Dicas e técnicas de interface do usuário
Considere estas dicas e técnicas ao usar a interface do usuário do Lenovo XClarity Orchestrator e do Lenovo XClarity Management Hub.
Importando arquivos
É possível importar arquivos arrastando e soltando os arquivos em uma caixa de diálogo Importar.
Quando você importa um arquivo, um pop-up expansível aparece no canto inferior direito da interface do usuário com informações sobre o progresso e o status de cada processo de importação. Ícones no pop-up ajudam a identificar rapidamente o status do processo para cada importação. Depois que uma importação é concluída com êxito, um trabalho é iniciado para validar o arquivo. Se ocorrer um erro durante o processo de importação, uma mensagem de erro será listada na caixa de diálogo pop-up para ajudar você a resolver rapidamente o problema.
Quando o pop-up estiver recolhido, é possível clicar e segurar o ícone Arrastar () para mover o pop-up para uma posição diferente.
Clique em Limpar tudo para limpar a lista de processos de importação concluídos. Se todos os processos de importação estiverem concluídos, o pop-up será oculto.
Inserindo texto em campos de texto
Os caracteres que podem ser inseridos em alguns campos de texto são restritos. A lista a seguir descreve os caracteres permitidos.
- Nomes. Inclui todas as letras e caracteres numéricos nos idiomas suportados e os caracteres especiais @ - _ + / [ ] . , : e espaço.
- Descrições. Inclui todas as letras e caracteres numéricos nos idiomas suportados e os caracteres especiais @ - _ % & * + = / ( ) { } [ ] . , : e espaço.
- Senhas. Para contas de usuários locais, as senhas podem ser caracteres 8 – 256 por padrão, embora 16 ou mais caracteres sejam recomendados.
Não há restrições de caracteres para senhas. Entretanto, senhas requerem determinados tipos de caracteres e limitam algumas sequências para segurança.
- Deve conter pelo menos um caractere alfabético e não deve ter mais de dois caracteres sequenciais, incluindo sequências de caracteres alfabéticos, dígitos e teclas de teclado QWERTY (por exemplo, "abc", "123" e "asd" não são permitidos)
- Deve conter pelo menos um número
- Deve conter pelo menos dois dos caracteres a seguir.
- Caracteres alfabéticos maiúsculos (A – Z)
- Caracteres alfabéticos minúsculos (a – z)
- Caracteres especiais ; @ _ ! ' $ & +
Caracteres de espaço em branco não são permitidos.
- Não deve repetir nem reverter o nome do usuário.
- Não deve conter mais de dois caracteres consecutivos (por exemplo, "aaa", "111" e "..." não são permitidos).
Expandindo e reduzindo o painel de navegação
O painel de navegação é reduzido por padrão, mostrando somente ícones que representam itens de menu específicos. É possível clicar em um ícone para expandir temporariamente o painel de navegação e o menu para esse ícone. Quando você move o cursor para fora do painel de navegação, o painel é reduzido para que apenas os ícones sejam exibidos.
Para manter o painel de navegação permanentemente expandido, clique no ícone Expandir (). É possível reduzir o painel de navegação clicando no ícone Reduzir ().
Determinando o escopo da interface do usuário
Por padrão, o XClarity Orchestrator exibe dados de todos os recursos. É possível limitar o escopo dos dados exibidos na sessão de usuário atual a apenas os recursos que estão em gerenciadores de recursos e grupos específicos usando o menu suspenso Escopo atual na parte superior da página. No menu suspenso, é possível exibir a lista de gerenciadores de recursos e grupos no escopo atual em Minha lista de escopo, clique em Alterar escopo para exibir uma caixa de diálogo na qual você cria um escopo personalizado com vários gerenciadores de recursos e grupos ou selecione Todos os Recursos para alterar o escopo para visualizar todos os recursos.
O escopo selecionado é persistente apenas na sessão do usuário atual. É possível abrir várias sessões de usuário, cada uma com exibições diferentes do painel, recursos, eventos e dados de alertas.
Visualizando mais ou menos dados por página
Altere o número de linhas exibidas em uma tabela por página usando a lista suspensa Linhas por página na parte inferior de cada tabela. É possível exibir 10, 15, 25 ou 50 linhas.
Localizando dados em listas grandes
Há várias maneiras de exibir um subconjunto de uma lista grande com base em critérios específicos.
- Classifique as linhas da tabela clicando no cabeçalho da coluna.
- Limite o escopo dos dados exibidos na sessão de usuário atual a apenas os recursos que estão em um gerenciador de recursos ou grupo específico usando o menu suspenso Escopo atual na parte superior da página (consulte "Determinando o escopo da interface do usuário" acima).
- Crie dinamicamente um subconjunto de listas com base nos dados encontrados em colunas específicas usando os campos de entrada Filtros. É possível filtrar colunas mostradas e ocultas. Também é possível salvar as consultas de filtro que você deseja usar regularmente.
- Refine ainda mais o subconjunto inserindo texto (como um nome ou endereço IP) no campo Pesquisar para localizar os dados encontrados em qualquer coluna disponível.Dicasepare várias pesquisas usando uma vírgula. Por exemplo, "180,190" exibe todas as linhas que contêm 180 ou 190 em qualquer uma das colunas disponíveis.
- Marque a caixa de seleção no cabeçalho da tabela para marcar ou desmarcar todos os itens listados na tabela.
Visualizando dados da tabela
Atualize as tabelas de dados clicando no ícone Atualizar ().
Expanda ou reduza cada linha para mostrar ou ocultar os subdetalhes das tabelas com linhas expansíveis (como nos cartões Trabalhos e Gerenciamento do Repositório). Também é possível clicar no ícone Reduzir Tudo () para ocultar os subdetalhes de todas as linhas.
Se o tamanho da coluna evitar que algumas informações sejam exibidas na célula da tabela (indicada por reticências), você poderá exibir as informações completas em um pop-up passando o mouse sobre a célula.
Exportando dados da tabela
Exporte os dados na tabela atual para o sistema local clicando no ícone Exportar dados (). É possível optar por exportar todas as páginas, a página atual ou as linhas selecionadas, escolher o formato de arquivo (XLSX, CSV ou JSON) e escolher se deve incluir todas as colunas ou apenas colunas visíveis. Para o formato CSV, você também pode escolher como separar os dados (usando ponto-e-vírgula, tabulação ou uma barra vertical).
Quando você exporta dados, um pop-up expansível aparece no canto inferior direito da interface do usuário com informações sobre o progresso e o status. Ícones no pop-up ajudam a identificar rapidamente o status do processo para cada exportação. Se ocorrer um erro durante o processo de exportação, uma mensagem de erro será listada na caixa de diálogo pop-up para ajudar você a resolver rapidamente o problema.
Quando o pop-up estiver recolhido, é possível clicar e segurar o ícone Arrastar () para mover o pop-up para uma posição diferente.
Clique em Limpar tudo para limpar a lista de processos de exportação concluídos. Se todos os processos de exportação estiverem concluídos, o pop-up será oculto.
Configurar colunas da tabela
- Escolha quais colunas mostrar ou ocultar clicando em .
- Reordene colunas arrastando os cabeçalhos de coluna para o local preferencial.
Alterando o idioma da interface do usuário
Você pode alterar o idioma da interface do usuário ao fazer login.
Depois de fazer login, é possível alterar o idioma clicando no menu Conta do usuário () e, em seguida, em Alterar idioma.
Obtendo Ajuda
- Passe o cursor sobre o ícone Ajuda () em algumas páginas para exibir um pop-up com detalhes adicionais sobre um campo específico.
- Clique no link Saiba mais em algumas páginas para abrir o sistema de ajuda e obter mais informações no contexto.
- Obtenha ajuda sobre como executar ações específicas na interface do usuário clicando no menu Conta do usuário () e, em seguida, clique em Ajuda.
A documentação online é atualizada regularmente, em inglês.