, faça o cabeamento das conexões controlador para pilha usando a planilha preenchida; caso contrário, vá para a próxima subetapa.
    4. Se não houver uma planilha preenchida para a sua configuração, preenchia um modelo de planilha e, em seguida, faça o cabeamento das conexões controlador para pilha usando a planilha preenchida.
      Modelos de planilha podem ser encontrados no verso deste guia.
    5. Verifique se todos os cabos estão bem presos.
  3. Se você estiver adicionando a quente uma ou mais prateleiras de discos a uma extremidade - a primeira e a última prateleiras lógicas - de uma pilha existente, conclua as subetapas aplicáveis à sua configuração; caso contrário, vá para a próxima etapa.
    Se você estiver...Então...
    Adicionando a quente uma prateleira de discos à extremidade de uma pilha que tenha conectividade de alta disponibilidade de caminhos múltiplos, de caminhos múltiplos, de alta disponibilidade de caminho quádruplo ou de caminho quádruplo aos controladores

    a. Desconecte todos os cabos da IOM A da prateleira de discos na extremidade da pilha que estão conectados aos controladores; caso contrário, vá para a subetapa e. Deixe a outra extremidade desses cabos conectados aos controladores ou substitua-os por cabos mais longos, se necessário.

    b. Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira entre a IOM A da prateleira de discos na extremidade da pilha e a IOM A da prateleira de discos que você está adicionando a quente.

    c. Reconecte todos os cabos que você removeu na subetapa a às mesmas portas na IOM A da prateleira de discos que você está adicionando a quente; caso contrário, vá para a próxima subetapa.

    d. Verifique se todos os cabos estão bem presos.

    e. Repita as subetapas de a a d para a IOM B; caso contrário, vá para a etapa 4.

    Adicionando a quente uma prateleira de discos a uma extremidade da pilha em uma configuração de caminho único ou alta disponibilidade de caminho único da DM3000x, DM5000x, ou DM7000x

    Estas instruções são para adição a quente à extremidade da pilha que não tem conexões controlador para pilha.

    a. Faça o cabeamento das conexões prateleira para prateleira entre a IOM A da prateleira de discos na pilha e a IOM A da prateleira de discos que você está adicionando a quente.

    b. Verifique se o cabo está bem preso.

    c. Repita as subetapas aplicáveis para IOM B.

  4. Verifique a conectividade de SAS para cada prateleira de discos adicionada a quente: storage shelf show -shelf shelf_name -connectivity

    Você deve executar este comando para cada prateleira de discos adicionada a quente.

    Por exemplo, a saída a seguir mostra que a prateleira de discos adicionada a quente 2.5 está conectada às portas do inicializador 1a e 0d (par de portas 1a/0d) em cada controlador (em uma configuração de alta disponibilidade de caminhos múltiplos com um HBA SAS de porta quádrupla):

    cluster1::> storage shelf show -shelf 2.5 -connectivity 

    Shelf Name: 2.5
    Stack ID: 2
    Shelf ID: 5
    Shelf UID: 40:0a:09:70:02:2a:2b
    Serial Number: 101033373
    Module Type: IOM12
    Model: DM240S
    Shelf Vendor: Lenovo
    Disk Count: 24
    Connection Type: SAS
    Shelf State: Online
    Status: Normal

    Paths:

    Controller Initiator Initiator Side Switch Port Target Side Switch Port Target Port TPGN
    ------------ --------- ---------------------- ---------------------------- ----------- ------
    stor-8080-1 1a - - - -
    stor-8080-1 0d - - - -
    stor-8080-2 1a - - - -
    stor-8080-2 0d - - - -

    Errors:
    ------
    -

  5. Se você desabilitou a atribuição automática de propriedade de disco na Etapa 1, atribua manualmente a propriedade de disco e, em seguida, reabilite a atribuição automática de propriedade de disco, se necessário:
    1. Exiba todos os discos sem proprietários: storage disk show -container-type unassigned
    2. Atribua cada disco: storage disk assign -disk disk_name -owner owner_name

      Você pode usar o caractere curinga para atribuir mais de um disco de uma vez.

    3. Reabilite a atribuição automática de propriedade de discos, se necessário: storage disk option modify -node node_name -autoassign on

      É necessário habilitar a atribuição automática de propriedade de disco nos dois controladores em um Par de alta disponibilidade.

  6. Se a configuração estiver executando o ACP dentro da banda, verifique se o ACP dentro da banda foi habilitado automaticamente nas prateleiras de discos adicionadas a quente:storage shelf acp show
    Na saída, dentro da banda está listado como ativo para cada nó.