Pular para o conteúdo principal

Implantando um padrão de servidor em um servidor

Você pode implantar um padrão de servidor em um ou mais servidores individuais ou em grupos de servidores no mesmo nível de firmware. Também é possível implantar um padrão de servidor em um ou mais compartimentos vazios em um chassi gerenciado pelo Lenovo XClarity Administrator ou em um chassi de marcador. Implantar um padrão de servidor antes de instalar o servidor reserva endereços IP de gerenciamento, reserva endereços virtuais Ethernet ou Fibre Channel e envia por push a configuração de rede para as portas internas do comutador relacionado.

Antes de iniciar

Leia as considerações de configuração do servidor antes de tentar aplicar um padrão de servidor aos dispositivos gerenciados (consulte Implantando um padrão de servidor em um servidor).

Verifique se todos os servidores de destino estão no mesmo nível de firmware. Quando você aprende um padrão de um servidor específico, ele contém configurações para as versões de firmware instaladas nesse servidor.

Atenção
A aplicação de um padrão de servidor poderá falhar se o padrão for criado usando um nível de firmware anterior ao que está instalado no servidor.

Procedimento

Para implantar um padrão de servidor em um servidor gerenciado, conclua as seguintes etapas.

  1. Na barra de menus do Lenovo XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Padrões de Configuração de Servidor. A página Padrões de Configuração de Servidor é exibida.
  2. Clique na guia Padrões de Servidor.
  3. Selecione o padrão de servidor a ser implantado e clique no ícone Implantar (Ícone de Implantar padrão).

    A caixa de diálogo Implantar Padrão de Servidor é exibida com o padrão de servidor selecionado listado na lista Padrão para implantação.

  4. Escolha quando ativar as configurações:
    • Completo. Liga ou reinicia imediatamente o servidor para ativar as configurações de servidor, Baseboard Management Controller e Unified Extensible Firmware Interface (UEFI).
    • Parcial. (padrão) Ativa imediatamente as configurações do controlador de gerenciamento, mas adia a ativação das configurações de servidor e UEFI até a próxima reinicialização do servidor. O servidor deve ser ligado ou reiniciado manualmente para que o perfil seja totalmente ativado.
      Nota
      Ao implantar os padrões de servidor que incluíam apenas as configurações do IMM (incluindo informações do sistema, interface de gerenciamento e padrões de categoria estendida do BMC), o servidor não precisará ser reiniciado.
    • Adiado. Gera um perfil para as configurações de servidor, controlador de gerenciamento e UEFI, mas não ativa as configurações no servidor. Você deve ativar manualmente o perfil de servidor reiniciando o servidor antes que o perfil seja totalmente ativado.
    Nota
    As configurações de rede em portas internas do comutador relacionado são enviadas por push para o comutador imediatamente após a implantação, independentemente da configuração de ativação.
  5. Escolha um ou mais servidores ou compartimentos de chassi vazios nos quais deseja implantar o padrão de servidor.
    Nota
    Para exibir uma lista de compartimentos de chassi vazios, selecione Mostrar Compartimentos Vazios.
  6. Clique em Implantar. Uma caixa de diálogo é exibida e lista o status de implantação de cada compartimento selecionado.
  7. Clique em Implantar novamente para iniciar o processo de implantação.
    Nota
    A implantação pode levar vários minutos para ser concluída. Durante a implantação, um perfil de servidor é criado e designado a cada compartimento de chassi ou servidor selecionado.
  8. Clique em Fechar.

Depois de concluir

Você pode monitorar o progresso da implantação clicando em Monitoramento > Trabalhos na barra de menu do XClarity Administrator. Você também pode monitorar a criação do perfil de servidor clicando em Fornecimento > Perfis de Servidor. Após a conclusão da implantação, revise os perfis de servidor gerados e anote o endereço IP de gerenciamento e os endereços Ethernet ou Fibre Channel virtualizados.

Se você tiver implantado um padrão de servidor em um servidor existente e selecionado:
  • Modo de ativação Completo, um perfil de servidor será criado para cada servidor, a configuração será propagada para cada servidor e cada servidor será reinicializado para ativar as alterações de configuração.
  • Modo de ativação Parcial, um perfil de servidor será criado para cada servidor e a configuração será propagada para cada servidor. Para ativar totalmente as alterações de configuração, você deve ligar ou reiniciar manualmente cada servidor (consulte Ligando e desligando um servidor).
  • Modo de ativação Adiado, um perfil de servidor será criado para cada servidor. Você deve ativar manualmente o perfil de servidor no servidor (consulte Ativando um perfil de servidor).

Se você tiver implantado um padrão de servidor em um compartimento vazio em um chassi gerenciado ou chassi de marcador, após os nós de cálculo serem fisicamente instalados nos compartimentos de chassi apropriados e então descobertos e gerenciados pelo Lenovo XClarity Administrator, você deverá implantar e ativar o perfil de servidor nos nós de cálculo instalados recentemente (consulte Ativando um perfil de servidor).

Se um ou mais servidores não iniciarem após você ter implantado um novo padrão de servidor neles, o problema poderá ser que as configurações de inicialização foram substituídas pelas configurações de inicialização do padrão de servidor. Para sistemas operacionais instalados no modo UEFI, restaurar as configurações padrão pode requerer etapas de configuração adicionais para restaurar a configuração de inicialização. Para ver exemplos de recuperação das configurações de inicialização nos servidores que estão em execução no Windows ou Linux, consulte Recuperando configurações de inicialização após a implantação do padrão de servidor.