O Lenovo XClarity Administrator permite a implantação de diversos sistemas operacionais. Somente as versões compatíveis dos sistemas operacionais podem ser carregadas no XClarity AdministratorRepositório de imagens do SO.
Importante
Para obter informações sobre as limitações de implantação do sistema operacional para dispositivos específicos, consulte Página da Web Suporte do XClarity Administrator – Compatibilidade, clique na guia Compatibilidade e, em seguida, clique no link para os tipos de dispositivo apropriados.
O recurso de gerenciamento criptográfico do XClarity Administrator permite limitar a comunicação com determinados modos SSL/TLS mínimos. Por exemplo, se o TLS 1.2 for selecionado, apenas os sistemas operacionais com um processo de instalação compatível com o TLS 1.2 e algoritmos criptográficos fortes poderão ser implantados por meio do XClarity Administrator.
Imagens do sistema operacional no repositório XClarity Administrator podem não ter suporte apenas certas plataformas de hardware. Apenas os perfis de imagem do SO que são aceitos pelo servidor selecionado são listados na página Implantar Imagens de SO. É possível determinar se um sistema operacional é compatível com um servidor específico no Site do guia de interoperabilidade do SO da Lenovo.
A seguinte tabela lista os sistemas operacionais de 64 bits em que o XClarity Administrator pode ser implantado.
Sistema Operacional
Versões
Notas
CentOS Linux
7.2 e posterior
8.0
8.1
8.2
Nota
Todas as versões secundárias existentes e futuras são compatíveis, a menos que seja indicado o contrário.
Os endereços DHCP, IPv4 estático e o IPv6 estático são suportados.
A marcação de VLAN não é compatível.
Não há suporte para os drivers não incluídos.
Não há suporte para personalização do perfil do SO.
Não há suporte para o CentOS 8.3.
Microsoft® Windows® Azure Stack HCI
23H2
22H2
20H2
21H2
Não há suporte para personalização do perfil do SO.
Microsoft Windows Client
11 23H2
11 22H2
10 22H2
10 21H2
Microsoft Windows Server
2012 R2
2012 R2U1
2016
2019
2022
Cópias de licença de varejo e volume têm suporte.
Nota
O XClarity Administrator é testado com apenas versões do Windows que são suportadas pela Microsoft no lançamento da versão XClarity Administrator.
Os itens a seguir não têm suporte:
Windows Reseller Option Kit (ROK)
Canal semestral do Windows Server (SAC) v1709, v1803 e v1809
Windows Server 2019 Essentials
Windows Server 2016 Nanoserver
Cópia de avaliação Windows Server 2012
Imagens do Windows Server em servidores gerenciados com chaves de hipervisor integrado
Windows Server 2012 R2 nos servidores que contêm processadores Intel CLX
Você deve remover fisicamente a chave de Embedded Hypervisor dos servidores de destino antes de implantar uma imagem Windows. Isso inclui Hyper-V por meio de um dos perfis de virtualização.
Datacenter
Núcleo de datacenter
Virtualização de datacenter (Hyper-V)
Núcleo de virtualização de datacenter (Hyper-V com núcleo)
Padrão
Núcleo padrão
Virtualização padrão (Hyper-V)
Núcleo de virtualização padrão (Hyper-V com núcleo)
Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server
6.8 e posterior
7.2 e posterior
8.x
9.x
Inclui o KVM
Nota
Todas as versões secundárias existentes e futuras são compatíveis, a menos que seja indicado o contrário.
Ao importar a versão de DVD da imagem do SO, apenas o DVD1 é suportado.
Ao instalar o RHEL em servidores ThinkSystem, o RHEL v7.4 ou posterior é recomendado.
Para implantar o RHEL 7.2, a atribuição de IP global deve ser definida para usar endereços IPv4. Para obter informações sobre as configurações globais, consulte Definindo configurações de implantação de SO globais.
Falhas de implementação do SO foram observadas em redes IPv6 com larguras de banda inferior devido a tempos limites no instalador do SO.
A marcação de VLAN não é compatível.
Rocky Linux
8.x
9.x
Nota
Todas as versões secundárias existentes e futuras são compatíveis, a menos que seja indicado o contrário.
Os endereços DHCP, IPv4 estático e o IPv6 estático são suportados.
A marcação de VLAN não é compatível.
Não há suporte para os drivers não incluídos.
SUSE® Linux Enterprise Server (SLES)
12.x
15.x
Inclui hipervisores KVM e Xen
Nota
Todos os service packs existentes e futuros são compatíveis, a menos que seja indicado o contrário.
Ao importar a versão de DVD da imagem do SO, apenas o DVD1 é suportado.
Falhas de implementação do SO foram observadas em redes IPv6 com larguras de banda inferiores devido a tempos limites no instalador do SO.
Se desejar implantar o SLES 12 SP2 em um servidor ThinkSystem, use um perfil kISO. Para obter os perfis kISO, você deve importar a imagem kISO SLES apropriada. Para obter mais informações, consulte Considerações sobre implantação do sistema operacional.
No SLES 15 e 15 SP1, você deve importar a imagem do instalador e a imagem do pacote associado do Página da Web Centro de suporte do sistema operacional do servidor. Para o SLES 15 SP2 ou posterior, é necessário importar apenas a imagem de mídia de instalação completa porque os DVDs do Instalador Unificado e pacotes do SUSE Linux Enterprise Server 15 e 15 SP1 foram substituídos.
A marcação de VLAN não é compatível.
Servidor Ubuntu
20.04.x
22.04.x
Nota
A imagem pode ser instalada na opção de armazenamento selecionada (unidade de disco local, unidade M.2 ou volume FC SAN).
Todas as versões secundárias existentes e futuras são compatíveis, a menos que seja indicado o contrário.
Apenas DHCP é suportado. Os endereços IPv4 e IPv6 estáticos não são suportados.
A marcação de VLAN não é suportada.
Não há suporte para os drivers não incluídos.
Não há suporte para personalização do perfil do SO.
VMware vSphere® Hypervisor (ESXi)
5.5
5.5u1
5.5u2
5.5u3
6.0.x
6.5.x
6.7.x
7.0.x
8.0.x
Imagens do Base VMware vSphere Hypervisor (ESXi) e imagens personalizadas do Lenovo VMware ESXi são compatíveis.
Imagens personalizadas do Lenovo VMware ESXi são personalizadas para um hardware selecionado para fornecer gerenciamento de plataformas online, incluindo atualização e configuração de firmware, diagnósticos de plataformas e alertas de hardware aprimorados. Ferramentas de gerenciamento Lenovo também oferecem suporte ao gerenciamento simplificado do ESXi com servidores System x selecionados. Essa imagem está disponível para download no Suporte VMware – Página da Web de downloads. A licença fornecida com a imagem é uma versão de avaliação gratuita de 60 dias. Você é responsável por cumprir todos os requisitos de licenciamento do VMware.
Importante
Todos os pacotes de atualização existentes e futuros são compatíveis para 6.0, 6.5, 6.7, 7.0 e 8.0, a menos que seja indicado o contrário.
Imagens de base do ESXi (sem personalização da Lenovo) incluem apenas os drivers de dispositivo básicos predefinidos para armazenamento e rede. A imagem de base não inclui os drivers de dispositivo predefinidos (que são incluídos em imagens personalizadas do Lenovo VMware ESXi). É possível incluir drivers de dispositivo predefinidos criando seus próprios perfis de imagem do sistema operacional personalizados (consulte Personalizando perfis de imagem do SO).
Para algumas versões de imagens personalizadas do Lenovo VMware ESXi, imagens separadas podem estar disponíveis para System x, ThinkSystem e ThinkServer. Somente uma imagem para uma versão específica pode existir no repositório de imagens do SO por vez.
Não há suporte para a implantação do ESXi para determinados servidores mais antigos. Para obter informações sobre quais servidores têm suporte, consulte o Site do guia de interoperabilidade do SO da Lenovo.
Há suporte para as seguintes versões dos dispositivos ThinkServer: ESXi 6.0u3, 6.5 e posterior.
Durante a instalação do ESXi 5.5 (qualquer atualização) ou 6.0 em um servidor no chassi do Flex System, o servidor poderá deixar de responder ou ser reiniciado imediatamente depois da exibição da seguinte mensagem:
Carregando image.pld
O ESXi 5.5 requer espaço E/S de memória mapeada (MMIO) para ser configurado com os 4 GB iniciais do sistema. Dependendo da configuração, determinados sistemas tentam usar uma memória maior que 4 GB, o que pode causar uma falha. Para resolver o problema, consulte A implantação do VMware trava ou reinicia o sistema.
Ao implantar o ESXi usando um modo IPv6 estático, o nome do host definido na página Configurações de Rede do XClarity Administrator não é configurado na instância ESXi do implantada. Em vez disso, o nome padrão localhost é usado. Você precisa definir manualmente o nome do host no ESXi implantado para que ele corresponda ao nome do host que está definido no XClarity Administrator.
Ao implantar o ESXi em um servidor gerenciado, o sistema operacional não move explicitamente a unidade na qual o sistema operacional está instalado para a parte superior da lista de ordem de inicialização. Se um dispositivo de inicialização que contém um SO inicializável ou um servidor PXE for especificado antes do dispositivo de inicialização que contém o ESXi, o ESXi não será inicializado. Para a implantação do ESXi, o XClarity Administrator atualiza a lista de ordem de inicialização para a maioria dos servidores, para garantir que o dispositivo de inicialização ESXi esteja na parte superior dessa lista. No entanto, os servidores ThinkServer não fornecem uma maneira para o XClarity Administrator atualizar a lista de ordem de inicialização. Você deve desabilitar o suporte para inicialização PXE ou remover dispositivos inicializáveis que não sejam a unidade de instalação antes de implantar o sistema operacional. Para obter mais informações, consulte O sistema operacional não é reinicializado para concluir a implantação do ESXi em um servidor ThinkServer.
Dica
Em vez de definir MM Config usando o Setup Utility de cada servidor, avalie a possibilidade de usar um dos padrões de UEFI estendida predefinidos que estão relacionados à virtualização, o que configura a opção MM Config para 3 GB e desabilita a alocação do PCI 64-Bit Resource. Para obter mais informações sobre esses padrões, consulte Definindo configurações UEFI estendidas.