Pular para o conteúdo principal

Importando scripts de instalação personalizados

É possível importar scripts de instalação para o repositório de imagens do SO. Esses arquivos podem ser usados para personalizar as imagens do Linux e do Windows.

Sobre esta tarefa

Atualmente, apenas os scripts pós-instalação são suportados.

A tabela a seguir lista os tipos de arquivo para scripts de instalação para os quais Lenovo XClarity Administrator oferece suporte para cada sistema operacional. Observe que determinadas versões de sistema operacional não oferecem suporte a todos os tipos de arquivo a que o XClarity Administrator oferece suporte (por exemplo, alguns versões RHEL podem não incluir Perl no mínimo perfil e, portanto, não serão executado scripts Perl). Certifique-se de usar o tipo de arquivo correto para as versões de sistema operacional que você deseja implantar.
Sistema OperacionalTipos de arquivo compatíveisMais informações
CentOS LinuxNão aceita 
Microsoft® Windows® Azure Stack HCINão aceita 
Microsoft Windows Hyper-V ServerNão aceita 
Microsoft® Windows® ServerArquivo de comando (. cmd), PowerShell (. ps1)O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é C:\lxca.

Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o Página da Web Adicionar um script personalizado ao Windows Setup

Red Hat® Enterprise Linux (RHEL) ServerBash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py)O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca.

Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o RHEL: Página da Web de script pós-instalação.

Rocky LinuxBash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py)O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca.

Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o RHEL: Página da Web de script pós-instalação

SUSE® Linux Enterprise Server (SLES)Bash (.sh), Perl (.pm ou. pl), Python (.py)O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca.

Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o SUSE: Página da Web de script de usuário personalizado

UbuntuNão aceita 
VMware vSphere® Hypervisor (ESXi) com Lenovo CustomizationBash (.sh), Python (.py)O caminho de arquivos e dados personalizado padrão é /home/lxca.

Para obter mais informações sobre scripts de instalação, consulte o VMware: Página da Web de instalação e scripts de atualização

Nota
O repositório de imagens do SO poderá armazenar um número ilimitado de arquivos personalizados e predefinidos, se houver espaço disponível para armazenar os arquivos.

Depois que os dados são coletados durante a implantação do SO, o XClarity Administrator cria uma instância do arquivo de configuração (que inclui as configurações personalizadas no arquivo selecionado e um subconjunto de configurações predefinidas) no sistema host que pode ser usada pelo script pós-instalação.

É possível inserir macros predefinidas e personalizadas (definições de configuração) no script de pós-instalação usando o nome exclusivo do objeto. Valores predefinidos são dinâmicos com base nas instâncias XClarity Administrator. Macros personalizadas são dinâmicas com base na entrada do usuário que é especificada durante a implantação do SO.

Nota
  • Coloque uma cerquilha (#) ao redor do nome da macro.

  • Para objetos aninhados, separe cada nome de objeto usando um ponto (por exemplo, #server_settings.server0.locale#).

  • Para macros personalizadas, não inclua o nome de objeto mais alto. Para as macros predefinidas, inclua no nome da macro o prefixo "predefinido".

  • Quando um objeto é criado de um modelo, o nome é anexado com um número exclusivo, começando com 0 (por exemplo, server0 e server1).

  • Você pode ver o nome de cada macro da caixa de diálogo Implantar imagens de SO nas guias de Configurações personalizadas passando o mouse sobre o ícone Ajuda (Ícone de Ajuda) próximo de cada configuração personalizada.

  • Para obter uma lista de macros predefinidas, consulte Macros predefinidas. Para obter informações sobre as configurações e macros personalizadas, consulte Macros personalizadas.

As macros predefinidas recomendadas no arquivo sem supervisão reportam o status de implantação do sistema operacional final e o status ao baixar e executar scripts pós-instalação. Você pode modificar o script pós-instalação para incluir o registro do status personalizado, dependendo do sistema operacional de destino. Para obter mais informações, consulte Adicionando relatório de status personalizado aos scripts de instalação.

Procedimento

Para importar scripts de instalação para o repositório de imagens do SO, conclua as seguintes etapas.

  1. Na barra de menus XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Gerenciar Imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Gerenciar Imagens de SO.
  2. Clique na guia Scripts de instalação.

    Ilustra a página Gerenciar Imagens do SO com uma lista de scripts de instalação que foram importados para o repositório de imagens do SO.
  3. Clique no ícone Importar Arquivo (Ícone de Importar). A caixa de diálogo Importar script de instalação é exibida.
  4. Clique na guia Importação Local para fazer upload de arquivos do sistema local ou clique na guia Importação Remota para fazer upload de arquivos de um servidor de arquivos remoto.
    Nota
    Para fazer upload de um arquivo de um servidor de arquivos remoto, você deve primeiro criar um perfil de servidor de arquivos remoto clicando no ícone Configurar Servidor de Arquivos (Ícone de Configurar servidor de arquivos remoto). Para obter mais informações, consulte Configurando um servidor de arquivos remoto
  5. Se você escolheu usar um servidor de arquivos remoto, selecione o servidor que você deseja usar na lista Servidor de Arquivos Remoto.
  6. Selecione o tipo de sistema operacional.
  7. Digite o nome do arquivo do script de instalação ou clique em Procurar para encontrar o arquivo que você deseja importar.
  8. Opcional: digite uma descrição para o script de instalação.
    Dica
    use o campo Descrição para distinguir entre arquivos personalizados com o mesmo nome.
  9. Opcional: selecione um tipo de soma de verificação para verificar se o arquivo que está sendo transferido por upload não está danificado e copie e cole o valor de soma de verificação no campo de texto fornecido.

    Se você selecionar um tipo de soma de verificação, especifique um valor de soma de verificação para verificar a integridade e a segurança do arquivo transferido por upload. O valor deve se originar de uma fonte segura de uma organização em que você confie. Se o arquivo transferido por upload corresponde ao valor de soma de verificação, será seguro continuar com a implantação. Caso contrário, você deverá fazer upload novamente do arquivo ou verificar o valor de soma de verificação.

    Três tipos de soma de verificação têm suporte:

    • MD5

    • SHA1

    • SHA256

  10. Clique em Importar.
    Dica
    o arquivo é transferido por upload por uma conexão de rede segura. Dessa forma, a confiabilidade e o desempenho da rede afetam o tempo que demora para importar o arquivo.

    Se você fechar a guia ou a janela do navegador da Web na qual o arquivo está sendo transferido por upload localmente antes do término do processo, ocorrerá falha na importação.

Depois de concluir

Os scripts de instalação estão listados na guia Scripts de instalação na página Gerenciar imagens de SO.

Nesta página, é possível executar as ações a seguir:

  • Criar um perfil de servidor de arquivos remoto clicando no ícone Configurar Servidor de Arquivos (Ícone de Configurar servidor de arquivos remoto).

  • Remova os scripts de instalação selecionados clicando no ícone Excluir (Ícone de Excluir).

Para obter informações sobre como adicionar um script de instalação a um perfil da imagem do SO personalizada, consulte Criando um perfil da imagem do SO personalizada.