Pular para o conteúdo principal

Definindo as configurações de rede para servidores gerenciados

Configurações de rede são opções de configuração específicas a cada servidor. Você deve definir as configurações de rede para um servidor gerenciado para poder implantar um sistema operacional nesse servidor.

Sobre esta tarefa

Se estiver usando DHCP para atribuir endereços IP dinamicamente, você deverá configurar o endereço MAC.

Se estiver usando endereços IP estáticos, você deverá definir as configurações de rede a seguir para um servidor específico antes de implantar um sistema operacional nesse servidor. Após a definição dessas configurações, o status de implantação das alterações do servidor muda para "Pronto". (Observe que alguns campos não ficarão disponíveis para endereços IPv6 estáticos.)
  • Nome do Host

    O nome do host deve obedecer as seguintes regras:

    • O nome do host de cada servidor gerenciado deve ser exclusivo.

    • O nome do host pode conter cadeias de caracteres (rótulos) separadas por um ponto (.).

    • Cada rótulo pode conter letras ASCII, dígitos e traços (-). No entanto, a string não pode começar ou terminar com um traço e não pode conter apenas dígitos.

    • O primeiro rótulo pode ter de 2 a 15 caracteres. Os rótulos subsequentes podem ter de 2 a 63 caracteres.

    • O comprimento total do nome do host deve ter no máximo 255 caracteres.

  • Endereço MAC da porta no host em que o sistema operacional será instalado.

    O endereço MAC é definido como AUTO por padrão. Essa definição automaticamente detecta as portas Ethernet que podem ser configuradas e usadas para implantação. O primeiro endereço MAC (porta) detectado é usado por padrão. Se a conectividade for detectada em um endereço MAC diferente, o host do XClarity Administrator será reiniciado automaticamente para usar o endereço MAC recém-detectado para a implantação.

    É possível determinar o status da porta de endereço MAC usada para a implantação do SO no menu da lista suspensa Endereço MAC na caixa de diálogo Configurações de Rede. Se várias portas estiverem ativas ou se todas as portas estiverem desativadas, AUTO será usado por padrão.

    Nota
    • Não há suporte para portas de rede virtual. Não use uma porta de rede física para simular várias portas de rede virtual.

    • Quando a configuração de rede do servidor é definida como AUTOMÁTICO, o XClarity Administrator pode detectar automaticamente as portas de rede nos slots 1 – 16. Pelo menos uma porta nos slots 1 – 16 deve ter uma conexão com XClarity Administrator.

    • Se você quiser usar uma porta de rede no slot 17 ou superior para o endereço MAC, não poderá usar AUTOMÁTICO. Em vez disso, você deve definir a configuração de rede do servidor como o endereço MAC da porta específica que você deseja usar.

    • Para os servidores ThinkServer, nem todos os endereços MAC de host são exibidos. Na maioria dos casos, os endereços MAC para adaptadores Ethernet AnyFabric são listados na caixa de diálogo Editar Configurações de Rede. Os endereços MAC para outros adaptadores Ethernet (como Lan-On-Motherboard) não são listados. Quando o endereço MAC de um adaptador não estiver disponível, use o método AUTO para implantações não VLAN.

  • Endereço IP e máscara de sub-rede
  • Gateway de IP
  • Até dois servidores de Sistema de Nomes de Domínio (DNS)
  • Velocidade da Unidade de Transmissão Máxima (MTU)
  • ID da VLAN, se o modo IP da VLAN estiver habilitado

Se você optar por usar VLANs, poderá atribuir um ID de VLAN ao adaptador de rede do host que está sendo configurado.

Procedimento

Para definir configurações de rede para um ou mais servidores, conclua as etapas a seguir.

  1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Implantar imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Implantar Imagens do SO.
  2. Selecione um ou mais servidores para configurar. É possível selecionar até 28 servidores para configurar ao mesmo tempo.
  3. Clique em Selecionado Alterado > Configurações de Rede para exibir a página Editar Configurações de Rede.
  4. Preencha os campos da tabela para cada servidor.
    Dica
    Como uma alternativa ao preenchimento de cada linha, você poderá atualizar todas as linhas na tabela para alguns dos campos:
    1. Clique em Alterar Todas as Linhas > Nome do host para definir os nomes de host para todos os servidores, usando um esquema de nomenclatura personalizado ou predefinido.
    2. Clique em Alterar Todas as Linhas > Endereço IP para atribuir um intervalo de endereços IP, máscara de sub-rede e gateway. O endereço IP é atribuído a cada servidor, começando com o primeiro endereço IP e terminando com o último endereço IP exibido. A máscara de sub-rede e o endereço IP de gateway são aplicados a cada servidor.
    3. Clique em Alterar Todas as Linhas > Sistema de Nomes de Domínio (DNS) para configurar os servidores DNS a serem usados pelo sistema operacional para consulta do DNS. Se a rede definir servidores DNS automaticamente, ou se você não quiser definir servidores DNS, selecione Nenhum.
    4. Clique em Alterar Todas as Linhas > Unidade de Transmissão Máxima (MTU) para definir a MTU a ser usada no adaptador Ethernet configurado no sistema operacional implantado.
    5. Clique em Alterar Todas as Linhas > ID de VLAN para definir um ID de VLAN específico para a marcação de VLAN do sistema operacional.

      É possível especificar um valor de 1 a 4095. O valor padrão é 1, o que significa que o modo VLAN não é usado.

      Essa opção está disponível somente quando a opção Usar VLANs está habilitada na caixa de diálogo Configurações Globais (consulte Definindo configurações de implantação de SO globais).

      Importante
      • Especifique um ID de VLAN somente quando uma marca VLAN for necessária para funcionar na rede. O uso de marcas VLAN pode afetar a roteabilidade da rede entre o sistema operacional do host e o XClarity Administrator.
      • Os chassis ou comutadores top-of-rack devem ser configurados de forma independente para manipular pacotes com marcação VLAN. Certifique-se de que o XClarity Administrator e a rede de dados estejam configurados para manipular esses pacotes corretamente.
      • O modo VLAN é compatível somente para servidores que têm endereços MAC no inventário. Se AUTO for o único endereço MAC disponível para um servidor, VLANs não poderão ser usadas para implantar sistemas operacionais nesse servidor.

      • A marcação de VLAN não é compatível com implantações do sistema operacional Linux; Entretanto, se você deseja implantar com VLAN em alguns servidores e também implantar em outros servidores sem VLAN ao mesmo tempo, poderá forçar a implantação no modo VLAN configurando o ID da VLAN como 1.

  5. Clique em OK para salvar as configurações. As configurações são salvas e persistentes apenas no cache de armazenamento local do navegador da Web.

Resultados

Cada servidor configurado agora mostra Pronto como o status de implantação na página Implantar Sistema Operacional: Implantar Imagens do SO.