Pular para o conteúdo principal

Definindo adaptadores de E/S

É possível definir as configurações de porta de E/S e o modo de resolução a serem aplicados aos servidores de destino quando esse padrão é implantado.

Sobre esta tarefa

Se você pretender virtualizar ou reatribuir seus endereços de adaptador de E/S, poderá configurar este padrão para usar o endereçamento de adaptador de E/S virtual.

Se estiver criando um padrão a partir de um servidor existente, algumas informações do adaptador podem ser aprendidas automaticamente. É possível definir padrões adicionais de adaptador de E/S para corresponder ao hardware que você espera ter nos servidores quando esse padrão é implantado. Definindo padrões de adaptador de E/S, é possível definir configurações de porta para seu adaptador compatível. Se você estiver usando endereços virtuais de adaptador de E/S, também poderá definir destinos de inicialização de SAN para os adaptadores de Fibre Channel adicionados (consulte Definindo opções de inicialização).

Procedimento

Para definir as configurações de adaptador de E/S, conclua as seguintes etapas.

  1. No Assistente do Novo Padrão de Servidor, clique na guia Adaptadores de E/S.

    Ilustra as opções de adaptadores de E/S no Assistente do Novo Padrão de Servidor.
    Nota
    Para exibir informações adicionais sobre adaptadores de E/S, clique em Configurações Avançadas.
  2. Se você estiver criando um padrão de servidor para um servidor em um chassi do Flex System, escolha o tipo de modo de resolução do adaptador de E/S:
    • Gravado em. Use os endereços World Wide Name (WWN) e Media Access Control (MAC) existentes fornecidos com o adaptador de fábrica.

    • Virtual. Use o endereçamento de adaptador de E/S virtual para simplificar o gerenciamento de conexões LAN e SAN. A virtualização de endereços de E/S designa novamente os endereços de hardware gravados com endereços WWN Fibre e MAC Ethernet virtualizados. Isso pode agilizar a implantação configurando previamente a afiliação de zonas SAN e facilitar o failover eliminando a necessidade de reconfigurar atribuições de zoneamento de SAN e mascaramento de LUN ao substituir o hardware.

      Quando o endereçamento virtual está habilitado, os endereços Ethernet e Fibre Channel são alocados, por padrão, independentemente dos adaptadores definidos. É possível escolher o conjunto do qual os endereços Ethernet e Fibre Channel são alocados.

      Também é possível editar as configurações de endereço virtual clicando no ícone Editar (Ícone de Editar) próximo aos modos de endereço.

      Restrição: o endereçamento virtual tem suporte apenas em servidores no chassi do Flex System. Servidores de rack e em torre não são aceitos.
  3. Se você estiver criando um padrão de servidor para um servidor em um chassi do Flex System, selecione uma das seguintes opções de escalabilidade. As linhas na tabela mudam com base no que é selecionado.
    • Flex System não escalável
    • Flex System escalável de 2 nós
    • Flex System escalável de 4 nós
  4. Escolha os adaptadores de E/S que devem estar instalados nos servidores em que o padrão deve ser implantado. Para adicionar um adaptador:
    1. Clique no link Adicionar Adaptador de E/S na tabela para exibir a caixa de diálogo Adicionar Adaptador de E/S 1 ou LOM.
    2. Selecione o slot PCI para o adaptador.
    3. Selecione o tipo de adaptador na tabela.
      Nota
      Por padrão, a tabela lista apenas os adaptadores de E/S que estão instalados atualmente nos servidores gerenciados. Para listar todos os adaptadores de E/S permitidos, clique em Todos os Adaptadores Suportados.
    4. Selecione o padrão de porta inicial a ser atribuído a todas as portas no grupo de portas quando um padrão é implantado.

      Padrões de porta são usados para alterar as configurações de porta obtidas no servidor. Esses padrões de porta iniciais são atribuídos quando o adaptador é adicionado pela primeira vez. Após a adição do adaptador, é possível designar padrões diferentes para portas individuais na página Adaptador de E/S.

      É possível criar um padrão de porta clicando no ícone Criar (Ícone de Criar). É possível criar um padrão de porta com base em um padrão existente clicando no ícone Editar (Ícone de Editar).

      Para obter mais informações sobre padrões de porta, consulte Definindo configurações da porta.

    5. Clique em Adicionar para adicionar o padrão de porta à tabela na página Adaptador de E/S.