Pular para o conteúdo principal

Considerações sobre a inclusão a quente de prateleiras de disco com módulos os IOM12

Você deve familiarizar-se com os aspectos e as práticas recomendadas sobre este procedimento antes de adicionar prateleiras de discos a quente.

Considerações gerais

  • Se você estiver adicionando a quente uma prateleira de discos com os módulos IOM12 a uma pilha existente (de prateleiras de discos com os módulos IOM12), poderá adicionar a quente a prateleira de discos à extremidade, à primeira ou à ultima prateleira lógica da pilha.

  • Um sistema pode ter pilhas de caminho quádruplo ou caminhos múltiplos de prateleiras de discos com os módulos IOM12.

    Se você tiver um Par de alta disponibilidade, o ONTAP mostrará a configuração do sistema como alta disponibilidade de caminhos múltiplos. Se você tiver uma configuração de controlador único, o ONTAP mostrará a configuração do sistema como caminhos múltiplos.

  • Este procedimento supõe que sua configuração esteja usando ACP dentro da banda.

    Para configurações que tenham o ACP dentro da banda habilitado, o ACP é habilitado automaticamente nas prateleiras de discos adicionadas a quente. Para configurações nas quais o ACP dentro da banda não está habilitado, as prateleiras de discos adicionadas a quente operam sem nenhuma funcionalidade de ACP.

  • A consolidação de pilhas sem interrupção não é suportada.

    É possível usar este procedimento para adicionar prateleiras de discos a quente que foram removidas de outra pilha no mesmo sistema quando o sistema está ligado e servindo dados (E/S em andamento).

Considerações sobre práticas recomendadas

  • A prática recomendada é ter a versão atual do Disk Qualification Package (DQP) instalada antes de adicionar a quente uma prateleira de discos.

    A versão atual do DQP instalado permite que o sistema reconheça e utilize unidades de disco qualificadas recentemente, evitando, portanto, mensagens de eventos do sistema sobre informações de unidade de disco não atual. Você também evita a possível prevenção do particionamento do disco porque as unidades de disco não são reconhecidas. O DQP também notifica sobre o firmware da unidade de disco não atual.

    Suporte do Lenovo Data Center

  • A prática recomendada é ter as versões atuais do firmware de prateleira de disco (IOM) e do firmware da unidade de disco no seu sistema antes de adicionar novas prateleiras de disco, componentes FRU de prateleira ou cabos SAS.

    As versões atuais do firmware podem ser localizadas no Web site de suporte da Lenovo.

    Suporte do Lenovo Data Center

Considerações sobre a manipulação de cabos SAS

  • Inspecione visualmente a porta SAS para verificar a orientação adequada do conector antes de conectá-lo.

    Os conectores de cabo SAS são chaveados. Quando orientado corretamente em uma porta SAS, o conector se encaixa no lugar e se a energia da prateleira de disco estiver ligada no momento, o LED LNK da porta SAS da prateleira de disco acenderá na cor verde. Para prateleiras de disco, você insere um conector de cabo SAS com o lacre voltado para baixo (na parte inferior do conector).

    Para os controladores, a orientação das portas SAS pode variar, dependendo do modelo de plataforma; portanto, a orientação correta do conector do cabo SAS varia.

  • Para evitar a degradação do desempenho, não gire, dobre, segure nem pise nos cabos.

    Os cabos têm um raio de dobradura mínimo. As especificações do fabricante do cabo definem o raio de dobradura mínimo; no entanto, a diretriz geral para raio de dobradura mínimo é 10 vezes o diâmetro do cabo.

  • Usar fitas de velcro em vez de tiras de fixação para agrupar e fixar os cabos do sistema permite fazer ajustes com mais facilidade.