Pular para o conteúdo principal

Configurando servidores com padrões de configuração

Os padrões de servidor são usados para fornecer rapidamente ou fornecer previamente diversos servidores (servidores de rack e em torre e nós de cálculo) de um conjunto único de definições de configurações.

Antes de iniciar

Após o teste gratuito de 90 dias, é possível continuar a usar o XClarity Administrator para gerenciar e monitorar seu hardware gratuitamente; entretanto, você deve comprar licenças de habilitação com funcionalidade completa para cada servidor que ofereça suporte a funções avançadas do XClarity Administrator para continuar a usar a função de configuração do servidor. O Lenovo XClarity Pro fornece direito ao serviço e suporte e a licença de habilitação com funcionalidade completa. Para obter mais informações sobre a aquisição do Lenovo XClarity Pro, entre em contato com seu representante Lenovo ou o parceiro de negócios autorizado. Para obter mais informações, consulte Instalando a licença de habilitação com funcionalidade completa.

Revise Considerações sobre configuração para obter informações importantes sobre o suporte de configuração para servidores e dispositivos específicos.

Sobre esta tarefa

É possível usar padrões de servidor no XClarity Administrator para configurar o armazenamento local, adaptadores de E/S, ordem de inicialização e outras configurações de Baseboard Management Controller e de Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) nos servidores gerenciados. Os padrões de servidor também integram suporte para virtualizar endereços de E/S. Assim, é possível virtualizar conexões de malha do servidor ou redefinir servidores sem interromper a malha. Também é possível iniciar solicitações de alteração de zoneamento de SAN antes de receber o novo hardware, virtualizando endereços de Fibre Channel (pré-configurando).

Procedimento

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para configurar servidores gerenciados. As setas contínuas indicam as ações executadas por você. As setas tracejadas indicam as ações que são executadas automaticamente por XClarity Administrator.
Ilustra as etapas envolvidas ao criar e implantar padrões de servidor.

  1. Criar um conjunto de endereços.
    Um conjunto de endereços é um conjunto definido de intervalos de endereços. O Lenovo XClarity Administrator usa conjuntos de endereços para atribuir endereços IP e de E/S para servidores individuais quando os padrões de servidor são implantados para esses servidores.

    Para obter mais informações sobre criação de conjuntos de endereços, consulte Definindo conjuntos de endereços.

  2. Criar padrões de categoria.
    Um padrão de categoria agrupa configurações de firmware relacionadas e que podem ser reutilizadas por vários padrões de servidor. É possível criar padrões para as seguintes categorias de firmware:
    • Informações do sistema
    • Interfaces de gerenciamento
    • Dispositivos e portas de E/S
    • Destinos de inicialização FC
    • Portas do adaptador de E/S

    Para obter mais informações sobre esses padrões de categoria, consulte Trabalhando com padrões de servidor.

  3. Criar um padrão de servidor.

    Um padrão de servidor representa configurações de servidor pré-sistema operacional, incluindo configurações de armazenamento local, configurações de adaptador de E/S, configuração de inicialização e outras configurações do Baseboard Management Controller e de firmware UEFI. Um padrão de servidor é usado como um padrão global para configurar rapidamente vários servidores de uma vez.

    É possível definir vários padrões de servidor para representar as diferentes configurações usadas em seu datacenter.

    Ao definir um padrão de servidor, selecione padrões de categoria e conjuntos de endereços conforme necessário para construir a configuração desejada para um grupo específico de servidores. Um padrão de categoria agrupa configurações relacionadas que podem ser reutilizadas por vários padrões de servidor.

    É possível criar um padrão de servidor do zero para servidores Converged, Flex System, NeXtScale e System x para configurar a configuração desejada antes do hardware chegar. Ou, é possível criar um padrão de servidor em um servidor gerenciado existente. Ao criar um padrão de servidor a partir de um servidor existente, o XClarity Administrator aprende padrões de categoria do servidor selecionado.

    Para obter mais informações sobre como criar padrões de servidor, consulte Criando um padrão de servidor.

  4. Implantar o padrão de servidor.

    Você pode implantar um padrão de servidor em um ou mais servidores individuais ou em grupos de servidores. Por exemplo, você pode implantar um padrão de servidor em um chassi para que todos os nós de cálculo daquele chassi tenham a mesma configuração. Durante a implantação, o XClarity Administrator cria um perfil de servidor para cada servidor o qual o padrão de servidor foi implementado. Cada perfil de servidor representa a configuração específica de um único servidor. Isto herda as configurações do padrão de servidor e também contém informações específicas do servidor (como endereços IP e endereços MAC atribuídos). Como o perfil de servidor herda configurações do padrão de servidor, se você alterar o padrão de servidor, as mudanças são atualizadas automaticamente no perfil de servidor. Desta forma, é possível manter as configurações comuns em um local.


    Ilustra vários perfis que estão sendo criados (uma para cada servidor) de um único padrão de servidor.
    Nota
    As configurações em um servidor poderão ficar fora de conformidade com o perfil de servidor se as configurações forem alteradas sem usar Padrões de Configuração ou se tiver ocorrido um problema durante a implantação, como um problema de firmware ou uma configuração inválida. É possível determinar o status de conformidade de cada servidor na página Padrões de Configuração: Perfis de Servidor.
    É possível implantar um padrão de servidor em:
    • Servidores existentes. Um perfil de servidor é criado para cada servidor. O perfil de servidor é ativado após o servidor associado ser reinicializado.
    • Compartimentos vazios em um chassi existente. Um perfil de servidor é criado para cada compartimento vazio. O perfil de servidor associado com o compartimento vazio pode, então, ser ativado após o nó de cálculo ser instalado fisicamente.
    • Marcador de um chassi que você ainda não tem. É possível fornecer nós de cálculo em um chassi que você ainda não tem, definindo um chassi de marcador para agir como destino para o padrão de servidor antes do hardware físico chegar. O chassi de marcador reúne todos os perfis de servidor criados para cada compartimento de nó de cálculo vazio. Assim, quando o hardware chega, é possível atribuir os perfis de servidor a todos os nós de cálculo no novo chassi, implantando o chassi de marcador para o novo chassi. Cada perfil de servidor é ativado após o nó de cálculo associado ser reinicializado.
    Nota
    É possível implantar um padrão de servidor em diversos servidores. Entretanto, diversos padrões não podem ser implantados em um único servidor.

    Para obter mais informações sobre a implantação de um padrão de servidor, consulte Implantando um padrão de servidor em um servidor e Implantando um chassi de marcador.

  5. Editar o padrão de servidor.

    Você usa os padrões de servidor para controlar uma configuração comum a partir de um único local. Você não precisa mais atualizar as configurações diretamente nos servidores. Ao invés disso, é possível atualizar os padrões de categoria e de servidor, e as alterações serão implantadas automaticamente em todos os perfis associados e em seus servidores.

    Para obter mais informações sobre a edição de um padrão de servidor, consulte Alterando um padrão de servidor.