Criando uma função personalizada
Uma função é um conjunto de privilégios ou permissões para executar uma ação específica. O Lenovo XClarity Administrator inclui diversas funções predefinidas (padrão). Também é possível criar funções personalizadas que forcem um conjunto exclusivo de privilégios que os usuários possam executar.
Antes de iniciar
Você deve ter autoridade lxc-supervisor ou lxc-security-admin para executar essa tarefa.
Sobre esta tarefa
Para um servidor ThinkSystem em um rack, adicione o privilégio mm-power-and-restart-access-v1.
Para um chassi do Flex System inteiro (incluindo os dispositivos no chassi), adicione o privilégio mm-power-and-restart-access-v1.
Para um servidor ThinkSystem em um chassi, adicione os privilégios mm-power-and-restart-access-v1, mm-blade-operator-v2 e mm-blade-#-scope-v2 que correspondam ao servidor de destino.
Todas as funções contêm privilégios de somente leitura. Nenhuma função personalizada pode ser mais restritiva que a função lxc-operator.
Se um usuário não tiver privilégios para executar ações específicas, itens de menu, ícones de barra de ferramentas e botões que executam essas ações serão desativados (esmaecidos).
O XClarity Administrator fornece um grupo de funções para cada função predefinida, usando o mesmo nome que a função. Considere a possibilidade de criar um grupo de funções para novas funções que você criar. Para obter mais informações sobre os grupos de função, consulte Criando um grupo de funções personalizado.
- lxc-supervisor. Usuários que atribuíram essa função pode acessar, configurar e executar todas as operações disponíveis no servidor de gerenciamento e todos os dispositivos gerenciados.
Os usuários que são atribuídos a essa função sempre têm acesso a todos os dispositivos gerenciados. Você não pode restringir o acesso aos dispositivos para essa função.
- lxc-admin. Usuários que atribuíram essa função podem modificar configurações não relacionadas a segurança e realizar todas as operações não relacionadas à segurança no servidor de gerenciamento, incluindo a possibilidade de atualizar e reiniciar o servidor de gerenciador. Essa função também permite exibir todas as informações de configuração e status sobre o servidor de gerenciamento e dispositivos gerenciados.
lxc-security-admin. Usuários atribuídos a esta função podem modificar as configurações de segurança e realizar operações relacionadas à segurança no servidor de gerenciamento e nos dispositivos gerenciados. Essa função também permite exibir todas as informações de configuração e status sobre o servidor de gerenciamento e dispositivos gerenciados.
Os usuários que são atribuídos a essa função sempre têm acesso a todos os dispositivos gerenciados. Você não pode restringir o acesso aos dispositivos para essa função.
- lxc-hw-admin. Os usuários com essa função podem modificar configurações que não sejam segurança e realizar as operações não relacionadas a segurança nos dispositivos gerenciados, incluindo a possibilidade de atualizar e reiniciar os dispositivos gerenciados. Essa função também permite exibir todas as informações de configuração e status sobre o servidor de gerenciamento e todos os dispositivos gerenciados.
- lxc-fw-admin. Os usuários que são atribuídos a essa função podem criar políticas de firmware e implantar essas políticas em dispositivos gerenciados. Os usuários não atribuídos a essa função só podem ver informações de política.
- lxc-os-admin. Os usuários que recebem essa função podem baixar e implantar sistemas operacionais e atualizações de drivers de dispositivo em servidores gerenciados. Os usuários que não recebem essa função só podem ver informações do sistema operacional e dos drivers de dispositivo.
- lxc-service-admin. Os usuários que são atribuídos e essa função podem coletar e baixar arquivos de serviço para XClarity Administrator e dispositivos gerenciados. Os usuários que não são atribuídos a essa função podem coletar, mas não podem baixar os dados de serviço.
- lxc-hw-manager. Usuários que têm essa função podem descobrir novos dispositivos e colocá-los sob o controle de gerenciamento do XClarity Administrator. Essa função proíbe usuários de executar operações ou modificar configurações no servidor de gerenciamento e nos dispositivos gerenciados fora dessas operações que são necessárias para descobrir e gerenciar novos dispositivos.
- lxc-operator. Usuários que atribuíram esta função podem exibir todas as informações de configuração e status sobre o servidor de gerenciamento e dispositivos gerenciados. Essa função proíbe os usuários de realizar operações ou modificar configurações no servidor de gerenciamento e em todos os dispositivos gerenciados.
lxc-recovery. Usuários que atribuíram esta função podem modificar as configurações de segurança e realizar operações relacionadas à segurança no servidor de gerenciamento. Esses usuários também podem autenticar diretamente no XClarity Administrator mesmo se o método de autenticação estiver configurado como servidor LDAP externo. Essa função fornece um mecanismo de recuperação caso ocorra um erro de comunicação com o servidor LDAP externo que usa a configuração
Credenciais de Login
.Os usuários que são atribuídos a essa função sempre têm acesso a todos os dispositivos gerenciados. Você não pode restringir o acesso aos dispositivos para essa função.
- lxc-sysrdr
- lxc-sysmgr
Procedimento
Para criar uma função personalizada, conclua as etapas a seguir.
Resultados
- Exiba os privilégios associados a uma função específica, selecionando a função e clicando no ícone Exibir ().
- Renomeie ou edite a função personalizada, clicando no ícone Editar (). Ao editar uma função personalizada, você pode alterar os privilégios selecionados, a descrição e a lista de usuários associados à função.NotaNão é possível modificar uma função predefinida
- Exclua a função predefinida ou personalizada, clicando no ícone Excluir ().
- Adicione ou remova funções de um grupo de funções (consulte Adicionando e removendo vários usuários de um grupo de funções).
- Restaure todas as funções predefinidas que foram excluídas, clicando em .