Pular para o conteúdo principal

Visualizando os detalhes de um servidor gerenciado

É possível exibir informações detalhadas sobre os servidores gerenciados do Lenovo XClarity Administrator, incluindo os níveis de firmware, o nome do servidor e o identificador universal exclusivo (UUID).

Sobre esta tarefa

Uso da CPU é uma medida da residência agregada do estado C. É medido como porcentagem da residência C0 usada e máxima, por segundo.

O uso de memória é uma medida dos volumes de leitura/gravação agregados de todos os canais de memória. Isso é calculado como porcentagem da largura de banda de memória usada e máxima disponível, por segundo.

A temperatura do ar no nível do sistema é medida por um sensor na frente do servidor. Essa temperatura representa a temperatura de entrada do ar para o servidor. Observe que a temperatura do ar registrada pelo XClarity Administrator e pelo CMM pode ser diferente se a temperatura for capturada em momentos diferentes.

Procedimento

Conclua as seguintes etapas para exibir os detalhes de um servidor gerenciado.

  1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Hardware > Servidores. A página Servidores é exibida com uma exibição tabular de todos os servidores gerenciados (servidores de rack e nós de cálculo).

    É possível classificar as colunas da tabela para facilitar a localização dos servidores específicos. Além disso, é possível selecionar um tipo de sistema na lista suspensa Todos os Sistemas e inserir texto (como nome de sistema ou endereço IP) no campo Filtro para filtrar mais os servidores que são exibidos.


    Ilustra a lista de servidores de rack gerenciados e nós de cálculo na página Servidores.
  2. Clique no link do servidor na coluna Servidor. A página de resumo de status desse servidor é exibida, mostrando as propriedades e a lista de componentes do servidor instalados nele.

    Ilustra a página de resumo para um servidor do rack específico e nós de cálculo.
    Nota
    Para servidores System x e NeXtScale, o endereço LAN por USB é listado nessa página. Entretanto, não é possível alterar esse endereço no XClarity Administrator. Em vez de isso, você deve usar a interface do Baseboard Management Controller para o servidor. Para obter mais informações, consulte Acessando o IMM2 usando a interface LAN por USB na documentação do produto para o servidor. É possível localizar a documentação do produto para o servidor no Documentação online do BladeCenter.
  3. Conclua uma ou mais das seguintes ações:
    • Clique em Resumo para exibir um resumo do servidor, incluindo informações do sistema e componentes instalados (consulte Visualizando o status de um servidor gerenciado).

    • Clique em Detalhes de Inventário para exibir detalhes sobre os componentes do servidor, incluindo:

      • Níveis de firmware para o servidor e o controlador de gerenciamento.
      • Detalhes de rede do módulo de gerenciamento, como nome do host, endereço IPv4, endereço IPv6 e endereços MAC.
      • Detalhes de ativo, incluindo nome de servidor, identificador universal exclusivo (UUID) e local.
      • Detalhes de componentes, incluindo CPUs, memória, unidades e placas de expansão.
      Nota
      • Todos os endereços IP para o servidor estão listados. O endereço IP da porta do controlador de gerenciamento é listado primeiro. Se o endereço IP do controlador de gerenciamento estiver disponível, ele será usado para conectar-se ao servidor.
      • Se os dados não estiverem disponíveis para um determinado adaptador, alguns campos do adaptador (como nome do produto) poderão ficar vazios.

      • Se um novo adaptador for instalado no servidor, o servidor deverá ser reinicializado para que o adaptador apareça no inventário.

      • Para algumas placas suplementares, as informações FoD (Feature on Demand) serão exibidas sob o nome do dispositivo.

      • Você pode passar o mouse sobre os links na coluna Tipo para obter mais informações sobre componentes específicos, como a memória Intel Optain DCPMM.

    • Clique em Alertas para exibir a lista de alertas atuais para esse servidor (consulte Trabalhando com alertas).

      Nota
      É possível configurar preferências de limite para gerar um alerta e um evento quando um determinado valor, como a vida útil de um SSD em um servidor ThinkSystem ou ThinkServer excede um nível crítico ou de aviso (consulte Configurando preferências de limite para gerar alertas e eventos).
    • Clique em Log de Eventos para exibir a lista de eventos para esse servidor (consulte Monitorando eventos no log de eventos).

    • Clique em Trabalhos para exibir uma lista de trabalhos associados ao servidor (consulte Monitorando trabalhos).

    • Clique em Light Path para exibir o status atual dos LEDs do servidor, incluindo local, falha e informações. Isso equivale a examinar o painel frontal do servidor.

    • Clique em Energia e Temperatura para exibir detalhes sobre uso de energia e temperatura do ar.

      Dica
      use o botão Atualizar em seu navegador da Web para coletar os dados mais recentes de energia e temperatura. A coleta de dados pode levar vários minutos.
    • Clique em Configuração para exibir as informações de configuração atuais do servidor (incluindo armazenamento local, adaptadores de E/S, configurações de inicialização de SAN e configurações de firmware) e sua conformidade com o padrão de configuração atribuído (consulte Configurando servidores com padrões de configuração).

    • Clique em Chaves do Feature on Demand para exibir uma lista de Chaves do Feature on Demand instaladas atualmente o servidor gerenciado (consulte Exibindo chaves do Features on Demand).

Depois de concluir

Além de exibir o resumo e informações detalhadas sobre um servidor, você pode executar as seguintes ações:
  • Exiba o rack ou o chassi associado ao servidor, clicando no nome do rack ou do chassi na página Resumo.
  • Exiba um servidor selecionado em exibição gráfica de rack ou de chassi clicando em Todas as Ações > Exibições > Mostrar na Exibição do Rack ou Todas as Ações > Exibições > Mostrar na Exibição do Chassi.
  • Iniciar a interface da Web do controlador de gerenciamento de um servidor selecionado clicando no link Endereço IP (consulte Iniciando a interface do controlador de gerenciamento para um servidor).
  • Acesse remotamente um servidor (consulte Usando o controle remoto para gerenciar servidores Converged, Flex System, NeXtScale e System x).
  • Ligue e desligue um servidor selecionado (consulte Ligando e desligando um servidor).
  • Modifique as informações do sistema de um servidor selecionado clicando em Editar Propriedades.
  • Atualize o inventário de um servidor selecionado clicando em Ações > Inventário > Atualizar Inventário.
  • Exporte informações detalhadas sobre os servidores para um arquivo CSV clicando em Ações > Inventário > Exportar inventário.
    Nota
    • Para obter mais informações sobre os dados do inventário no arquivo CSV, consulte a API REST GET/NODES/<UUID_list>

    • Ao importar um arquivo CSV no Microsoft Excel, o Excel trata os valores de texto que contêm apenas números como valores numéricos (por exemplo, de UUIDs). Formate cada célula como texto para corrigir esse erro.

  • Excluir eventos que não são de seu interesse de todas as páginas as quais os eventos são exibidos clicando no ícone Ações > Redefinição de Serviços > Excluir eventos (consulte Excluindo eventos).

  • Reinicie um servidor selecionado usando uma interrupção não mascarável (NMI) clicando em Ações > Serviço > Acionar NMI.

  • Altere o estado do LED de Local em um servidor selecionado para aceso, apagado ou piscando clicando em Ações > Serviço > Alternar Estado do LED de Local, selecionando o estado e clicando em Aplicar.
    Nota
    • A alternância do LED de Local para servidores ThinkSystem SR635 e SR655 não é compatível.

    • O LED de Local nos servidores ThinkServer pode estar aceso ou apagado. Não há suporte para piscar.

  • Desative ou ative o logon único para um servidor ThinkSystem e ThinkAgile clicando em Todas as Ações > Segurança > Ativar Logon Único ou Todas as Ações > Segurança > Desativar Logon Único.

    O login único permite que um usuário já conectado ao XClarity Administrator faça login automaticamente no Baseboard Management Control. O login único é ativado por padrão quando um servidor ThinkSystem ou ThinkAgile é trazido para o gerenciamento pelo XClarity Administrator (a menos que o servidor seja gerenciado com senhas do CyberArk). É possível definir a configuração global para ativar ou desabilitar o login único para todos os servidores ThinkSystem e ThinkAgile gerenciados. Ativar o login único para um servidor ThinkSystem e ThinkAgile específico substitui a configuração global para todos os servidores ThinkSystem e ThinkAgile.

    Nota
    O logon único é desativado automaticamente ao usar o sistema de gerenciamento de identidade CyberArk para autenticação.
  • Ative ou desative as alterações de regra de firewall em um servidor selecionado que limita as solicitações de entrada somente do XClarity Administrator clicando em Ações > Segurança > Ativar encapsulamento ou Ações > Segurança > Desabilitar Encapsulamento.

    A configuração de encapsulamento global é desativada por padrão. Quando desativado, o modo de encapsulamento do dispositivo é definido como normal e as regras de firewall não são alteradas como parte do processo de gerenciamento.

    Quando a configuração de encapsulamento global é ativada e o dispositivo suporta o encapsulamento, o XClarity Administrator se comunica com o dispositivo durante o processo de gerenciamento para alterar o modo de encapsulamento do dispositivo para encapsulationLite e modificar as regras de firewall no dispositivo para delimitar as solicitações de entrada àquelas do XClarity Administrator.

    Atenção
    Se o encapsulamento estiver ativado e XClarity Administrator ficar indisponível antes que o gerenciamento de um dispositivo seja cancelado, as etapas necessárias deverão ser tomadas para desativar o encapsulamento e estabelecer comunicação com o dispositivo. Para procedimentos de recuperação, consulte o arquivo lenovoMgrAlert.mib e Recuperando o gerenciamento com um CMM após uma falha no servidor de gerenciamento.
  • (Somente servidores não ThinkServer) Resolva problemas que podem ocorrer entre o certificado de segurança do Lenovo XClarity Administrator e o certificado de segurança do controlador de gerenciamento no servidor selecionado clicando em Ações > Segurança > Resolver Certificados Não Confiáveis (consulte Resolvendo um certificado de servidor não confiável).