Escolhendo o local de armazenamento para servidores gerenciados
Escolha o local de armazenamento preferencial onde você quer implantar a imagem do sistema operacional em um ou mais servidores.
Antes de iniciar
Revise as considerações de armazenamento e opções de inicialização antes de escolher o local de armazenamento (consulte Considerações sobre implantação do sistema operacional).
Unidade de disco local
Somente os discos conectados a um controlador RAID ou SAS/SATA HBA são suportados.
O Lenovo XClarity Administrator instala a imagem do sistema operacional no primeiro disco RAID local enumerado no servidor gerenciado.
Se a configuração do RAID no servidor não estiver configurada corretamente, ou se estiver inativo, talvez o disco local não esteja visível para Lenovo XClarity Administrator. Para resolver o problema, ative a configuração do RAID por meio de padrões de configuração (consulte Definindo o armazenamento local) ou pelo software de gerenciamento do RAID no servidor.
NotaSe uma unidade M.2 também estiver presente, a unidade de disco local deverá ser configurada para RAID de hardware.
Se um adaptador SATA estiver ativado, o modo SATA não deverá ser definido como "IDE".
Para servidores ThinkServer, os sistemas operacionais podem ser implantados apenas no disco local. O armazenamento SAN e os hipervisores integrados não são suportados.
Para servidores ThinkServer, a configuração só está disponível por meio do software de gerenciamento do RAID no servidor.
Para ver um cenário de exemplo para implantar o VMware ESXi 5.5 em uma unidade de disco instalada localmente, consulte Implantando o ESXi em um disco rígido local.
Hipervisor integrado (apenas ESXi) (adaptador de mídia USB ou SD)
Esse local é aplicável apenas quando uma imagem do VMware ESXi está sendo implantada nos servidores gerenciados.
O hipervisor integrado pode ser um dos seguintes dispositivos:Chave USB de licença da IBM (PN 41Y8298) ou chave USB Licenciado da Lenovo que é montada em uma porta específica de um dos seguintes servidores:
Flex System x222
Flex System x240
Flex System x440
Flex System x480
Flex System x880
System x3850 X6
System x3950 X6
Adaptador de mídia SD instalado nos seguintes servidores:
Flex System x240 M5
System x3500 M5
System x3550 M5
System x3650 M5
Além disso, a unidade deve ser configurada como mostrado a seguir:- As unidades adequadas no adaptador de mídia devem ser definidas.
- O modo do adaptador de mídia SD deve ser configurado como Operacional.
- O proprietário deve ser configurado como Sistema ou Apenas sistema.
- O acesso deve ser configurado como Leitura/Gravação.
- Deve ser atribuído um número LUN 0 à unidade.
ImportanteSe o Adaptador de mídia SD não estiver configurado corretamente, a implantação do sistema operacional no Adaptador de mídia SD doLenovo XClarity Administrator não será bem-sucedida. Você pode alterar o modo do Adaptador de mídia SD em Configuração e configurar o adaptador de mídia pelo controlador de gerenciamento CLI usando o comando sdraid. Para obter informações adicionais sobre como configurar o modo do Adaptador de mídia SD e como configurar o adaptador do CLI, consulte Documentação online do Integrated Management Module II.
Se há duas chaves do hipervisor instaladas no servidor gerenciado, o instalador do VMware seleciona a primeira chave enumerada para implantação.
NotaTentar implantar o Microsoft Windows em um servidor gerenciado que possui uma chave de hipervisor instalada pode causar problemas mesmo se você não selecionar a chave do hipervisor integrado. Se ocorrerem erros de implantação do Windows, remova a chave do hipervisor integrado do servidor gerenciado e tente implantar novamente o Microsoft Windows nesse servidor.Unidade M.2
O Lenovo XClarity Administrator instala a imagem do sistema operacional na primeira unidade M.2 que é configurada no servidor gerenciado.
O armazenamento M.2 é suportado somente em servidores de ThinkSystem.
AtençãoSe um dispositivo gerenciado tiver ambas as unidades locais (SATA, SAS ou SSD) que não são configuradas para RAID de hardware e unidades M.2, você deverá desabilitar as unidades locais se desejar usar unidades M.2 ou deverá desabilitar as unidades M.2 se desejar usar unidades locais. É possível desativar dispositivos do controlador de armazenamento integrado e ROMs de opção de armazenamento legada e UEFI usando Padrões de Configuração, selecionando Desabilitar disco local na guia Armazenamento Local do assistente ou criando um Padrão de Configuração de um servidor existente e, em seguida, desativando dispositivos M.2 no padrão de UEFI estendida.Armazenamento SAN
O Lenovo XClarity Administrator instala a imagem do sistema operacional no destino de inicialização de SAN que é configurado no servidor gerenciado.
Os seguintes protocolos são suportados.Fibre Channel
Fibre Channel sobre Ethernet
SAN iSCSI (usando somente adaptadores VFA5.2 2x10 GbE SFP+ e FCoE/iSCSI SW ou Emulex VFA5.2 ML2 2x10 GbE SFP+ e adaptadores FCoE/iSCSI SW)
Em servidores de rack gerenciados, é possível implantar apenas Windows ou RHEL em armazenamento SAN. Assegure-se de que o destino de inicialização de SAN esteja configurado nos servidores gerenciados. Você também pode configurar o destino de inicialização de FC SAN usando um padrão de servidor (consulte Definindo opções de inicialização)
Ao implantar o VMware ESXi:- Os discos rígidos locais devem ser desativados ou removidos do servidor. É possível desativar os discos rígidos locais usando padrões de servidor (consulte Definindo o armazenamento local).
- Se vários volumes SAN estiverem disponíveis, apenas o primeiro volume será usado para implantação.
Certifique-se que o volume do SO que você está instalando é o único volume visível para o sistema operacional.
Em um cenário de exemplo sobre como implantar o VMware ESXi 5.5 aos volumes SAN conectados aos servidores, consulte Implantando o ESXi ao armazenamento SAN.
Procedimento
Para escolher o local de armazenamento para um ou mais servidores gerenciados, conclua as seguintes etapas.