Pular para o conteúdo principal

Visão geral do Lenovo XClarity Administrator

O Lenovo XClarity Administrator é uma solução centralizada de gerenciamento de recursos que simplifica o gerenciamento de infraestrutura, acelera as respostas e melhora a disponibilidade dos sistemas e soluções de servidor da Lenovo®. Executado como um dispositivo virtual que automatiza descoberta, inventário, rastreamento, monitoramento e fornecimento de servidor, rede e hardware de armazenamento em um ambiente seguro.


Gráfico que mostra o Lenovo XClarity Administrator gerenciando diversos chassis e listando os principais recursos do Lenovo XClarity Administrator.

O XClarity Administrator fornece uma interface central para executar as seguintes funções para todos os dispositivos gerenciados.

Gerenciamento de hardware
O XClarity Administrator fornece gerenciamento de hardware livre de agente. Pode descobrir automaticamente dispositivos gerenciáveis, incluindo o servidor, a rede e o hardware de armazenamento. Os dados do inventário são coletados para dispositivos gerenciados para proporcionar uma visão geral do inventário e status de hardware gerenciado.

Existem várias tarefas de gerenciamento para cada dispositivo suportado, incluindo visualização de status e propriedades, definição de configurações do sistema e de rede, ativação das interfaces de gerenciamento, ativação e desativação do sistema e controle remoto. Para obter mais informações sobre o gerenciamento de dispositivos, consulte Gerenciando chassi, Gerenciando servidores e Gerenciando comutadores.

Dica
O servidor, a rede e o hardware de armazenamento que podem ser gerenciados pelo XClarity Administrator são chamados de dispositivos. O hardware que está sob gerenciamento do XClarity Administrator é chamado de dispositivos gerenciados.

É possível usar a exibição do rack do XClarity Administrator para agrupar seus dispositivos gerenciados e refletir a configuração física do rack em seu datacenter. Para obter mais informações sobre racks, consulte Gerenciando racks.

Monitoramento de hardware
O XClarity Administrator fornece uma visão centralizada de todos os eventos e alertas gerados dos dispositivos gerenciados. Um evento ou alerta é transmitido ao XClarity Administrator e exibido no log de eventos ou de alertas. Um resumo de todos os eventos e alertas é visível no painel e na barra de status. Eventos e alertas de um dispositivo específico estão disponíveis na página de detalhes Alertas e eventos desse dispositivo.

Para obter mais informações sobre o monitoramento de hardware, consulte Trabalhando com eventos e Trabalhando com alertas.

Gerenciamento de configuração
É possível fornecer rapidamente e pré-provisionar todos os servidores usando uma configuração consistente. Definições de configuração (como armazenamento local, adaptadores de E/S, configurações de inicialização, firmware, portas e configurações UEFI e de controlador de gerenciamento) são salvas como um padrão de servidor que pode ser aplicado a um ou mais servidores gerenciados. Quando os padrões de servidor são atualizados, as mudanças são implantadas automaticamente nos servidores aplicados.

Os padrões de servidor também integram suporte para virtualizar endereços de E/S. Assim, é possível virtualizar conexões de malha do Flex System ou redefinir servidores sem interromper a malha.

Para obter mais informações sobre configuração de servidores, consulte Configurando servidores com padrões de configuração.

Atualizações de firmware e conformidade
O gerenciamento de firmware é simplificado designando políticas de conformidade de firmware para dispositivos gerenciados. Quando você cria e atribui uma política de conformidade para dispositivos gerenciados, o XClarity Administrator monitora alterações no inventário para esses dispositivos e sinaliza todos os dispositivos que estão fora de conformidade.

Quando um dispositivo está fora de conformidade, é possível usar o XClarity Administrator para aplicar e ativar as atualizações de firmware para todos os dispositivos nesse dispositivo em um repositório de atualizações de firmware que você gerencia.

Nota
Atualizar o repositório e baixar atualizações de firmware requer uma conexão com a Internet. Se o XClarity Administrator não tiver conexão com a Internet, importe manualmente atualizações de firmware no repositório.

Para obter mais informações sobre atualização de firmware, consulte Atualizando firmware em dispositivos gerenciados.

Implantação do sistema operacional
É possível usar o XClarity Administrator para gerenciar um repositório de imagens do sistema operacional e implantar imagens do sistema operacional em até 28 servidores gerenciados simultaneamente.

Para obter mais informações sobre implantação de sistemas operacionais, consulte Instalando sistemas operacionais em servidores bare-metal.

Autenticação do dispositivo
O XClarity Administrator usa os seguintes métodos para autenticar com o chassis e servidores gerenciados.
  • Autenticação gerenciada. Quando a autenticação gerenciada é habilitada, as contas do usuário que você cria no XClarity Administrator são usadas para autenticar chassis e servidores gerenciados.

    Para obter mais informações sobre usuários, consulte Gerenciando contas de usuário.

  • Autenticação local. Quando a autenticação gerenciada está desabilitada, as credenciais armazenadas definidas no XClarity Administrator são usadas para autenticar servidores gerenciados. As credenciais armazenadas devem corresponder a uma conta do usuário ativa no dispositivo ou no Active Directory.

    Para obter mais informações sobre credenciais armazenadas, consulte Gerenciando credenciais compartilhadas.

Gerenciamento de autenticação
O XClarity Administrator fornece um servidor de autenticação centralizado para criar e gerenciar contas de usuário e para gerenciar e autenticar credenciais do usuário. O servidor de autenticação é criado automaticamente quando você inicia o servidor de gerenciamento pela primeira vez. As contas do usuário que você cria para o XClarity Administrator também podem ser usadas para fazer login no chassi gerenciado e nos servidores no modo de autenticação gerenciada. Para obter mais informações sobre usuários, consulte Gerenciando contas de usuário.
O XClarity Administrator suporta três tipos de servidor de autenticação:
  • Servidor de autenticação local. Por padrão, o XClarity Administrator é configurado para usar o servidor de autenticação local que reside no nó de gerenciamento.
  • Servidor LDAP externo. Atualmente, apenas o Microsoft Active Directory é suportado. Este servidor deve residir em um servidor do Microsoft Windows externo conectado à rede de gerenciamento.

    Quando um servidor LDAP externo for usado, o servidor de autenticação local será desativado.

  • SAML externo 2.0 provedor de identidade. Atualmente, Microsoft Active Directory Federation Services (AD FS) são compatíveis. Além de inserir um nome de usuário e senha, a autenticação de vários fatores pode ser configurada para ativar segurança adicional exigindo um código PIN, a leitura de um cartão inteligente e o certificado de cliente.

Para obter mais informações sobre tipos de autenticação, consulte Gerenciando o servidor de autenticação.

Ao criar uma conta de usuário, designe um grupo de funções predefinido ou personalizado à conta do usuário para controlar o nível de acesso desse usuário. Para obter mais informações sobre grupos de funções, consulte Criando um grupo de funções personalizado.

O XClarity Administrator inclui um log de auditoria que fornece um registro histórico de ações do usuário, como efetuar logon, criar novos usuários ou alterar senhas de usuário. Para obter mais informações sobre o log de auditoria, consulte Trabalhando com eventos.

Segurança
Se o ambiente deve obedecer aos padrões NIST SP 800-131A, o XClarity Administrator pode ajudá-lo a obter um ambiente totalmente compatível.

O XClarity Administrator oferece suporte aos certificados SSL autoassinados (que são emitidos por uma autoridade de certificação interna) e certificados SSL externos (que são emitidos por uma CA privada ou comercial).

Firewalls no chassi e servidores podem ser configurados para aceitar solicitações de entrada apenas do XClarity Administrator.

Para obter mais informações sobre segurança, consulte Implementando um ambiente seguro.

Serviço e Suporte
O XClarity Administrator pode ser configurado para coletar e enviar arquivos de diagnóstico automaticamente ao provedor de serviço preferencial quando determinados eventos que podem ser reparados ocorrerem no XClarity Administrator e nos dispositivos gerenciados. É possível optar por enviar arquivos de diagnóstico ao Suporte da Lenovo utilizando Call Home ou outro provedor de serviço que usar SFTP. Também é possível coletar arquivos de diagnóstico manualmente, abrir um registro de problemas e enviar arquivos de diagnóstico ao Centro de Suporte da Lenovo.
Automação de tarefas usando scripts
O XClarity Administrator pode ser integrado no gerenciamento externo de alto nível e em plataformas de automação por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) abertas REST. Usando as APIs REST, o XClarity Administrator pode integrar se facilmente à sua infraestrutura de gerenciamento existente.
O kit de ferramentas do PowerShell fornece uma biblioteca de cmdlets para automatizar o fornecimento e gerenciamento de recursos em uma sessão do Microsoft PowerShell. O kit de ferramentas Python fornece uma biblioteca Python de comandos e APIs para automatizar o fornecimento e gerenciamento de recursos em um ambiente OpenStack, como Ansible ou Puppet. Os dois kits de ferramentas fornecem uma interface para as APIs REST XClarity Administrator para automatizar funções como:
  • Efetuando login no XClarity Administrator

  • Gerenciar e cancelar o gerenciamento de chassi, servidores, dispositivos de armazenamento e comutadores top-of-rack (dispositivos)

  • Coletar e exibir dados do inventário para dispositivos e componentes

  • Implantar uma imagem do sistema operacional em um ou mais servidores

  • Configurar servidores com padrões de configuração

  • Aplicar atualizações de firmware a dispositivos

Para obter mais informações sobre criação de scripts, consulte Script de funções de gerenciamento.

Integração com outro software gerenciado
Os módulos XClarity Administrator integram XClarity Administrator ao software de gerenciamento de terceiros para oferecer funções de descoberta, monitoramento, configuração e gerenciamento para reduzir o custo e complexidade de administração rotineira de sistema para dispositivos suportados.
Para obter mais informações sobre o XClarity Administrator, consulte os documentos a seguir:

Para considerações adicionais, consulte Considerações sobre gerenciamento.

Documentação
A documentação do XClarity Administrator é atualizada regularmente online, em inglês. Consulte Documentação online do XClarity Administrator para obter as informações e os procedimentos mais atuais.
A documentação online está disponível nos seguintes idiomas:
  • Alemão (de)

  • Inglês (en)

  • Espanhol (es)

  • Francês (fr)

  • Italiano (it)

  • Japonês (ja)

  • Coreano (ko)

  • Português do Brasil (pt-BR)

  • Russo (ru)

  • Tailandês (th)

  • Chinês simplificado (zh-CN)

  • Chinês tradicional (zh-TW)

O inglês é exibido por padrão. Você pode alterar o idioma da documentação online das maneiras a seguir.
  • Selecione seu idioma no menu suspenso do idioma no banner.
  • Adicione <language_code> após https://pubs.lenovo.com/lxca/, por exemplo, para exibir a documentação online em chinês simplificado.
    https://pubs.lenovo.com/lxca/zh-CN/lxca_overview