Pular para o conteúdo principal

Configurando comutadores com modelos de configuração

É possível usar modelos para fornecer rapidamente vários comutadores de rack de CNOS de um conjunto único de configurações definidas.

Sobre esta tarefa

Você pode usar modelos de configuração de comutador em XClarity Administrator para definir configurações globais, canais de porta, LANs virtuais, grupos de agregação de links virtuais e topologias de lateral da folha em comutadores gerenciados. Atualmente, apenas os comutadores de rack que executam o CNOS são suportados.

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para configurar comutadores de rack gerenciados.
Ilustra as etapas envolvidas ao criar e implantar modelos de configuração de comutador.
  1. Escolha um tipo de modelo.

    Um modelo de configuração de comutador agrupa configurações de comutador relacionadas. É possível criar os seguintes tipos de modelos de configuração de comutador.

    • Globais. Define as configurações globais, incluindo a propriedade do sistema, as tags de VLAN nativas e interfaces L2.

    • Canal de porta. Define configurações de canal de porta básicas e avançadas, remove portas e exclui um canal de porta.

    • Lateral da folha. Implanta uma configuração de lateral da folha em uma topologia existente.

    • LAN Virtual (VLAN). Define as propriedades e configurações de VLAN e exclui uma VLAN.

    • Grupo de agregação de links virtuais (VLAG). Define configurações de pares de VLAG, básicas e avançadas e cria e exclui uma instância de VLAG.

  2. Crie um modelo.

    É possível criar vários modelos de configuração de comutador para representar as diferentes configurações usadas em seu datacenter. Você usa modelos de configuração de comutador para controlar uma configuração comum de comutador de um único local.

    Para obter mais informações sobre como criar modelos de configuração do comutador, consulte Criando um modelo de configuração de comutador.

  3. Implante o modelo em um ou mais comutadores.

    É possível implantar um padrão de servidor em um ou mais comutadores de rack individuais que executam o CNOS.

    Para obter mais informações sobre como implantar uma configuração do comutador, consulte Implantando modelos de configuração de comutador em um comutador de destino.

  4. Edite um modelo.

    Editar um modelo de configuração de comutador não implanta automaticamente as configurações atualizadas em todos os comutadores nos quais o modelo inicial foi implantado. Você precisa reimplantar manualmente os modelos alterados. A página Histórico controla as configurações para cada implantação.