Pular para o conteúdo principal

Macros predefinidas

As macros fornecem a capacidade de adicionar dados variáveis (definições de configuração) a um arquivo sem supervisão ou script de pós-instalação. O Lenovo XClarity Administrator fornece um conjunto de configurações predefinidas que você pode usar.

Para inserir macros predefinidas a um arquivo sem supervisão ou de script pós-instalação, prefixe a macro com "predefinida" para macros predefinidas, separe objetos aninhados usando um ponto e, em seguida, coloque uma cerquilha (#) ao redor do nome da macro, por exemplo #predefined.globalSettings.ipAssignment#.

O valor para cada macro predefinida varia com base na instância do XClarity Administrator. Por exemplo, o campo Implantar imagens de SO > Configurações globais > Atribuição de IP permite que você especifique o modo de IP. Depois que o valor inserido pelo usuário é coletado durante a implantação do SO, o valor é representado nas configurações predefinidas pela macro predefinida #predefined.globalSettings.ipAssignment# e na instância do arquivo JSON de configuração sob o nome do objeto ipAssignment.

A tabela a seguir lista as macros predefinidas (definições de configuração) que estão disponíveis em XClarity Administrator.

Nome da macroTipoDescrição
predefinidoObjetoInformações sobre todas as configurações de implantação do SO predefinidas
 globalSettingsObjetoInformações sobre configurações de implantação do SO
  credenciaisMatriz de objetosInformações sobre as credenciais do usuário
   nomeSequência 
   tipoSequênciaTipo de sistema operacional. Este pode ser um dos valores a seguir.
  • ESXi
  • LINUX
  • WINDOWS
  ipAssignmentSequênciaOpção de configuração de rede de host para implantação de sistema operacional. Este pode ser um dos valores a seguir.
  • dhcpv4
  • staticv4
  • staticv6
  isVLANModeSequênciaIndica se o modo VLAN é usado. Este pode ser um dos valores a seguir.
  • true. O modo VLAN é usado.
  • false. O modo VLAN não é usado.
 hostPlatformsObjetoConfigurações de implantação das plataformas de host
  licenseKeySequênciaChave de licença a ser usada para Microsoft Windows ou VMware ESXi. Se você não tiver uma chave de licença, poderá definir esse campo como nulo.
  networkSettingsMatrizInformações sobre configurações de rede
   dns1SequênciaServidor DNS preferencial para o host a ser usado após a implantação do sistema operacional
   dns2SequênciaServidor DNS para o host a ser usado após a implantação do sistema operacional
   gatewaySequênciaGateway do servidor de host a ser usado após a implantação do sistema operacional. Isso é usado quando a configuração de rede é definida como estática nas configurações globais de implantação do SO.
Dica
para determinar o modo de IP, use GET/osdeployment/globalSettings.
   nome do hostSequênciaNome do host para o servidor de host. Se um nome do host não for especificado, um nome do host padrão será atribuído.
   ipAddressSequênciaEndereço IP do servidor de host a ser usado após a implantação do sistema operacional. Isso é usado quando a configuração de rede é definida como estática nas configurações globais de implantação do SO.
   mtuLongoUnidade máxima de transmissão para o host a ser usada após a implantação do sistema operacional.
   prefixLengthSequênciaComprimento de prefixo do endereço IP do host a ser usado após a implantação do sistema operacional. Isso é usado quando a configuração de rede é definida como IPv6 estático nas configurações globais de implantação do SO.
   selectedMACSequênciaEndereço MAC do servidor de host ao qual o endereço IP deve estar associado.

O endereço MAC é definido como AUTO por padrão. Essa definição automaticamente detecta as portas Ethernet que podem ser configuradas e usadas para implantação. O primeiro endereço MAC (porta) detectado é usado por padrão. Se a conectividade for detectada em um endereço MAC diferente, o host do XClarity Administrator será reiniciado automaticamente para usar o endereço MAC recém-detectado para a implantação e selectedMAC é definido como o endereço MAC recentemente detectado.

O modo VLAN é compatível somente para servidores que têm endereços MAC no inventário. Se AUTO for o único endereço MAC disponível para um servidor, VLANs não poderão ser usadas para implantar sistemas operacionais neste servidor.

Dica
para obter o endereço MAC, use a propriedade de resposta macaddress em GET /hostPlatforms.
   subnetCIDRNumberNúmero inteiroMáscara de sub-rede do servidor host a ser usada após a implantação do sistema operacional, no formato Classless Inter-Domain Routing (CIDR). Isso é usado quando a configuração de rede é definida como estática nas configurações globais de implantação do SO.

O número CIDR é normalmente precedido por uma barra "/" e segue o endereço IP. Por exemplo, um endereço IP de 131.10.55.70 com uma máscara de sub-rede 255.0.0.0 (que tem 8 bits de rede) seria representado como 131.10.55.70/8. Para obter mais informações, consulte o Página da Web Tutorial da notação CIDR.

Dica
para determinar o modo de IP, use GET/osdeployment/globalSettings.
   subnetMaskSequênciaMáscara de sub-rede do servidor host a ser usada após a implantação do sistema operacional, em notação decimal pontilhada (por exemplo, 255.0.0.0.). Isso é usado quando a configuração de rede é definida como estática nas configurações globais de implantação do SO.
Dica
para determinar o modo de IP, use GET/osdeployment/globalSettings.
   vlanIdSequênciaID da VLAN para a marcação de VLAN do sistema operacional.

Esse parâmetro será válido somente se estiver habilitado no modo VLAN. Para determinar se o modo VLAN está ativado, use GET /osdeployment/globalSettings.

Importante
Especifique um ID de VLAN somente quando uma marca VLAN for necessária para funcionar na rede. O uso de tags de VLAN pode afetar a roteabilidade da rede entre o sistema operacional do host e o XClarity Administrator.
  selectedImageSequênciaID do perfil da imagem do sistema operacional a ser implantada.
Dica
para obter os IDs de perfil da imagem do sistema operacional, use a propriedade de resposta availableImages em GET /hostPlatforms.
  storageSettingsMatrizLocal de armazenamento preferencial onde você quer implantar imagens do sistema operacional
   targetDeviceSequênciaDispositivo de destino. Este pode ser um dos valores a seguir.
  • localdisk. Unidade de disco local. A primeira unidade de disco local enumerada no servidor gerenciado é usada.
  • M.2drive. Unidade M.2. A primeira unidade M.2 enumerada no servidor gerenciado é usada.
  • usbdisk. Hipervisor USB Integrado. Esse local é aplicável apenas quando uma imagem do VMware ESXi está sendo implantada nos servidores gerenciados. Se há duas chaves do hipervisor instaladas no servidor gerenciado, o instalador do VMware seleciona a primeira chave enumerada para implantação.
  • lunpluswwn=LUN@WWN. Armazenamento FC SAN (por exemplo, lunpluswwn=2@50:05:07:68:05:0c:09:bb).
  • lunplusiqn=LUN@IQN. Armazenamento iSCSI SAN (por exemplo, lunplusiqn=0@iqn.1990-01.com.lenovo:tgt1). A especificação de IQN será opcional se apenas um destino iSCSI for configurado. Se o IQN não for especificado, o primeiro destino iSCSI detectado será selecionado para OSDN. Se especificado, uma correspondência exata será feita.
Nota
Para servidores ThinkServer, esse valor é sempre localdisk.
  unattendFileIdSequênciaID do arquivo sem supervisão a ser usado com essa implantação
  uuid doSequênciaUUID do servidor de host no qual o sistema operacional deve ser implantado
 imageSettingsObjetoInformações sobre cada imagem do SO e o perfil de imagem
  nomeSequênciaNome da imagem do sistema operacional
  perfilSequênciaNome do perfil da imagem
 otherSettingsObjetoConfigurações adicionais que estão relacionadas aos trabalhos de implantação do SO em execução no momento
  deployDataAndSoftwareLocationSequênciaCaminho até a carga de software extraído, arquivos personalizados e dados de implantação (como certificados e logs)
  installRepoUrlSequência(SLES 15 e posterior somente) URL da imagem do pacote importado
Você pode usar essa macro predefinida em arquivos sem supervisão personalizados para a media_url na seção complementar, por exemplo:
<add-on>
<add_on_products config:type="list">
<listentry>
<media_url>#predefined.otherSettings.installRepoUrl#
</media_url>
<product>sle-module-basesystem</product>
<product_dir>/Module-Basesystem</product_dir>
</listentry>
</add_on_products>
</add-on>
  lxcaIpSequênciaO endereço IP da instância do XClarity Administrator
  lxcaReleaseSequênciaVersão do XClarity Administrator (por exemplo, 2.0.0)
  jobIdSequênciaID do trabalho de implantação do SO em execução no momento
  ntpServerSequênciaServidor NTP que está associado com o XClarity Administrator
  statusSettingsObjetoConfigurações de status de implantação do SO
   urlStatusSequênciaURL HTTPS (incluindo a porta) que o XClarity Administrator usa para registro de status
   certLocationSequênciaPasta que contém os certificados necessários para acessar o serviço da Web urlStatus no SO do host na primeira inicialização
   sdkLocationSequênciaLocal dos scripts auxiliares e interfaces fornecidos pelo XClarity Administrator para acessar o XClarity Administrator
  timezoneSequênciaFuso horário configurado para XClarity Administrator (por exemplo, América/Nova_York)
 unattendSettingsObjetoConfigurações que são usadas para preencher o arquivo sem supervisão. Esses valores são específicos da versão do XClarity Administrator
  networkConfigSequência(Somente para ESXi e RHEL) Conteúdo predefinido do XClarity Administrator para uso durante a instalação sem supervisão. Isso define as configurações de rede para o sistema operacional
  preinstallConfigSequênciaConteúdo predefinido do XClarity Administrator para uso durante a pré-instalação sem supervisão. Isso inclui o status pré-instalação.
  • Para ESXi e RHEL, isso usa o gancho de scripts pré-instalação %pre.

  • Para SLES, isso usa o gancho de scripts pré-instalação <scripts>.

Atenção
É altamente recomendado incluir essa macro no arquivo sem supervisão personalizado. Você pode colocar a macro no arquivo sem supervisão em qualquer lugar após a linha 1 (após a tag <xml>).
  postinstallConfigSequênciaConteúdo predefinido do XClarity Administrator para uso após o servidor ser configurado e inicializado pela primeira vez. Isso inclui o status pós-instalação.
  • Para ESXi e RHEL, isso usa o gancho de scripts pós-instalação %post

  • Para SLES, isso usa o gancho de scripts pós-instalação <scripts>.

  • Para Windows, isso usa a seção "specialize configurações".

Atenção
É altamente recomendado que essa macro seja incluída no arquivo sem supervisão personalizado. Você pode colocar a macro no arquivo sem supervisão em qualquer lugar após a linha 1 (após a tag <xml>).
  reportWorkloadNotCompleteSequênciaQuando essa macro estiver presente, a macro postinstallConfig não relatará o status Instalação do SO concluída (17). O perfil personalizado deve relatar a conclusão.
  storageConfigSequência(Somente para ESXi e RHEL) Conteúdo predefinido do XClarity Administrator para uso durante a instalação sem supervisão. Isso define as configurações de armazenamento para o sistema operacional.