Controlando o acesso a dispositivos específicos
Quando os dispositivos são gerenciados inicialmente pelo Lenovo XClarity Administrator, um conjunto predefinido de grupos de função tem permissão para acessar os dispositivos por padrão. Altere os grupos de função que podem acessar dispositivos gerenciados específicos. Quando a permissão é fornecida a determinados grupos de função, apenas os usuários que são membros desses grupos de função podem ver e trabalhar nesses dispositivos específicos.
Antes de iniciar
Somente usuários com a autoridade lxc-supervisor, lxc-security-admin ou lxc-recovery podem executar essa ação.
Sobre esta tarefa
O controle de acesso é definido em dispositivos individuais. Ele não é definido para contêineres, como racks e grupos de recursos.
Para componentes em um chassi ou gabinete, os usuários devem ter, pelo menos, acesso somente leitura ao chassi ou ao gabinete para exibir componentes no chassi ou no gabinete. Se os usuários não tiverem, pelo menos, acesso somente leitura ao chassi ou ao gabinete, esses usuários poderão ver os componentes do chassi em algumas exibições, mas não há garantia de visualizá-los em todas elas.
Os usuários com autoridade lxc-supervisor podem visualizar e realizar ações em todos os recursos independentemente de estarem em um grupo de funções que tenha recebido acesso especificamente a esse recurso. Não é possível pode remover o acesso nenhum recurso para o grupo de funções lxc-supervisor.
Se um usuário não for membro de um grupo de funções que tenha acesso a um dispositivo gerenciado específico, o usuário não poderá ver ou trabalhar nesse dispositivo específico. Isso inclui iniciar a interface da Web do controlador de gerenciamento por meio do Lenovo XClarity Administrator. Para dispositivos Flex e System x, os usuários também não podem fazer login diretamente em um CMM nem no controlador de gerenciamento aos quais eles não tenham acesso.
As configurações de controle de acesso padrão são usadas para definir as permissões de acesso em dispositivos quando são gerenciados inicialmente pelo XClarity Administrator e ao redefinir permissões de acesso para um dispositivo específico como as configurações padrão. Alterar as configurações de controle de acesso padrão não altera automaticamente as permissões de acesso em dispositivos que já são gerenciados.
Se um usuário for membro de mais de um grupo de funções, e os grupos de funções forem atribuídos a dispositivos diferentes, as ações que o usuário tem permissão para realizar em cada dispositivo poderão ser diferentes. Por exemplo, se o usuário for membro dos grupos de função padrão LXC-FW-ADMIN e LXC-OS-ADMIN, e se LXC-FW-ADMIN receber acesso ao Servidor A, mas LXC-OS-ADMIN não receber acesso ao Servidor A, esse usuário poderá atualizar o firmware no Servidor A, mas não conseguirá implantar um sistema operacional para o Servidor A. Se LXC-OS-ADMIN receber acesso ao Servidor B, mas LXC-FW-ADMIN não receber acesso ao Servidor B, esse mesmo usuário poderá implantar um sistema operacional para o Servidor B, mas não poderá atualizar o firmware no Servidor B.
Ao limitar o acesso a um dispositivo que tenha um recurso pai (como um servidor ou comutador em um chassi Flex), um usuário deve ter, pelo menos, permissões somente leitura para o recurso pai para interagir completamente com o dispositivo. Se um usuário tiver, pelo menos, acesso somente leitura para o dispositivo, mas não para o pai, ele não poderá consultar as exibições de inventário do dispositivo, mas talvez possa consultar sobre o dispositivo em algumas exibições, como trabalhos e eventos.
Por exemplo, você pode criar um grupo de funções para o pai e atribuir esse grupo de funções para a função lxc-operador. Inclua todos os usuários que devem ter permissão de acesso a qualquer um dos filhos (como um servidor ou comutador em um chassi Flex), desse grupo de funções. Em seguida, inclua esse grupo de funções como um dos grupos que tenha acesso ao pai.
Procedimento
Execute os seguintes procedimentos para controlar o acesso a dispositivos específicos associando grupos de função a esses dispositivos.
Depois de concluir
Você também pode controlar o acesso a dispositivos executando as seguintes ações:
Altere as permissões para a configuração padrão de acesso público e grupos de função clicando no ícone Editar () e, em seguida, clicando em Restaurar Padrões.
Altere a configuração padrão de acesso público e grupo de funções (consulte Alterando as permissões padrão).
Desabilite o controle de acesso de recurso clicando no botão de alternância Habilitado para alterar Controle de Acesso de Recurso para desabilitado. Isso significa que todos os grupos de função podem acessar todos os dispositivos gerenciados.