Pular para o conteúdo principal

Instalando sistemas operacionais em servidores bare-metal

É possível usar o Lenovo XClarity Administrator para gerenciar o Repositório de imagens do SO e implantar imagens do sistema operacional em até 28 servidores bare-metal ao mesmo tempo.

Antes de iniciar

Após o teste gratuito de 90 dias, é possível continuar a usar o XClarity Administrator para gerenciar e monitorar seu hardware gratuitamente; entretanto, você deve comprar licenças de habilitação com funcionalidade completa para cada servidor que ofereça suporte a funções avançadas do XClarity Administrator para continuar a usar a função de implantação do SO. O Lenovo XClarity Pro fornece direito ao serviço e suporte e a licença de habilitação com funcionalidade completa. Para obter mais informações sobre a aquisição do Lenovo XClarity Pro, entre em contato com seu representante Lenovo ou o parceiro de negócios autorizado. Para obter mais informações, consulte Instalando a licença de habilitação com funcionalidade completa.

Sobre esta tarefa

O XClarity Administrator fornece uma maneira simples de implantar imagens de sistema operacional em servidores bare-metal, que normalmente não têm um sistema operacional instalado.

Atenção
Se você implantar um sistema operacional em um servidor que possui um sistema operacional, o XClarity Administrator executará uma instalação nova que substitui as partições nos discos de destino
Vários fatores determinam a quantidade de tempo necessária para implantar um sistema operacional em um servidor:
  • A quantia de RAM instalada no servidor, o que afeta quanto tempo o servidor leva para iniciar.
  • O número e os tipos de adaptadores de E/S instalados no servidor, o que afeta o tempo gasto para o XClarity Administrator executar um inventário do servidor. Isso também afeta o tempo gasto para o firmware UEFI ser iniciado quando o servidor é iniciado. Durante a implantação do sistema operacional, o servidor é reiniciado várias vezes.
  • Tráfego de rede. O XClarity Administrator baixa a imagem do sistema operacional na rede de dados ou na rede de implantação do sistema operacional.
  • A configuração de hardware no host em que o dispositivo virtual do Lenovo XClarity Administrator está instalado. A quantia de RAM, processadores e armazenamento de disco rígido pode afetar os tempos de download.
Acesso à Rede
Para implantar uma imagem do sistema operacional do XClarity Administrator, pelo menos uma das interfaces do XClarity Administrator (Eth0 ou Eth1) deve ter conectividade de rede IP com a interface de rede do servidor que é usada para acessar o sistema operacional do host. A implantação do sistema operacional usa a interface que é definida na página . Para obter mais informações sobre configurações de rede, consulte Configurando o acesso à rede.

Antes de executar uma implantação do sistema operacional bare-metal em um servidor, prepare o servidor atualizando o firmware para os níveis mais recentes e configurando o servidor usando Padrões de Configuração. Para obter mais informações, consulte Atualizando firmware em dispositivos gerenciados e Configurando servidores com padrões de configuração.

Atenção
É recomendado não usar o XClarity Administrator para executar uma implantação do sistema operacional bare-metal em dispositivos Converged e ThinkAgile.

Procedimento

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para implantar uma imagem do SO em um servidor.


Ilustra as etapas envolvidas ao gerenciar e implantar imagens do sistema operacional, incluindo importação e personalização de imagens do SO, definição de configurações globais, definição de configurações de rede, configuração do local de armazenamento e implantação de imagens.

  1. Importe imagens do SO.
    Antes de implantar uma imagem do SO em um servidor, primeiro você deve importar o sistema operacional para o repositório. Quando você importa uma imagem do SO, o XClarity Administrator:
    • Verifica se há espaço suficiente no Repositório de imagens do SO antes de importar o sistema operacional. Se você não tiver espaço suficiente para importar uma imagem, exclua uma imagem existente do repositório e tente importar novamente a nova imagem.
    • Cria um ou mais perfis dessa imagem e armazena o perfil no Repositório de imagens do SO. Cada perfil inclui a imagem do SO e opções de instalação. Para obter informações adicionais sobre perfis predefinidos de imagem do SO, consulte Perfis de imagem do sistema operacional.

    Um sistema operacional de base é a imagem do SO completa que foi importada para o repositório de imagens do SO. A imagem de base importada contém perfis predefinidos que descrevem as configurações de instalação para essa imagem. Você pode criar perfis personalizados na imagem de base do SO que podem ser implantados para configurações específicas.

    Você também pode importar sistemas operacionais personalizados compatíveis. Essa imagem personalizada contém um perfil de marcador predefinido, que não pode ser implantado. Você deve importar um perfil personalizado que pode ser implantado ou criar seu próprio perfil personalizado com base no perfil de marcador. Depois que o perfil personalizado é adicionado, o perfil de marcador é removido automaticamente.

    Para o Microsoft Windows Server 2016 e 2019, é possível importar uma imagem do sistema operacional personalizada para cada versão. A imagem de base importada contém perfis predefinidos que descrevem as configurações de instalação para essa imagem. Não é possível criar perfis personalizados na imagem do SO personalizada.

    Para obter uma lista de sistemas operacionais de base e personalizados suportados, consulte Sistemas operacionais com suporte.

  2. (Opcional) Personalize a imagem do SO.

    Você pode personalizar uma imagem do SO adicionando drivers de dispositivo, arquivos de inicialização (somente para Windows), definições de configuração, arquivos autônomos, scripts pós-instalação e software. Quando você personaliza uma imagem do SO de base, o XClarity Administrator cria um perfil de imagem do SO personalizada que inclui os arquivos personalizados e opções de instalação.

    O repositório de imagens do SO poderá armazenar um número ilimitado de arquivos personalizados e predefinidos, se houver espaço disponível para armazenar os arquivos.

  3. Defina configurações globais.
    As configurações globais são opções de configuração que servem como padrões para implantação do sistema operacional. É possível definir as seguintes configurações globais.
    • A senha da conta de usuário administrador a ser usada para implantar os sistemas operacionais
    • O método a ser usado para atribuir endereços IP a servidores
    • Chaves de licença para usar ao ativar sistemas operacionais instalados
    • A opção de ingressar em um domínio do Active Directory como parte da implantação do sistema operacional Windows
  4. Defina configurações de rede.

    É possível especificar as configurações de rede para cada servidor no qual os sistemas operacionais serão implantados.

    Se estiver usando DHCP para atribuir endereços IP dinamicamente, você deverá configurar o endereço MAC.

    Se estiver usando endereços IP estáticos, você deverá definir as configurações de rede a seguir para um servidor específico antes de implantar um sistema operacional nesse servidor. Após a definição dessas configurações, o status de implantação das alterações do servidor muda para Pronto. (Observe que alguns campos não ficarão disponíveis para endereços IPv6 estáticos.)
    • Nome do Host

      O nome do host deve obedecer as seguintes regras:

      • O nome do host de cada servidor gerenciado deve ser exclusivo.

      • O nome do host pode conter cadeias de caracteres (rótulos) separadas por um ponto (.).

      • Cada rótulo pode conter letras ASCII, dígitos e traços (-). No entanto, a string não pode começar ou terminar com um traço e não pode conter apenas dígitos.

      • O primeiro rótulo pode ter de 2 a 15 caracteres. Os rótulos subsequentes podem ter de 2 a 63 caracteres.

      • O comprimento total do nome do host deve ter no máximo 255 caracteres.

    • Endereço MAC da porta no host em que o sistema operacional será instalado.

      O endereço MAC é definido como AUTO por padrão. Essa definição automaticamente detecta as portas Ethernet que podem ser configuradas e usadas para implantação. O primeiro endereço MAC (porta) detectado é usado por padrão. Se a conectividade for detectada em um endereço MAC diferente, o host do XClarity Administrator será reiniciado automaticamente para usar o endereço MAC recém-detectado para a implantação.

      É possível determinar o status da porta de endereço MAC usada para a implantação do SO no menu da lista suspensa Endereço MAC na caixa de diálogo Configurações de Rede. Se várias portas estiverem ativas ou se todas as portas estiverem desativadas, AUTO será usado por padrão.

      Nota
      • Não há suporte para portas de rede virtual. Não use uma porta de rede física para simular várias portas de rede virtual.

      • Quando a configuração de rede do servidor é definida como AUTOMÁTICO, o XClarity Administrator pode detectar automaticamente as portas de rede nos slots 1 – 16. Pelo menos uma porta nos slots 1 – 16 deve ter uma conexão com XClarity Administrator.

      • Se você quiser usar uma porta de rede no slot 17 ou superior para o endereço MAC, não poderá usar AUTOMÁTICO. Em vez disso, você deve definir a configuração de rede do servidor como o endereço MAC da porta específica que você deseja usar.

      • Para os servidores ThinkServer, nem todos os endereços MAC de host são exibidos. Na maioria dos casos, os endereços MAC para adaptadores Ethernet AnyFabric são listados na caixa de diálogo Editar Configurações de Rede. Os endereços MAC para outros adaptadores Ethernet (como Lan-On-Motherboard) não são listados. Quando o endereço MAC de um adaptador não estiver disponível, use o método AUTO para implantações não VLAN.

    • Endereço IP e máscara de sub-rede
    • Gateway de IP
    • Até dois servidores de Sistema de Nomes de Domínio (DNS)
    • Velocidade da Unidade de Transmissão Máxima (MTU)
    • ID da VLAN, se o modo IP da VLAN estiver habilitado

    Se você optar por usar VLANs, poderá atribuir um ID de VLAN ao adaptador de rede do host que está sendo configurado.

  5. Escolha as opções de armazenamento

    Para cada implantação, você pode escolher o local de armazenamento preferencial onde o sistema operacional deve ser implantado. Dependendo do sistema operacional, você pode optar pode implantar uma unidade de disco local, chave do hipervisor integrado ou SAN.

  6. Escolha opções adicionais ce configurações personalizadas e implante a imagem do SO.

    É possível configurar opções de implantação adicionais, como chave de licença para a implantação do SO, e configurações personalizadas. Se você estiver instalando o Microsoft Windows, também poderá configurar o domínio do Active Directory a ser incluído.

    Nota
    • Se você tiver definido configurações personalizadas para um perfil personalizado específico do SO, deverá definir valores para as configurações personalizadas necessárias antes de implantar o perfil em um servidor.

    • Ao implantar um perfil do SO personalizado que inclui as configurações personalizadas, todos os servidores de destino devem usar o mesmo perfil personalizado do SO, e os valores das configurações personalizadas se aplicam a todos os servidores de destino.

    Em seguida, escolha os servidores de destino da implantação e as imagens do SO a serem implantadas. Lembre-se de que para implantar um sistema operacional, o servidor deve ter um status de implantação de Pronto.

    É possível implantar imagens do sistema operacional em até 28 servidores ao mesmo tempo.

    Antes de tentar implantar uma imagem do sistema operacional, revise Considerações sobre implantação do sistema operacional.