Pular para o conteúdo principal

Atualizando firmware em dispositivos gerenciados

Na interface da Web do Lenovo XClarity Administrator, você pode baixar, instalar e gerenciar atualizações de firmware para dispositivos gerenciados, incluindo chassis, servidores, sistemas de armazenamento e comutadores. É possível atribuir políticas de conformidade de firmware aos dispositivos gerenciados para assegurar que o firmware nesses dispositivos permaneça compatível. Também é possível criar e editar políticas de conformidade de firmware quando níveis de firmware validados não correspondem às políticas predefinidas sugeridas.

Antes de iniciar

A atualização do firmware e a atualização dos drivers de dispositivo são processos separados no XClarity Administrator. Não há conexão entre esses processos. O XClarity Administrator não mantém a conformidade entre o firmware e os drivers de dispositivo em dispositivos gerenciados, mesmo que seja recomendado que você atualize os drivers de dispositivos ao mesmo tempo que o firmware.

Sobre esta tarefa

Nota
Não é necessário ter um sistema operacional para atualizar o firmware. Para servidores bare metal, certifique-se de que o servidor esteja desligado antes de atualizar o firmware.
Você pode gerenciar e aplicar atualizações de firmware para os dispositivos gerenciados a seguir.
  • Chassi. Atualizações do CMM
  • Servidores ThinkAgile, ThinkSystem, System x, Converged, Flex System e NeXtScale. Atualizações de Baseboard Management Controller, UEFI, DSA, mezanino e adaptador
  • Comutadores RackSwitch e Flex System
  • Dispositivos de armazenamento Lenovo Storage e ThinkSystem DM
  • Dispositivos de biblioteca de fitas IBM TS4300
O firmware para os dispositivos a seguir não pode ser atualizado com o XClarity Administrator.
  • Servidores ThinkServer. Consulte a documentação fornecida com o servidor para obter informações sobre como atualizar o firmware.
  • Nós de cálculo Flex Power Systems. Vários métodos estão disponíveis para atualizar o firmware para nós de cálculo Flex Power Systems. Para obter mais informações, consulte Documentação online dos Nós de Cálculo do IBM Flex System p260/p460. O processo é semelhante para outros nós de cálculo Flex Power Systems.
  • Comutadores Flex que estejam no modo empilhado ou no modo protegido. Não é possível atualizar o firmware em comutadores empilhados. A atualização do firmware é desabilitada para todos os comutadores que estiverem empilhados.
  • Comutadores Flex. Se você estiver usando o comutador a seguir, consulte a documentação fornecida com o comutador para obter informações sobre como atualizar o firmware.

Procedimento

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para atualizar o firmware em dispositivos gerenciados.


Ilustra as etapas envolvidas ao gerenciar e atualizar o firmware em dispositivos gerenciados, inclusive gerenciar o repositório, criar e atribuir políticas de conformidade, aplicar e ativar atualizações.

  1. Gerenciar o repositório das atualizações de firmware

    O repositório de atualizações de firmware contém um catálogo de atualizações disponíveis e os pacotes de atualização que podem ser aplicados aos dispositivos gerenciados.

    O catálogo contém informações sobre as atualizações de firmware que estão disponíveis atualmente para todos os dispositivos compatíveis com o XClarity Administrator. O catálogo organiza as atualizações de firmware por tipo de dispositivo. Quando você atualiza o catálogo, o XClarity Administrator recupera informações sobre as atualizações de firmware mais recentes disponíveis do site da Lenovo (inclusive os arquivos de metadados xml. ou .json e leiame .txt) e armazena as informações no repositório das atualizações de firmware. O arquivo de carga útil (.exe) não foi baixado. Para obter mais informações sobre como atualizar o catálogo, consulte Atualizando o catálogo de produtos.

    Se novas atualizações de firmware estiverem disponíveis, você deverá primeiro baixar os pacotes de atualização antes de atualizar esse firmware nos dispositivos gerenciados. A atualização do catálogo não baixa automaticamente os pacotes de atualização. A tabela do Catálogo de Produtos na página Repositório das Atualizações de Firmware identifica quais pacotes de atualização são baixados e quais estão disponíveis para download.

    Você pode baixar atualizações de firmware de algumas maneiras diferentes:
    • Pacotes do repositório de atualizações de firmware

      Os pacotes do repositório de atualização de firmware são coleções do firmware mais recente disponível no mesmo momento do lançamento do XClarity Administrator para a maioria dos dispositivos compatíveis e uma política de conformidade de firmware padrão atualizada. Esses pacotes de repositório são importados e, depois, aplicados da página Atualizar Servidor de Gerenciamento. Quando você aplica um pacote do repositório de atualizações de firmware, cada pacote de atualização é adicionado ao repositório das atualizações de firmware, e uma política de conformidade de firmware padrão é criada automaticamente para todos os dispositivos gerenciáveis. É possível copiar essa política predefinida, mas não é possível alterá-la.

      Os pacotes do repositório a seguir estão disponíveis.
      • lnvgy_sw_lxca_cmmswitchrepox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos os CMMs e comutadores Flex System.

      • lnvgy_sw_lxca_storagerackswitchrepox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos os comutadores RackSwitch e dispositivos Lenovo Storage.

      • lnvgy_sw_lxca_systemxrepox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos Converged HX Series, Flex System, NeXtScale e Servidores System x.

      • lnvgy_sw_thinksystemrepox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos os servidores ThinkAgile e ThinkSystem.

      • lnvgy_sw_lxca_thinksystemv2repox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos os servidores ThinkAgile e ThinkSystem V2.

      • lnvgy_sw_lxca_thinksystemv3repox-x.x.x_anyos_noarch. Contém atualizações de firmware para todos os servidores ThinkAgile e ThinkSystem V3.

      É possível determinar se os pacotes do repositório de atualizações de firmware estão armazenados no repositório na coluna Status de Download da página Atualizar Servidor de Gerenciamento. Essa coluna contém os seguintes valores:
      • Ícone de Baixado Baixado. O pacote do repositório de atualizações de firmware é armazenado no repositório.
      • Ícone de Não baixado Não Baixado. O pacote do repositório de atualizações de firmware está disponível, mas não armazenado no repositório.
    • UpdateXpress System Packs (UXSPs)

      Nota
      Para servidores com XCC2, esses pacotes são chamados de pacotes de firmware. O pacote é usado nos nomes de pacote e nomes de política predefinidos.
      Os UXSPs contêm as atualizações mais recentes disponíveis de drivers de dispositivo e firmware, organizadas por sistema operacional. Quando você baixa UXSPs, o XClarity Administrator baixa o UXSP com base na versão que está relacionada no catálogo e armazena os pacotes de atualizações no repositório de atualizações de firmware. Quando você baixa um UXSP, cada atualização de firmware no UXSP é adicionada ao repositório das atualizações de firmware e listada na guia Atualizações Individuais, e uma política de conformidade de firmware padrão é criada automaticamente para todos os dispositivos gerenciáveis usando os seguintes nomes. É possível copiar essa política predefinida, mas não é possível alterá-la.
      • {uxsp-version}-{date}-{server-short-name}-UXSP (por exemplo, v1.50-2017-11-22- SD530-UXSP)
      • {uxsp-version}-{buildnumber}-{server-short-name}-bundle (por exemplo, 22a.0-kaj92va-SR650V3-bundle)
      Atualizações de Firmware: Repositório
      Quando os UXSPs são baixados ou importados da página , somente atualizações de firmware são baixadas e armazenadas no repositório. Atualizações de driver de dispositivo são descartadas. Para obter informações sobre o download ou a importação de atualizações de driver de dispositivo do Windows usando os UXSPs, consulte Gerenciando o repositório de drivers de dispositivo do SO.
      É possível determinar se os UXSPs estão armazenados no repositório das atualizações de firmware na coluna Estado de Download na guia Atualizações Individuais da página Atualizações de Firmware: Repositório. Essa coluna contém os seguintes valores:
      • Ícone de Baixado Baixado. O pacote de atualização inteiro ou a atualização de firmware individual são armazenados no repositório.
      • Ícone de Parcialmente baixado x de y Baixado. Algumas atualizações de firmware (não todas) no pacote de atualização estão armazenadas no repositório. Os números entre parênteses indicam o número de atualizações disponíveis e o número de atualizações armazenadas, ou não há atualizações para o tipo de dispositivo específico.
      • Ícone de Não baixado Não Baixado. O pacote de atualização inteiro ou a atualização de firmware individual estão disponíveis, mas não armazenados no repositório.
    • Atualizações individuais de firmware

      Também é possível baixar pacotes de atualização de firmware individuais de uma vez. Quando você baixa pacotes de atualização de firmware, o XClarity Administrator baixa a atualização, com base na versão que é listada no catálogo, e armazena os pacotes de atualizações no repositório das atualizações de firmware. Você pode então criar políticas de conformidade de firmware usando esses pacotes de atualização para cada um dos dispositivos gerenciados.

      Nota
      As principais atualizações de firmware (como controlador de gerenciamento, UEFI e pDSA) são independentes do sistema operacional. Os pacotes de atualização de firmware para os sistemas operacionais RHEL 6 ou SLES 11 são usados para atualizar nós de cálculo e servidores de rack. Para obter mais informações sobre quais pacotes de atualização de firmware usar para servidores gerenciados, consulte Baixando atualizações de firmware.
      É possível determinar se atualizações de firmware específicas estão armazenadas no repositório de atualizações de firmware na coluna Status de Download na guia Atualizações Individuais na página Atualizações de Firmware: Repositório. Essa coluna contém os seguintes valores.
      • Ícone de Baixado Baixado. O pacote de atualização inteiro ou a atualização de firmware individual são armazenados no repositório.
      • Ícone de Parcialmente baixado x de y Baixado. Algumas atualizações de firmware (não todas) no pacote de atualização estão armazenadas no repositório. Os números entre parênteses indicam o número de atualizações disponíveis e o número de atualizações armazenadas, ou não há atualizações para o tipo de dispositivo específico.
      • Ícone de Não baixado Não Baixado. O pacote de atualização inteiro ou a atualização de firmware individual estão disponíveis, mas não armazenados no repositório.
    O XClarity Administrator deve estar conectado à Internet para atualizar o catálogo e baixar as atualizações de firmware. Se ele não estiver conectado à Internet, será possível baixar manualmente os arquivos para uma estação de trabalho que tenha acesso host do XClarity Administrator usando um navegador da Web e, em seguida, importar os arquivos para o repositório das atualizações de firmware.
    Ilustra as etapas envolvidas ao gerenciar o repositório, incluindo atualização do catálogo de produtos e aquisição ou importação de atualizações de firmware.
    Ao importar manualmente atualizações de firmware para o XClarity Administrator, você deve incluir os seguintes arquivos necessários: carga útil (imagem e MIB), metadados, histórico de alterações e leiame. Exemplo:
    • lnvgy_sw_lxca_thinksystemrepo*_anyos_noarch.tgz

    • lnvgy_sw_lxca_thinksystemrepo*_anyos_noarch.xml

    • lnvgy_sw_lxca_thinksystemrepo*_anyos_noarch.chg

    • lnvgy_sw_lxca_thinksystemrepo*_anyos_noarch.txt

    Atenção
    • Importe somente esses arquivos necessários. Não importe outros arquivos que possam ser encontrados nos sites de download de firmware.
    • Se você não incluir o arquivo XML no pacote de atualização, a atualização não será importada.
    • Se você não incluir todos os arquivos necessários à atualização, o repositório mostrará que a atualização não foi baixada, indicando que ela foi parcialmente importada. Você poderá então importar os arquivos ausentes. Basta selecionar os arquivos e importá-los.
    • As principais atualizações de firmware (como controlador de gerenciamento, UEFI e pDSA) são independentes do sistema operacional. Os pacotes de atualização de firmware para os sistemas operacionais RHEL 6 ou SLES 11 são usados para atualizar nós de cálculo e servidores de rack. Para obter mais informações sobre quais pacotes de atualização de firmware usar para servidores gerenciados, consulte Baixando atualizações de firmware.

    Para obter mais informações sobre as atualizações de firmware, consulte Gerenciando o repositório das atualizações de firmware.

  2. (Opcional) Criar e atribuir políticas de conformidade de firmware

    As políticas de conformidade de firmware garantem que o firmware em determinados dispositivos gerenciados esteja no nível atual ou específico sinalizando os dispositivos que precisam de atenção. Cada política de conformidade de firmware identifica quais dispositivos são monitorados e qual nível de firmware deve ser instalado para manter os dispositivos em conformidade. Você pode definir a conformidade no nível do componente do dispositivo ou do firmware. O XClarity Administrator, em seguida, usa essas políticas para verificar o status dos dispositivos gerenciados e identificar dispositivos que estão fora de conformidade.

    Ao criar uma política de conformidade de firmware, você pode optar para que o XClarity Administrator sinalize um dispositivo quando:
    • O firmware no dispositivo estiver em um nível inferior
    • O firmware no dispositivo não corresponder exatamente à versão do destino de conformidade

    O XClarity Administrator é fornecido com uma política de conformidade de firmware predefinida chamada Firmware mais recente no repositório. Quando um novo firmware é baixado ou importado para o repositório, essa política é atualizada para incluir as versões mais recentes disponíveis do firmware no repositório.

    Depois que uma política de conformidade de firmware é atribuída a um dispositivo, o XClarity Administrator verifica o status de conformidade de cada dispositivo quando há alterações no inventário do dispositivo ou no repositório das atualizações de firmware. Quando o firmware em um dispositivo não está em conformidade com a política atribuída, o XClarity Administrator identifica esse dispositivo como incompatível na página na Atualizações de Firmware: Aplicar/Ativar, com base na regra especificada na política de conformidade de firmware
    Ilustra o processo para monitorar a conformidade de firmware e enviar alertas quando um dispositivo se torna incompatível.

    Por exemplo, é possível criar uma política de conformidade de firmware que defina o nível da linha de base do firmware instalado em todos os dispositivos ThinkSystem SR850 e atribuir essa política de conformidade de firmware a todos os dispositivos ThinkSystem SR850 gerenciados. Quando o repositório das atualizações de firmware é atualizado e uma nova atualização de firmware é adicionada, esses nós de cálculo podem ficar fora de conformidade. Quando isso acontece, o XClarity Administrator atualiza a página Atualizações de Firmware: Aplicar/Ativar para mostrar que os dispositivos não estão em conformidade e gerar um alerta.

    Nota
    É possível optar por mostrar ou ocultar alertas de dispositivos que não atendem aos requisitos de suas políticas de conformidade de firmware atribuídas (consulte Definir configurações globais de atualização de firmware). Os alertas são ocultos por padrão.

    Para obter mais informações sobre as políticas de conformidade de firmware, consulte Criando e atribuindo políticas de conformidade de firmware.

  3. Aplicando e ativando atualizações

    O XClarity Administrator não aplica atualizações de firmware em dispositivos gerenciados automaticamente. Para atualizar o firmware, você deve aplicar e ativar manualmente a atualização em dispositivos selecionados. É possível aplicar o firmware de uma das maneiras a seguir.

    • Aplicar atualizações de firmware em um pacote usando políticas de conformidade

      Você pode aplicar atualizações de firmware a todos os componentes dos dispositivos selecionados de acordo com a política de conformidade de firmware atribuída usando uma imagem de pacote que contenha os pacotes de atualização de firmware aplicáveis.

      O processo de atualização em pacote atualiza primeiro o Baseboard Management Controller e o UEFI fora da banda. Quando essas atualizações são concluídas, o processo cria uma imagem em pacote do firmware restante na política de conformidade com base no tipo de máquina. Em seguida, o processo monta a imagem no dispositivo selecionado e reinicia o dispositivo para inicializar a imagem. A imagem é executada automaticamente para executar as atualizações restantes.

      Atenção
      Os dispositivos selecionados são desligados antes de iniciar o processo de atualização. Certifique-se de que as cargas de trabalho em execução tenham sido interrompidas ou, se você estiver trabalhando em um ambiente virtualizado, tenham sido movidas para outro servidor. Se houver trabalhos em execução, o trabalho de atualização será enfileirado até que todos os outros trabalhos sejam concluídos. Para ver uma lista de trabalhos ativos, clique em Monitoramento > Trabalhos.
      Nota
      • A aplicação de atualizações de firmware em pacote são compatíveis apenas com servidores ThinkSystem SR635 e SR655.

      • A aplicação de atualizações de firmware empacotadas é suportada apenas para endereço IPv4. Endereços IPv6 não têm suporte.

      • Certifique-se de que cada dispositivo de destino tenha sido inicializado no SO pelo menos uma vez para recuperar as informações completas do inventário.

      • O firmware do Baseboard Management Controller v2.94 ou posterior é necessário para usar a função de atualização em pacote.

      • Apenas atualizações de firmware de pacotes de repositórios ou atualizações de firmware individuais são usadas. UpdateXpress System Packs (UXSPs) não são compatíveis.

      • Somente as atualizações de firmware baixadas são aplicadas. Atualize o catálogo de produtos e faça download das atualizações de firmware apropriadas (consulte Atualizando o catálogo de produtos e Baixando atualizações de firmware).
        Nota
        Quando o XClarity Administrator é inicialmente instalado, o catálogo de produtos e o repositório estão vazios.
      • A verificação de conformidade é suportada apenas para o Baseboard Management Controller e UEFI nos servidores ThinkSystem SR635 e SR655; no entanto, o XClarity Administrator tenta aplicar atualizações de firmware a todos os componentes de hardware disponíveis.

      • As atualizações são aplicadas de acordo com a política de conformidade de firmware atribuída. Não é possível optar por atualizar um subconjunto de componentes.

      • O XClarity Administrator v 3.2 ou posterior é necessário para aplicar atualizações de firmware para o Lenovo XClarity Provisioning Manager (LXPM), drivers do LXPM Windows drivers ou drivers do LXPM Linux para servidores ThinkSystem SR635 e SR655.

      • O Baseboard Management Controller e as atualizações do UEFI serão ignoradas se a versão instalada atualmente for mais recente do que a política de conformidade atribuída.

      • As políticas de conformidade de firmware devem ser criadas e atribuídas aos dispositivos em que você pretende aplicar atualizações de firmware. Para obter mais informações, consulte Criando e atribuindo políticas de conformidade de firmware.

      • Os dispositivos selecionados são desligados antes de iniciar o processo de atualização. Certifique-se de que as cargas de trabalho em execução tenham sido interrompidas ou, se você estiver trabalhando em um ambiente virtualizado, tenham sido movidas para outro servidor.

    • Aplicar atualizações de firmware selecionadas com ou sem políticas de conformidade

      Você pode aplicar atualizações de firmware a componentes e dispositivos selecionados de acordo com a política de conformidade de firmware atribuída usando pacotes de atualização de firmware aplicáveis. Você também pode optar por aplicar atualizações de firmware mais recentes do que o firmware instalado atualmente em componentes e dispositivos selecionados sem usar políticas de conformidade.

      É possível optar por aplicar atualizações para todos os componentes em um dispositivo específico. Entretanto, também é possível optar por atualizar apenas um subconjunto de componentes nos dispositivos selecionados, como Baseboard Management Controller ou UEFI.

      Para ativar as atualizações de firmware, os dispositivos devem ser reiniciados. (Lembre-se de que reiniciar um dispositivo causa interrupção.) Você pode optar por reiniciar os dispositivos como parte do processo de atualização (chamado de ativação imediata) ou aguardar até uma janela de manutenção estar disponível para reiniciar os dispositivos (chamado de ativação atrasada). Nesse caso, você deverá reiniciar manualmente o dispositivo para que a atualização tenha efeito.

      Quando você opta por atualizar o firmware de um dispositivo gerenciado, ocorrem as etapas a seguir.
      1. O XClarity Administrator envia as atualizações de firmware (por exemplo, para o controlador de gerenciamento, a UEFI e a DSA) ao dispositivo.
      2. Quando o dispositivo é reiniciado, as atualizações de firmware são ativadas no dispositivo.
      3. Para servidores, o XClarity Administrator envia atualizações para dispositivos opcionais, como atualizações de adaptador de rede e unidade de disco rígido. O XClarity Administrator aplica essas atualizações e o servidor é reiniciado.
      4. Quando você reinicia o dispositivo ou escolhe a ativação imediata, as atualizações para os dispositivos opcionais são ativadas.
      Nota
      • Ao aplicar atualizações usando políticas de conformidade, uma política de conformidade de firmware deve ser criada e atribuída a cada dispositivo de destino. Para obter mais informações, consulte Criando e atribuindo políticas de conformidade de firmware.

      • Se você optar por instalar um pacote de atualização de firmware que contenha atualizações para vários componentes, todos os componentes aos quais o pacote de atualização se aplica serão atualizados.

      • As atualizações para CMMs e comutadores Flex são sempre ativadas imediatamente, mesmo que você selecione a ativação atrasada.

    Quando você executa atualizações em um conjunto de dispositivos, o XClarity Administrator executa as atualizações na ordem a seguir.
    • CMM do chassi

    • Comutadores RackSwitch e Flex System

    • Nós de cálculo Flex, rack e servidores em torre

    • Dispositivos de armazenamento Lenovo

    Atenção
    Antes de tentar aplicar atualizações de firmware em dispositivos gerenciados, certifique-se de ter concluído as ações a seguir.
    • Leia as considerações sobre a atualização de firmware antes de tentar atualizar o firmware em seus dispositivos gerenciados (consulte Considerações de atualização de firmware).
    • Inicialmente, os dispositivos sem suporte para atualizações são ocultos na exibição. Os dispositivos sem suporte não podem ser selecionados para atualizações.
    • Por padrão, todos componentes detectados são listados como disponíveis para aplicação de atualizações; entretanto, o firmware de nível inferior pode impedir um componente de aparecer no inventário ou fazer o relatório de informações da versão completa. Para listar todos os pacotes baseados em política que estão disponíveis para você aplicar atualizações, clique em Todas as Ações > Configurações Globais e selecione Suporte Aprimorado para Dispositivos de Nível Inferior. Quando essa opção é selecionada, "Outro Software Disponível" é listado na coluna Versão Instalada para dispositivos não detectados. Para obter mais informações, consulte Definir configurações globais de atualização de firmware.
      Nota
      • As configurações globais não podem ser alteradas quando há atualizações em andamento em dispositivos gerenciados.

      • Leva alguns minutos para gerar as opções adicionais. Depois de alguns momentos, talvez você precise clicar no ícone Atualizar (Ícone de Atualizar) para atualizar a tabela.

    • Certifique-se de que nenhum trabalho esteja em execução atualmente no servidor de destino. Se houver trabalhos em execução, o trabalho de atualização será enfileirado até que todos os outros trabalhos sejam concluídos. Para ver uma lista de trabalhos ativos, clique em Monitoramento > Trabalhos.
    • Verifique se o repositório das atualizações de firmware contém os pacotes de firmware que você pretende implantar. Se não contiver, atualize o catálogo de produtos e baixe as atualizações de firmware apropriadas (consulte Atualizando o catálogo de produtos e Baixando atualizações de firmware).
      Nota
      Quando o XClarity Administrator é inicialmente instalado, o catálogo de produtos e o repositório estão vazios.

      Se você pretende instalar firmware de pré-requisito, certifique-se de que o firmware de pré-requisito também seja baixado no repositório.

      Em alguns casos, várias versões podem ser necessárias para atualizar o firmware, e todas as versões precisam ser baixadas para o repositório. Por exemplo, para atualizar o comutador escalável IBM FC5022 SAN de v7.4.0a para v8.2.0a, você deve primeiro instalar a v8.0.1-pha, em seguida, v8.1.1 e, em seguida, v8.2.0a. Todas as três versões devem estar no repositório para atualizar o comutador para v8.2.0a.

    • Normalmente, os dispositivos devem ser reiniciados para ativar a atualização de firmware. Se você optar por reiniciar o dispositivo durante o processo de atualização (ativação imediata), certifique-se de que as cargas de trabalho em execução sejam interrompidas ou, se estiverem funcionando em um ambiente virtualizado, sejam movidas para um servidor diferente.

    Para obter mais informações sobre como instalar atualizações, consulte Aplicando e ativando atualizações de firmware.