Pular para o conteúdo principal

Criando um padrão de servidor

Ao criar um padrão de servidor, você define as característica de configuração para um tipo de servidor específico. É possível criar um padrão de servidor do zero usando as configurações padrão ou usando as configurações de um servidor existente.

Sobre esta tarefa

Antes de criar um padrão de servidor, considere as seguintes sugestões.
  • A primeira vez que criar um padrão de servidor, considere criá-lo de um servidor existente. Ao criar um padrão de servidor a partir de um servidor existente, o Lenovo XClarity Administrator aprende e cria padrões de categoria estendidos para algumas portas de adaptadores de E/S, UEFI, e configurações do Baseboard Management Controller. Em seguida, esses padrões de categoria estão disponíveis para uso de qualquer padrão de servidor criado posteriormente. Para obter mais informações sobre padrões de categoria, consulte Definindo configurações de firmware.
  • Identifique os grupos de servidores que têm as mesmas opções de hardware e que você deseja que configurem da mesma maneira. É possível usar um padrão de servidor para aplicar as mesmas definições de configuração em diversos servidores, com isso, controlando uma configuração comum de um local.
  • Identifique os aspectos de configuração que deseja customizar para o padrão do servidor (por exemplo, armazenamento local, adaptadores de rede, configurações de inicialização, configurações do controlador de gerenciamento, configurações UEFI).
  • Não é possível gerenciar contas de usuário locais nem configurar o servidor LDAP usando padrões de configuração.
  • O IPv4 deve ser habilitado em todas as portas XCC no padrão de configuração. Desabilitar o IPv4 usando padrões de configuração desabilita a porta Ethernet inteira, inclusive IPv6.
Importante
Se o nó de gerenciamento falhar, você perderá os padrões de servidor. Sempre faça backup do software de gerenciamento após criar ou modificar padrões de servidor (consulte Fazendo backup do Lenovo XClarity Administrator).

Procedimento

Para criar um padrão de servidor, conclua as seguintes etapas.

  1. Na barra de menus do XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Padrões de Configuração de Servidor. A página Padrões de Configuração de Servidor é exibida.
  2. Clique na guia Padrões de Servidor.
  3. Clique no ícone Criar (Ícone de Criar). O Assistente dos Novos Padrões de Servidor é exibido.
  4. Para criar um padrão de servidor, execute uma das seguintes ações.
    • Clique em Criar um novo padrão a partir de um servidor existente para usar as configurações de um servidor existente. Em seguida, selecione o servidor gerenciado o qual o novo padrão deve ser baseado a partir da lista exibida.

      Quando você criar um padrão de servidor a partir de um servidor existente, o XClarity Administrator aprende as configurações de um servidor gerenciado especificado (incluindo a porta estendida, UEFI e configurações do controlador de gerenciamento) e cria dinamicamente padrões de categoria para essas configurações. Se o servidor for novo, o Lenovo XClarity Administrator aprende as configurações de fábrica. Se o XClarity Administrator está gerenciando o servidor, o XClarity Administrator usa as configurações personalizadas. É possível personalizar as configurações especificamente para os servidores os quais esse padrão deve ser implantado.

    • Clique em Criar um novo padrão a partir do zero para usar as configurações padrão. Em seguida, selecione o tipo do servidor no campo Fator Forma.

    Nota
    As opções apresentadas nas guias restantes podem diferir dependendo do tipo de servidor para o qual você está criando um padrão.
  5. Insira o nome do novo padrão e uma descrição.
  6. Opcional: Personalize o nome do perfil de servidor, selecionando o botão de alternância Personalizar e, em seguida, selecionando um ou mais elementos para incluir no esquema de nomenclatura (como texto personalizado, nome do servidor e incremento numérico) e a ordem.
  7. Clique em Avançar
  8. Escolha a configuração de armazenamento local a ser aplicada quando esse padrão é implantado em um servidor e clique em Avançar.

    Para obter informações sobre as configurações de armazenamento local, consulte Definindo o armazenamento local.

  9. Opcional: Modifique o endereçamento do adaptador de E/S e defina adaptadores de E/S adicionais para corresponderem ao hardware que você espera configurar com este padrão, e clique em Avançar.

    Para obter informações sobre as configurações de adaptadores de E/S, consulte Definindo adaptadores de E/S.

  10. Defina a ordem de inicialização a ser aplicada quando esse padrão é implantado em um servidor e clique em Avançar.

    Para obter informações sobre as configurações de destino de inicialização de SAN, consulte Definindo opções de inicialização.

  11. Selecione as configurações de firmware na lista de padrões de categoria existentes.

    É possível criar novos padrões de categoria clicando no ícone Criar (Ícone de Criar).

    Para obter informações sobre as configurações de firmware, consulte Definindo configurações de firmware.

  12. Clique em Salvar para salvar o padrão ou clique em Salvar e Implantar para salvar e implantar imediatamente o padrão em um ou mais servidores.

    Para obter informações sobre a implantação de um padrão de servidor, consulte Implantando um padrão de servidor em um servidor.

Depois de concluir

Se você clicou em Salvar e Implantar, a página Implantar Padrão de Servidor é exibida. Nesta página, é possível implantar o padrão de servidor para servidores específicos.

Se você clicou em Salvar, p padrão de servidor e todos os padrões de categoria serão salvos na página Padrões de Servidor.


Ilustra a lista de padrões de servidor personalizados na página Padrões de Configuração: Padrões.
Nesta página, é possível executar as ações a seguir nos padrões de servidor selecionados: