Pular para o conteúdo principal

Considerações sobre implantação do sistema operacional

Antes de tentar implantar uma imagem do sistema operacional, revise as seguintes considerações.

Considerações sobre o Lenovo XClarity Administrator

  • Certifique-se de que nenhum trabalho esteja em execução atualmente no servidor de destino. Para ver uma lista de trabalhos ativos, clique em Monitoramento > Trabalhos.
  • Certifique-se de que o servidor de destino não tenha um padrão de servidor adiado ou ativado parcialmente. Se um padrão de servidor foi adiado ou ativado parcialmente no servidor gerenciado, você deve reiniciar o servidor para aplicar todas as definições de configuração. Não tente implantar um sistema operacional em um servidor com um padrão de servidor ativado parcialmente.

    Para determinar o status de configuração do servidor, consulte o campo Status de Configuração na página Resumo do servidor gerenciado (consulte Visualizando os detalhes de um servidor gerenciado).

  • Certifique-se de que a senha para a conta de administrador que deve ser usada para implantar o sistema operacional esteja especificada na caixa de diálogo Configurações Globais: Implantar Sistemas Operacionais. Para obter mais informações sobre como configurar a senha, consulte Definindo configurações de implantação de SO globais.
  • Certifique-se de que as configurações globais padrão estejam corretas para esta implantação do sistema operacional (consulte Definindo configurações de implantação de SO globais).

Considerações sobre dispositivo gerenciado

  • Para obter informações sobre as limitações de implantação do sistema operacional para dispositivos específicos, consulte Página da Web Suporte do XClarity Administrator – Compatibilidade, clique na guia Compatibilidade e, em seguida, clique no link para os tipos de dispositivo apropriados.
  • Certifique-se de que não há nenhuma mídia montada (como ISOs) no servidor de destino. Além disso, certifique-se de que não haja nenhuma sessão de mídia remota ativa abertas para o controlador de gerenciamento.
  • Certifique-se de que o carimbo de data/hora no BIOS esteja definido para a data e a hora atuais.
  • Para servidores com XCC2 que tenham o protetor do sistema habilitado e a ação definida para Impedir a inicialização do SO, o protetor do sistema deve ser compatível com o dispositivo. Se o protetor do sistema não for compatível, os dispositivos serão impedidos de concluir o processo de inicialização, o que faz com que a implantação do SO falhe. Para provisionar esses dispositivos, responda manualmente ao prompt de inicialização do protetor do sistema para permitir que os dispositivos seja inicializados normalmente.

  • Para servidores ThinkSystem e System x, certifique-se de que a opção do BIOS legado esteja desativada. No utilitário de configuração BIOS/UEFI (F1), clique em Configuração UEFI > Configurações do Sistema e verifique se BIOS legado é definido como Desabilitado.
  • Para servidores Flex System, certifique-se de que o chassi esteja ligado.
  • Para servidores Converged, NeXtScale e System x, verifique se uma chave FoD (Feature on Demand) para presença remota está instalada. Você pode determinar se a presença remota está ativada, desativada ou não está instalada em um servidor na página Servidores (consulte Visualizando o status de um servidor gerenciado). Para obter mais informações sobre chaves FoD instaladas nos seus servidores, consulte Exibindo chaves do Features on Demand.
  • Para servidores ThinkSystem e dispositivos ThinkAgile, o recurso XClarity Controller Enterprise é necessário para a implantação do sistema operacional. Para obter mais informações, consulte Exibindo chaves do Features on Demand.
  • Para dispositivos Converged e ThinkAgile, é recomendado não usar o XClarity Administrator para executar uma implantação do sistema operacional bare-metal.

Considerações sobre o sistema operacional

  • Certifique-se de ter todas as licenças do sistema operacional aplicáveis para ativar os sistemas operacionais instalados. Você é responsável por obter licenças diretamente do fabricante do sistema operacional.
  • Assegure-se de que a imagem do sistema operacional que você pretende implantar já esteja carregada no Repositório de imagens do SO. Para obter informações sobre como importar imagens, consulte Importando imagens do sistema operacional.
  • Imagens do sistema operacional no repositório XClarity Administrator podem não ter suporte apenas certas plataformas de hardware. Apenas os perfis de imagem do SO que são aceitos pelo servidor selecionado são listados na página Implantar Imagens de SO. É possível determinar se um sistema operacional é compatível com um servidor específico no Site do guia de interoperabilidade do SO da Lenovo.
  • No Windows, você deve importar um arquivo de inicialização para o repositório de imagens do SO para que você possa implantar um perfil do Windows. A Lenovo reúne o arquivo de inicialização WinPE_64.wim predefinido junto com um conjunto de drivers de dispositivo em um único pacote que pode ser baixado no Página da Web dos drivers do Lenovo Windows e do repositório de imagens do WinPE e, em seguida, importado para o repositório de imagens do SO. Como o arquivo do pacote contém drivers de dispositivo e arquivos de inicialização, é possível importar o arquivo do pacote da guia Driver de Dispositivo ou Arquivos de Inicialização.

  • No SLES 15 e 15 SP1, você deve importar a imagem do instalador e a imagem do pacote associado do Página da Web Centro de suporte do sistema operacional do servidor. Para o SLES 15 SP2 ou posterior, é necessário importar apenas a imagem de mídia de instalação completa porque os DVDs do Instalador Unificado e pacotes do SUSE Linux Enterprise Server 15 e 15 SP1 foram substituídos.
  • Ao implantar o Ubuntu com o perfil de Virtualização, a rede do host do servidor deve ter acesso à Internet para baixar pacotes de instalação da nuvem Ubuntu.

  • Para servidores ThinkSystem, XClarity Administrator inclui os drivers de dispositivo para permitir a instalação do sistema operacional, bem como configuração básica de rede e de armazenamento para o sistema operacional final. Para outros servidores, certifique-se de que a imagem do sistema operacional que você pretende implantar inclua os drivers de dispositivo Ethernet, Fibre Channel e adaptador de armazenamento apropriados para seu hardware. Se o driver de dispositivo do adaptador de E/S não está incluído no sistema operacional, o adaptador não é suportado para implantação do SO. Sempre instale o sistema operacional mais recente para garantir que tenha os drivers de dispositivo do adaptador de E/S de caixa de entrada mais recentes e os arquivos de inicialização necessários. É possível também incluir os drivers de dispositivo predefinidos e arquivos de inicialização para os sistemas operacionais que foram importados para o XClarity Administrator (consulte Personalizando perfis de imagem do SO).

    Para o VMware, use a última Imagem Personalizada da Lenovo para ESXi, que inclui suporte para os adaptadores mais recentes. Para informações sobre como obter essa imagem, consulte Suporte VMware – Página da Web de downloads.

  • Para servidores ThinkSystem, se desejar implantar o SLES 12 SP2, use um perfil kISO. Para obter os perfis de kISO, você deve importar a imagem kISO SLES apropriada depois de importar o sistema operacional SLES de base. Você pode baixar a imagem kISO do SLES do Suporte Linux – Página da Web de downloads.
    Nota
    • A imagem de SLES kISO conta para o número máximo de imagens de sistema operacional importadas.

      Para obter uma lista de sistemas operacionais de base e personalizados suportados, consulte Sistemas operacionais com suporte.

    • Se você excluir todos os perfis kISO, exclua o sistema operacional SLES de base e, em seguida, importe a imagem kISO e do sistema operacional de base novamente para implantar o SLES 12 SP2 em um servidor ThinkSystem.

    • Se você criar um perfil de SO personalizado com base em um perfil kISO, os drivers de dispositivo predefinidos no sistema operacional de base não serão incluídos. Os drivers de dispositivo que estão incluídos no kISO serão usados. É possível também incluir os drivers de dispositivo para o perfil de SO personalizado (consulte Criando um perfil da imagem do SO personalizada).

Para obter mais informações sobre limitações para sistemas operacionais específicos, consulte Sistemas operacionais suportados.

Considerações de rede

  • Certifique-se de que todas as portas necessárias estejam abertas (consulte Disponibilidade da porta para sistemas operacionais implantados).
  • Certifique-se de que o XClarity Administrator possa se comunicar com o servidor de destino (o Baseboard Management Controller e a rede de dados do servidor) pela interface (Eth0 ou Eth1) que foi selecionada quando você configurou o acesso de rede do XClarity Administrator.

    Para especificar uma interface a ser usada para implantação do sistema operacional, consulte Configurando o acesso à rede.

    Para obter mais informações sobre a rede de implantação do sistema operacional e interfaces, consulte Considerações de rede.

  • Verifique se os endereços IP são exclusivos para o sistema operacional do host. O XClarity Administrator verifica se há endereços IP duplicados especificados para o endereço de rede durante o processo de implantação.
  • Se a rede estiver lenta ou instável, você poderá ter resultados imprevisíveis ao implantar sistemas operacionais.
  • A interface de rede do XClarity Administrator usada para gerenciamento deve ser configurada para conectar-se a baseboard management controller usando o mesmo método de endereço IP escolhido na caixa de diálogo Configurações Globais: Implantar Sistemas Operacionais. Por exemplo, se o XClarity Administrator é configurado para usar eth0 para o gerenciamento, e você optar por usar endereços IPv6 estáticos atribuídos manualmente ao configurar o SO implantado, o eth0 deve ser configurado com um endereço IPv6 que tenha conectividade com o baseboard controlador de gerenciamento.
  • Se você optar por usar endereços IPv6 para as configurações globais de implantação de SO, o endereço IPv6 para XClarity Administrator deverá ser roteado para o baseboard management controller e rede de dados nos servidores.
  • O modo IPv6 não é compatível com o ThinkServer (consulte Limitações de configuração de IP).
  • Se estiver usando DHCP para atribuir endereços IP dinamicamente, você deverá configurar o endereço MAC.

  • Se estiver usando endereços IP estáticos, você deverá definir as configurações de rede a seguir para um servidor específico antes de implantar um sistema operacional nesse servidor. Após a definição dessas configurações, o status de implantação das alterações do servidor muda para Pronto. (Observe que alguns campos não ficarão disponíveis para endereços IPv6 estáticos.)
    • Nome do Host

      O nome do host deve obedecer as seguintes regras:

      • O nome do host de cada servidor gerenciado deve ser exclusivo.

      • O nome do host pode conter cadeias de caracteres (rótulos) separadas por um ponto (.).

      • Cada rótulo pode conter letras ASCII, dígitos e traços (-). No entanto, a string não pode começar ou terminar com um traço e não pode conter apenas dígitos.

      • O primeiro rótulo pode ter de 2 a 15 caracteres. Os rótulos subsequentes podem ter de 2 a 63 caracteres.

      • O comprimento total do nome do host deve ter no máximo 255 caracteres.

    • Endereço MAC da porta no host em que o sistema operacional será instalado.

      O endereço MAC é definido como AUTO por padrão. Essa definição automaticamente detecta as portas Ethernet que podem ser configuradas e usadas para implantação. O primeiro endereço MAC (porta) detectado é usado por padrão. Se a conectividade for detectada em um endereço MAC diferente, o host do XClarity Administrator será reiniciado automaticamente para usar o endereço MAC recém-detectado para a implantação.

      É possível determinar o status da porta de endereço MAC usada para a implantação do SO no menu da lista suspensa Endereço MAC na caixa de diálogo Configurações de Rede. Se várias portas estiverem ativas ou se todas as portas estiverem desativadas, AUTO será usado por padrão.

      Nota
      • Não há suporte para portas de rede virtual. Não use uma porta de rede física para simular várias portas de rede virtual.

      • Quando a configuração de rede do servidor é definida como AUTOMÁTICO, o XClarity Administrator pode detectar automaticamente as portas de rede nos slots 1 – 16. Pelo menos uma porta nos slots 1 – 16 deve ter uma conexão com XClarity Administrator.

      • Se você quiser usar uma porta de rede no slot 17 ou superior para o endereço MAC, não poderá usar AUTOMÁTICO. Em vez disso, você deve definir a configuração de rede do servidor como o endereço MAC da porta específica que você deseja usar.

      • Para os servidores ThinkServer, nem todos os endereços MAC de host são exibidos. Na maioria dos casos, os endereços MAC para adaptadores Ethernet AnyFabric são listados na caixa de diálogo Editar Configurações de Rede. Os endereços MAC para outros adaptadores Ethernet (como Lan-On-Motherboard) não são listados. Quando o endereço MAC de um adaptador não estiver disponível, use o método AUTO para implantações não VLAN.

    • Endereço IP e máscara de sub-rede
    • Gateway de IP
    • Até dois servidores de Sistema de Nomes de Domínio (DNS)
    • Velocidade da Unidade de Transmissão Máxima (MTU)
    • ID da VLAN, se o modo IP da VLAN estiver habilitado
  • Se você optar por usar VLANs, poderá atribuir um ID de VLAN ao adaptador de rede do host que está sendo configurado.

Para obter mais informações sobre a rede de implantação do sistema operacional e interfaces, consulte Definindo as configurações de rede para servidores gerenciados e Considerações de rede.

Considerações de armazenamento e opções de inicialização

  • Certifique-se de que a opção de inicialização UEFI no servidor de destino esteja configurada como Apenas inicialização UEFI antes de implantar um sistema operacional. As opções de inicialização Apenas legado e UEFI primeiro, depois legado não são suportadas para implantação do sistema operacional.
  • Cada servidor deve ter um adaptador RAID de hardware instalado e configurado.

    Atenção
    • Somente o armazenamento configurado com RAID de hardware é suportado.

    • O RAID do software que geralmente está presente no adaptador de armazenamento Intel SATA integrado ou que é configurado como JBOD não é suportado. No entanto, se um adaptador RAID de hardware não estiver presente, configurar o adaptador SATA no Modo AHCI SATA habilitado para implantação do sistema operacional ou configurar discos bons não configurados como JBOD poderá funcionar em alguns casos. Para obter mais informações, consulte O instalador do SO não pode localizar a unidade de disco em que você deseja instalar.

      Essa exceção não se aplica a unidades M.2.

    • Se um dispositivo gerenciado tiver ambas as unidades locais (SATA, SAS ou SSD) que não são configuradas para RAID de hardware e unidades M.2, você deverá desabilitar as unidades locais se desejar usar unidades M.2 ou deverá desabilitar as unidades M.2 se desejar usar unidades locais. É possível desativar dispositivos do controlador de armazenamento integrado e ROMs de opção de armazenamento legada e UEFI usando Padrões de Configuração, selecionando Desabilitar disco local na guia Armazenamento Local do assistente ou criando um Padrão de Configuração de um servidor existente e, em seguida, desativando dispositivos M.2 no padrão de UEFI estendida.

    • Se um adaptador SATA estiver ativado, o modo SATA não deverá ser configurado como IDE.
  • O armazenamento NVMe que é conectado à placa-mãe do servidor ou controlador HBA não tem suporte e não deve ser instalado no dispositivo; caso contrário, a implantação do SO em armazenamento não NVMe falhará.

  • Ao implantar o RHEL, várias portas conectadas ao mesmo LUN no armazenamento de destino não são suportadas.

  • Certifique-se que o modo de inicialização seguro esteja desabilitado para o servidor. Se estiver implantando um sistema operacional habilitado para o modo de inicialização seguro (como o Windows), desabilite o modo de inicialização seguro, implante o sistema operacional e então habilite novamente o modo de inicialização seguro.
  • Ao implementar o Microsoft Windows em um servidor, as unidades conectadas não devem ter partições do sistema existentes (consulte A implementação do SO falha devido a partições do sistema existentes em uma unidade de disco conectada).

  • Para servidores ThinkServer, assegure que os seguintes requisitos sejam atendidos:

    • As configurações de inicialização no servidor devem incluir uma Política de OpROM de Armazenamento que é configurada para UEFI Only. Para obter mais informações, consulte O instalador do SO não pode inicializar em um servidor ThinkServer.

    • Se estiver implantando o ESXi e houver adaptadores de rede inicializáveis em PXE, desabilite o suporte para PXE nesses adaptadores de rede antes de implantar o sistema operacional. A implantação será concluída, e você poderá reabilitar o suporte para PXE se desejar.

    • Se estiver implantando o ESXi e houver dispositivos inicializáveis na lista de ordem de inicialização além da unidade na qual o sistema operacional deve ser instalado, remova-os dessa lista antes de implantar o sistema operacional. Após a conclusão da implantação, você poderá voltar a adicionar o dispositivo inicializável à lista. Certifique-se de que a unidade instalada esteja no topo da lista.

Para obter mais informações sobre as configurações de local de armazenamento, consulte Escolhendo o local de armazenamento para servidores gerenciados.