Personalizando perfis de imagem do SO
Um sistema operacional de base é a imagem do SO completa que foi importada para o repositório de imagens do SO. A imagem de base importada contém perfis predefinidos que descrevem as configurações de instalação para essa imagem. Você também pode criar perfis personalizados na imagem do SO que pode ser implantada para configurações específicas. O perfil personalizado contém os arquivos personalizados e opções de instalação.
Diversos cenários de exemplo para personalizar e Implantar imagens de SO, incluindo Windows e SLES, estão disponíveis somente em inglês. Para obter mais informações, consulte Cenários completos para configurar novos dispositivos.
Você pode adicionar que os seguintes tipos de arquivos a um perfil da imagem do SO personalizada.
Arquivos de inicialização
Um arquivo de inicialização age como o ambiente de instalação de autoinicialização. Para Windows, isso é um arquivo de Pré-instalação do Windows (WinPE). Um arquivo de inicialização WinPE é necessário para implantar o Windows
O Lenovo XClarity Administrator dá suporte a arquivos de inicialização predefinidos e personalizados.Arquivos de inicialização predefinidos. A Lenovo fornece um arquivo de inicialização WinPE_64.wim que pode ser usado para implantar perfis predefinidos de imagem do SO.
A Lenovo reúne o arquivo de inicialização WinPE_64.wim predefinido junto com um conjunto de drivers de dispositivo em um único pacote que pode ser baixado no Página da Web dos drivers do Lenovo Windows e do repositório de imagens do WinPE e, em seguida, importado para o repositório de imagens do SO. Como o arquivo do pacote contém drivers de dispositivo e arquivos de inicialização, é possível importar o arquivo do pacote da guia Driver de Dispositivo ou Arquivos de Inicialização.
NotaUm arquivo de inicialização predefinido não é pré-carregado com o XClarity Administrator. Você deve importar um arquivo de inicialização para o repositório de imagens do SO para que você possa implantar um perfil do Windows.
O XClarity Administrator requer que os arquivos do pacote importados sejam assinados pela Lenovo. Ao importar um arquivo do pacote, um arquivo de assinatura .asc também deve ser importado.
Arquivos de inicialização personalizados. É possível criar um arquivo de inicialização do WinPE para personalizar as opções de inicialização para uma implantação do Windows. Em seguida, é possível incluir o arquivo de inicialização para perfis personalizados do Windows.
O XClarity Administrator fornece scripts para criar arquivos de inicialização no formato correto. Para obter informações sobre como criar arquivos de inicialização personalizados, consulte Criando um arquivo de inicialização (WinPE) e Site de introdução ao Windows PE (WinPE).
Os seguintes tipos de arquivo são suportados para importação dearquivos de inicialização personalizados.Sistema Operacional Tipos de arquivo de Inicialização compatíveis Tipos de arquivo do pacote compatíveis CentOS Linux Não aceita Não aceita Microsoft® Windows® Azure Stack HCI Não aceita Não aceita Microsoft Windows Hyper-V Server Um arquivo .zip que contenha um arquivo WinPE que é criado usando o script genimage.cmd Um arquivo .zip que contenha drivers de dispositivo e arquivos de inicialização Microsoft Windows Server Um arquivo .zip que contenha um arquivo WinPE que é criado usando o script genimage.cmd Um arquivo .zip que contenha drivers de dispositivo e arquivos de inicialização Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server Não aceita Não aceita Rocky Linux Não aceita Não aceita SUSE® Linux Enterprise Server (SLES) Não aceita Não aceita Ubuntu Não aceita Não aceita VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization Não aceita Não aceita
Drivers de diapositivo
Você deve se certificar de que a imagem do sistema operacional que você pretende implantar inclua os drivers de dispositivo Ethernet, Fibre Channel e adaptador de armazenamento apropriados para seu hardware. Se o driver de dispositivo do adaptador de E/S não está incluído no sistema operacional, imagem ou perfil, o adaptador não é suportado para implantação do SO. Você pode criar perfis de imagem do SO personalizados que incluem os drivers de dispositivo necessários.
O Lenovo XClarity Administrator dá suporte a drivers de dispositivo predefinidos, bem como aos personalizados.Drivers de dispositivo predefinidos. O XClarity Administrator não gerencia drivers de dispositivo predefinidos. Sempre instale o sistema operacional mais recente para garantir que possui os drivers de dispositivo predefinidos mais recentes necessários.
NotaÉ possível adicionar drivers de dispositivo predefinidos a um perfil personalizado do Windows, criando um arquivo de inicialização do WinPE personalizado e copiando os arquivos de driver de dispositivo para o sistema host no diretórioC:\drivers. Quando você cria um perfil de imagens do SO personalizadas que usa o arquivo de inicialização personalizado, os drivers de dispositivo que estão no diretório C:\drivers são incluídos no WinPE e no SO final. Eles são tratados como se fossem predefinidos. Portanto, não é necessário importar esses drivers de dispositivo predefinidos para o XClarity Administrator quando você especifica os drivers de dispositivo a serem usados na criação do perfil de imagens do SO personalizadas. Drivers de dispositivo predefinidos. Para servidores ThinkSystem, XClarity Administrator é pré-carregado com um conjunto de drivers de dispositivo para Linux para permitir a instalação do sistema operacional, bem como configuração básica de rede e de armazenamento para o sistema operacional final. Você pode adicionar esses drivers de dispositivo predefinidos para os perfis de imagem do SO personalizados e, em seguida, implantar os perfis em servidores gerenciados
A Lenovo também reúne conjuntos de drivers de dispositivo predefinidos em um único pacote que pode ser baixado do Página da Web dos drivers do Lenovo Windows e do repositório de imagens do WinPE e, em seguida, importado para o repositório de imagens do SO. No momento, os arquivos do pacote estão disponíveis apenas para Windows. Se o arquivo contém drivers de dispositivo e arquivos de inicialização, é possível importar o arquivo do pacote do Driver de Dispositivo ou da guia Imagem de Inicialização.
NotaPor padrão, os perfis de imagem do SO predefinidos incluem os drivers de dispositivo predefinidos.
Não é possível excluir drivers de dispositivo predefinidos que foram carregados quando você instalou o XClarity Administrator. No entanto, você pode excluir drivers de dispositivo predefinidos importados de um pacote da Lenovo.
O XClarity Administrator requer que os arquivos do pacote importados sejam assinados pela Lenovo. Ao importar um arquivo do pacote, um arquivo de assinatura .asc também deve ser importado.
Drivers de dispositivo personalizados. É possível importar drivers de dispositivo predefinidos para o repositório de imagens do SO e, em seguida, adicioná-los em um perfil de imagem do SO personalizado.
É possível obter drivers de dispositivos do Página da Web do repositório Lenovo YUM, do fornecedor (como Red Hat) ou com um driver de dispositivo personalizado que você mesmo criou. Para alguns drivers de dispositivo Windows, é possível gerar um driver de dispositivo personalizado extraindo o driver de dispositivo a partir do arquivo .exe de instalação para seu sistema local e criando um arquivo .zip.
Os seguintes tipos de arquivo são suportados para serem importador para drivers de dispositivo personalizados.Sistema Operacional Tipos de arquivo do Driver de Dispositivo suportados CentOS Linux Não aceita Microsoft® Windows® Azure Stack HCI Não aceita Microsoft Windows Hyper-V Server Um arquivo .zip que contém os arquivos de driver de dispositivo brutos, que são normalmente agrupamentos de arquivos .inf, .cat e .dll. Microsoft Windows Server Um arquivo .zip que contém os arquivos de driver de dispositivo brutos, que são normalmente agrupamentos de arquivos .inf, .cat e .dll. Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server Disco de atualização de driver (DUD) no formato de imagem .rpm ou .iso NotaSe você aplicar um DUD .rpm ao perfil personalizado, o .rpm será instalado apenas no sistema operacional final. Ele não será instalado no ambiente de instalação (initrd). Para instalar um driver de dispositivo personalizado no initrd, importe um DUD .iso e aplique o .iso ao perfil personalizado.Rocky Linux Não aceita SUSE® Linux Enterprise Server (SLES) Disco de atualização de driver (DUD) no formato de imagem .rpm ou .iso NotaSe você aplicar um DUD .rpm ao perfil personalizado, o .rpm será instalado apenas no sistema operacional final. Ele não será instalado no ambiente de instalação (initrd). Para instalar um driver de dispositivo personalizado no initrd, importe um DUD .iso e aplique o .iso ao perfil personalizado.Ubuntu Não aceita VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization Drivers de dispositivo no formato de imagem .vib NotaO repositório de imagens do SO poderá armazenar um número ilimitado de arquivos personalizados e predefinidos, se houver espaço disponível para armazenar os arquivos.
Definições de configuração personalizadas
As definições de configuração descrevem dados que precisam ser coletados dinamicamente durante a implantação do SO. O Lenovo XClarity Administrator usa um conjunto de configurações predefinidas, incluindo configurações globais, de rede e de local de armazenamento. Você pode usar essas configurações predefinidas e adicionar configurações personalizadas que não estão disponíveis por meio do XClarity Administrator.
As configurações personalizadas são definidas na forma de um esquema JSON. O esquema deve estar em conformidade com a especificação JSON.
Quando você importa as configurações personalizadas para XClarity Administrator, o XClarity Administrator valida o esquema JSON. Se a validação for aprovada, o XClarity Administrator gerará macros personalizadas para cada configuração.
É possível usar as macros personalizadas no arquivo sem supervisão e no script pós-instalação.- Em arquivos sem supervisão
Você pode associar o arquivo de configuração personalizado a um arquivo sem supervisão e incluir esses macros personalizadas (e macros predefinidas) no arquivo sem supervisão.
É possível incluir um ou mais arquivos de configurações personalizadas em um perfil personalizado. Quando você implanta o perfil do SO em um conjunto de servidores de destino, é possível escolher qual arquivo de configuração deve ser usado. O XClarity Administrator processa a guia Configurações personalizadas na caixa de diálogo Implantar imagens de SO com base no esquema JSON no arquivo de configuração e permite que você especifique valores para cada configuração (objeto JSON) que está definida no arquivo.
NotaA implantação do SO não continuará se a entrada não for especificada para alguma configuração personalizada.- Em scripts pós-instalação
Depois que os dados são coletados durante a implantação do SO, o XClarity Administrator cria uma instância do arquivo de configuração (que inclui as configurações personalizadas no arquivo selecionado e um subconjunto de configurações predefinidas) no sistema host que pode ser usada pelo script pós-instalação.
Nota- O arquivo de configuração é exclusivo de um perfil de imagem do SO personalizado.
- Você não pode modificar definições de configuração para perfis predefinidos de imagem do SO.
- Definições de configuração são suportadas somente para os seguintes sistemas operacionais:
Microsoft® Windows® Server
Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server
Rocky Linux
SUSE® Linux Enterprise Server (SLES)
VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization 6.0u3 e atualizações posteriores e 6.5 e atualizações posteriores.
O repositório de imagens do SO poderá armazenar um número ilimitado de arquivos personalizados e predefinidos, se houver espaço disponível para armazenar os arquivos.
Arquivos sem supervisão personalizados
Você pode personalizar perfis de imagem do SO para usar arquivos sem supervisão para automatizar a implantação do sistema operacional.
Os seguintes tipos de arquivo são suportados para arquivos sem supervisão personalizados.Sistema Operacional Tipos de arquivo compatíveis Mais informações CentOS Linux Não aceita Microsoft® Windows® Azure Stack HCI Não aceita Microsoft Windows Hyper-V Server Não aceita Microsoft Windows Server Sem supervisão (.xml) Para obter mais informações sobre arquivos sem supervisão, consulte Página da Web de referência do Windows Setup sem supervisão. Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server Kickstart (.cfg) Para obter mais informações sobre arquivos sem supervisão, consulte Red Hat: página Automatizar a instalação com o Kickstart. Considere o seguinte ao incluir seções %pre, %post, %firstboot no arquivo.Você pode incluir várias seções %pre, %post, %firstboot no arquivo sem supervisão. No entanto, preste atenção à ordem das seções.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.preinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, XClarity Administrator incluirá uma seção %pre antes de todas as outras seções %pre no arquivo.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.postinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, o XClarity Administrator incluirá seções %post e %firstboot antes de todas as outras seções %post e %firstboot no arquivo.
Rocky Linux Kickstart (.cfg) Para obter mais informações sobre arquivos sem supervisão, consulte Red Hat: página Automatizar a instalação com o Kickstart. Considere o seguinte ao incluir seções %pre, %post, %firstboot no arquivo.Você pode incluir várias seções %pre, %post, %firstboot no arquivo sem supervisão. No entanto, preste atenção à ordem das seções.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.preinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, XClarity Administrator incluirá uma seção %pre antes de todas as outras seções %pre no arquivo.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.postinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, o XClarity Administrator incluirá seções %post e %firstboot antes de todas as outras seções %post e %firstboot no arquivo.
SUSE® Linux Enterprise Server (SLES) AutoYast (.xml) Para obter mais informações sobre arquivos sem supervisão, consulte SUSE: Página da Web do AutoYaST. Ubuntu Não aceita VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization Kickstart (.cfg) Suportados somente para ESXi 6.0u3 e atualizações mais recentes e 6.5 e posterior. Para obter mais informações sobre arquivos sem supervisão, consulte VMware: Instalando ou atualizando hosts usando uma página da Web de script.
Considere o seguinte ao incluir seções %pre, %post, %firstboot no arquivo.Você pode incluir várias seções %pre, %post, %firstboot no arquivo sem supervisão. No entanto, preste atenção à ordem das seções.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.preinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, XClarity Administrator incluirá uma seção %pre antes de todas as outras seções %pre no arquivo.
Quando a macro #predefined.unattendSettings.postinstallConfig# recomendada estiver presente no arquivo sem supervisão, o XClarity Administrator incluirá seções %post e %firstboot antes de todas as outras seções %post e %firstboot no arquivo.
AtençãoÉ possível inserir macros predefinidas e personalizadas (definições de configuração) no arquivo sem supervisão usando o nome exclusivo do objeto. Valores predefinidos são dinâmicos com base nas instâncias XClarity Administrator. Macros personalizadas são dinâmicas com base na entrada do usuário que é especificada durante a implantação do SO.
NotaColoque uma cerquilha (#) ao redor do nome da macro.
Para objetos aninhados, separe cada nome de objeto usando um ponto (por exemplo, #server_settings.server0.locale#).
Para macros personalizadas, não inclua o nome de objeto mais alto. Para as macros predefinidas, inclua no nome da macro o prefixo "predefinido".
Quando um objeto é criado de um modelo, o nome é anexado com um número exclusivo, começando com 0 (por exemplo, server0 e server1).
Você pode ver o nome de cada macro da caixa de diálogo Implantar imagens de SO nas guias de Configurações personalizadas passando o mouse sobre o ícone Ajuda () próximo de cada configuração personalizada.
Para obter uma lista de macros predefinidas, consulte Macros predefinidas. Para obter informações sobre as configurações e macros personalizadas, consulte Macros personalizadas.
O XClarity Administrator fornece as macros predefinidas a seguir que são usadas para comunicar o status do instalador do SO, além de várias outras etapas de instalação críticas. É altamente recomendável incluir essas macros no arquivo sem supervisão (consulte Inserindo macros predefinidas e personalizadas para um arquivo sem supervisão).
#predefined.unattendSettings.preinstallConfig#
#predefined.unattendSettings postinstallConfig#
Scripts de instalação personalizados
Você pode personalizar perfis de imagem do SO para executar um script de instalação após a implantação do SO.
Atualmente, apenas os scripts pós-instalação são suportados.
A tabela a seguir lista os tipos de arquivo para scripts de instalação para os quais Lenovo XClarity Administrator oferece suporte para cada sistema operacional. Observe que determinadas versões de sistema operacional não oferecem suporte a todos os tipos de arquivo a que o XClarity Administrator oferece suporte (por exemplo, alguns versões RHEL podem não incluir Perl no mínimo perfil e, portanto, não serão executado scripts Perl). Certifique-se de usar o tipo de arquivo correto para as versões de sistema operacional que você deseja implantar.Sistema Operacional Tipos de arquivo compatíveis Mais informações CentOS Linux Não aceita Microsoft® Windows® Azure Stack HCI Não aceita Microsoft Windows Hyper-V Server Não aceita Microsoft® Windows® Server Arquivo de comando (. cmd), PowerShell (. ps1) O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é C:\lxca. Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o Página da Web Adicionar um script personalizado ao Windows Setup
Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server Bash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py) O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o RHEL: Página da Web de script pós-instalação.
Rocky Linux Bash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py) O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o RHEL: Página da Web de script pós-instalação
SUSE® Linux Enterprise Server (SLES) Bash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py) O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o SUSE: Página da Web de script de usuário personalizado
Ubuntu Não aceita VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization Bash (.sh), Python (.py) O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o VMware: Página da Web de instalação e scripts de atualização
Software personalizado
Você pode personalizar perfis de imagem do sistema operacional para instalar cargas de software personalizado depois de concluir os scripts de implantação e pós-instalação do sistema operacional.
Os seguintes tipos de arquivo são suportados para software personalizado.Sistema Operacional Tipos de arquivo compatíveis Mais informações CentOS Linux Não aceita Microsoft® Windows® Azure Stack HCI Não aceita Microsoft Windows Hyper-V Server Não aceita Microsoft Windows® Server Um arquivo .zip que contém a carga de software. O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é C:\lxca. Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) Server Um arquivo .tar.gz que contém a carga de software O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. SUSE® Linux Enterprise Server (SLES) Um arquivo .tar.gz que contém a carga de software O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Rocky Linux Um arquivo .tar.gz que contém a carga de software O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca. Ubuntu Não aceita VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo Customization Um arquivo .tar.gz que contém a carga de software O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca.