Trabalhando com perfis de servidor
Um perfil de servidor é uma instância de um padrão de servidor que é aplicada a um determinado servidor. Os perfis de servidor são gerados e atribuídos automaticamente quando um padrão de servidor é implantado em um ou mais servidores. Um perfil de servidor é criado para cada servidor de destino. Cada perfil de servidor contém a configuração específica de um único servidor e contém informações (como nome, endereços IP e endereços MAC atribuídos) que são exclusivas para esse servidor específico.
Sobre esta tarefa
- Reinicializar o servidor quando o padrão é implantado para ativar o perfil de servidor imediatamente.
- Adiar a ativação até a próxima reinicialização.
- Adiar a ativação até você ativar manualmente o perfil de servidor.
Vários perfis de servidor podem herdar um único padrão de servidor. Depois que um padrão de servidor é implantado em um ou mais servidores, é possível implantar rapidamente alterações de configuração em vários servidores editando os padrões de servidor e categoria pai. Os perfis de servidor dependentes são atualizados e reimplantados automaticamente em seus servidores associados. Editando o padrão de servidor, você pode controlar uma configuração comum de um único local.
Se você substituir um servidor existente ou instalar um servidor fornecido anteriormente em um compartimento vazio em um chassi, deverá ativar o perfil de servidor para que esse novo servidor forneça as alterações de configuração no novo servidor.
- Se desejar mover ou realocar um servidor:
- Desative o perfil de servidor atual no servidor atual (consulte Desativando um perfil de servidor).
- Implante o novo padrão de servidor no novo servidor (consulte Implantando um padrão de servidor em um servidor).
- Se o servidor falhar e você quiser usar um servidor de reposição no lugar:
- Desative o perfil de servidor atual no servidor com falha (consulte Desativando um perfil de servidor).
- Ative o mesmo perfil de servidor no servidor de reposição (consulte Ativando um perfil de servidor).
- Quando o servidor com falha for corrigido, repita essas etapas para alternar novamente o perfil.
- Se o servidor falhar e você quiser substituir o hardware:
- Desative o perfil de servidor atual no servidor com falha (consulte Desativando um perfil de servidor).
- Substitua o servidor com falha.
- Ative o mesmo perfil de servidor no novo servidor (consulte Ativando um perfil de servidor).
- Ao usar a virtualização de endereços, um servidor mantém seu endereço MAC ou WWN virtual designado até ser desligado. Para desativar um perfil que tenha a virtualização de endereços ativada, a caixa de seleção Desligar o servidor é marcada por padrão. Certifique-se de que o servidor original esteja desligado antes de ativar o perfil inativo em um servidor diferente para evitar conflitos de endereço.
- Se você excluir um perfil que não é o criado mais recentemente, os endereços MAC e WWN virtuais não são liberados do conjunto de endereços. Para obter mais informações, consulte Excluindo um perfil de servidor.
- As configurações em um servidor poderão ficar fora de conformidade com seu perfil de servidor se elas forem alteradas sem usar padrões de configuração, se ocorrer um problema ao aplicar um padrão de configuração (por exemplo, se o padrão for criado a partir de um nível de firmware anterior ao que está no servidor) ou ao aplicar uma atualização de firmware que alterar a configuração do servidor (por exemplo, as configurações podem ser adicionadas ou excluídas, os comportamentos de configuração podem mudar, novas opções podem ser adicionadas ou intervalos de valor podem mudar).