Pular para o conteúdo principal

Apagando dados da unidade com segurança

O Lenovo XClarity Administrator pode apagar com segurança dados em todas as unidades nos servidores ThinkSystem e ThinkAgile que estejam executando a versão 22B e posteriores. Essa operação regrava permanentemente cada unidade preenchendo a unidade inteira com um zero binário, um binário ou dados aleatórios, tornando difícil descobrir o que foi salvo na unidade.

Atenção
  • Essa operação apaga de forma permanente e irreversível todos os dados nas unidades.

  • Não há como cancelar essa operação após o envio do trabalho.

Antes de iniciar

Você deve ter autoridade lxc-supervisor para apagar dados de unidades.

Verifique se a senha de administrador UEFI não está definida nos servidores gerenciados a serem apagados. Se a senha de administrador UEFI estiver definida em qualquer servidor, as unidades nesses servidores não serão apagadas.

É possível apagar com segurança dados da unidade de até três servidores por vez por padrão. É possível configurar o número de servidores permitidos ao mesmo tempo clicando em Administração > Preferências de inventário e definindo o Número máximo de servidores que podem ser apagados em um lote como o valor desejado. É possível escolher um número entre 3 - 100 servidores.

Apenas um trabalho de apagamento seguro é permitido ao mesmo tempo. Você deve aguardar a conclusão do trabalho atual antes de iniciar outro trabalho de apagamento seguro.

Pode levar algumas horas para apagar unidades muito grandes.

Não é possível apagar com segurança volumes SDD SATA conectados aos controladores RAID da Marvell. Em vez disso, considere as seguintes recomendações.
  • Para SSDs SATA de 7 mm, conecte-se aos controladores Broadcom RAID para executar o apagamento seguro.

  • Para SSDs SATA M.2, conecte-se a controladores Marvell não RAID (como o Kit de ativação de dois compartimentos ThinkSystem M.2 SATA/NVMe) para realizar o apagamento seguro.

Sobre esta tarefa

É possível apagar dados nas unidades a seguir.
  • NVMe

  • SAS

  • SAS HBA

  • SAS RAID

  • SATA

  • Dispositivos de armazenamento conectados externos

    • Lenovo Storage D1212 (MT 4587)

    • Lenovo Storage D1224 (MT 4587)

    • Lenovo Storage D3284 (MT 6413)

A operação de apagamento seguro cria uma entrada no log de auditoria. É possível encaminhar esses eventos usando a função de encaminhamento de evento (consulte Encaminhando eventos para o syslog, gerenciador SNMP remoto, e-mail e outros serviços de evento).

Para solucionar problemas de apagamento seguro, consulte Não é possível apagar com segurança os dados em unidades paralisadas e Não é possível apagar com segurança volumes SDD SATA quando conectados ao Marvel RAID.

Procedimento

Para apagar com segurança todas as unidades em servidores gerenciados específicos, conclua as etapas a seguir.

  1. No menu XClarity Administrator, clique em Hardware > Servidores. A página Servidores é exibida com uma exibição tabular de todos os servidores gerenciados.
  2. Selecione o servidor.
  3. Clique em Todas as Ações > Serviço > Apagamento seguro da unidade (HDD/SDD).
  4. INsira sua senha de supervisor para confirmar se deseja apagar todas as unidades nos servidores selecionados.
  5. Clique em Apagar.

    Se você optar por executar uma apagamento de unidades em massa em mais de três servidores, será solicitado que você insira o ID do usuário e a senha. Insira as mesmas credenciais do usuário que você usou para fazer login no XClarity Administrator.

    Um trabalho é criado para executar esta operação. Você pode monitorar o andamento da página Trabalhos clicando em Monitoramento > Trabalhos na barra de menus do XClarity Administrator. Se o trabalho não foi concluído com êxito, clique no link do trabalho para exibir detalhes sobre o trabalho (consulte Monitorando trabalhos).