Pular para o conteúdo principal

Instalar um DIMM

Use estas informações para instalar um DIMM.

Consulte Ordem de instalação de módulos de memória para obter informações detalhadas sobre configuração da memória.
Atenção
Antes de instalar uma DIMM, conclua as seguintes etapas:
  1. Leia Diretrizes de instalação para garantir que esteja trabalhando de forma segura.

  2. Desligue o nó de cálculo (consulte Desligar o nó de cálculo para obter instruções).

  3. Se o nó de cálculo estiver instalado em um chassi, remova-o (consulte Remover um nó de cálculo para obter instruções).
  4. Coloque cuidadosamente o nó de cálculo em uma superfície simples antiestática.
  5. Remova a tampa do nó de cálculo (consulte Remover a tampa do nó de cálculo para obter instruções).

  6. Para obter detalhes sobre a sequência de instalação de DIMMs, consulte Referência para preenchimento de memória.

  7. Se você estiver instalando DCPMMs pela primeira vez, siga as instruções em Configuração de DC Persistent Memory Module (DCPMM) para que o sistema ofereça suporte a DCPMMs.

O nó de cálculo possui um total de 48 conectores dual inline memory module (DIMM). O nó de cálculo oferece suporte a DIMMs DDR4 com código de correção de erro (ECC) em capacidades de 8 GB, 16 GB, 32 GB e 64 GB.

Se estiver instalando um processador opcional, instale-o antes de instalar os módulos de memória. Consulte o Instalar um processador e um dissipador de calor.

A ilustração a seguir mostra os componentes da placa-mãe, incluindo os conectores DIMM.

Figura 1. DIMM e local do processador
Graphic illustrating the system-board connectors
Tabela 1. DIMM e local do processador
1 DIMM 25 – 306 Soquete de processador 2
2 Soquete de processador 37 DIMM 19 – 24
3 DIMM 1 – 68 Soquete de processador 4
4 Soquete de processador 19 DIMM 43 – 48
5 DIMM 7 – 1810 DIMM 31 – 42

Para instalar um módulo DIMM, conclua as seguintes etapas:

Atenção
Módulos de memória são sensíveis a descargas eletrostáticas e requerem manipulação especial. Além das diretrizes padrão para Manipulando dispositivos sensíveis à estática:
  • Sempre use uma pulseira de descarga eletrostática ao remover ou instalar módulos de memória. Também podem ser usadas luvas de descarga eletrostática.

  • Nunca mantenha dois ou mais módulos de memória juntos de modo que possam se tocar. Não empilhe módulos de memória diretamente na parte superior durante o armazenamento.

  • Nunca toque nos contatos dourados do conector de módulo de memória nem permita que esses contatos encostem na parte externa do compartimento do conector do módulo de memória.

  • Manuseie os módulos de memória com cuidado: nunca dobre, gire nem solte um módulo de memória.

  • Não use nenhuma ferramenta de metal (como jigs ou presilhas) para manipular os módulos de memória, porque os metais rígidos podem danificar os módulos de memória.

  • Não insira os módulos de memória enquanto segura os pacotes ou os componentes passivos, o que pode causar a quebra ou desconexão de componentes passivos pela força de inserção alta.

  • Remova ou instale as DIMMs para um processador de cada vez.

  • Não combine RDIMMs e LR-DIMMs no mesmo nó de cálculo.

  • As DIMMs são dispositivos sensíveis à estática. O pacote deve ser aterrado antes de ser aberto.

  1. Remova o defletor de ar (consulte Remover o defletor de ar para obter instruções).
  2. Localize os conectores DIMM (consulte Conectores da Placa-mãe para obter instruções). Determine em qual conector DIMM você deseja instalar a DIMM.
  3. Encoste a embalagem antiestática que contém a DIMM em qualquer superfície de metal não pintada no chassi do Flex System ou em qualquer superfície de metal não pintada de qualquer outro componente aterrado do rack em que você estiver instalando a DIMM, por pelo menos 2 segundos. Em seguida, remova a DIMM de seu pacote.
  4. Certifique-se de que as duas presilhas de retenção no conector DIMM estejam na posição aberta.
    Figura 2. Abrindo a trava de DIMM
    Graphic illustrating opening the DIMM retaining clips
    Nota
    • Se necessário, devido a restrições de espaço, você pode usar uma ferramenta afiada para abrir as presilhas de retenção. Coloque a ponta da ferramenta no rebaixo na parte superior da presilha de retenção e, em seguida, gire cuidadosamente a presilha de retenção para fora do conector DIMM.

    • Use a ferramenta firme e sólida afiada para abrir as presilhas de retenção. Não use lápis. Se fragmentos da ferramenta caírem no nó de cálculo, haverá danos desnecessários.

    • As presilhas de retenção dos conectores DIMM adjacentes do processador e o processador não podem ficar abertas ao mesmo tempo. Remova ou instale as DIMMs para um processador de cada vez.

    Atenção
    Para evitar quebra das presilhas de retenção ou danos ao conector DIMM, manipule as presilhas com cuidado.
  5. Gire o DIMM para que as chaves DIMM se alinhem corretamente com o conector DIMM na placa-mãe e coloque cuidadosamente o DIMM no conector com as duas mãos.
  6. Pressione firmemente as duas extremidades do DIMM diretamente no conector DIMM até que os clipes de retenção se encaixem na posição travada.
    Figura 3. Instalação do DIMM
    DIMM installation
  7. Certifique-se de que as pequenas abas das presilhas de retenção fiquem encaixadas nos entalhes na DIMM. Se houver folga entre a DIMM e os grampos de retenção, a DIMM não foi instalada corretamente. Pressione o módulo DIMM com firmeza no conector e, em seguida, pressione as presilhas de retenção em direção à DIMM, até que as abas estejam totalmente encaixadas. Quando o módulo DIMM estiver instalado corretamente, as presilhas de retenção estarão paralelas às laterais da DIMM.
    Nota
    As presilhas de retenção nos conectores DIMM devem estar na posição fechada para instalar os defletores de ar corretamente.
Depois de instalar o DIMM, conclua as seguintes etapas:
  1. Instale o defletor de ar (consulte Instalar o defletor de ar para obter instruções).

    Atenção
    Para manter um resfriamento adequado do sistema, não opere o nó de cálculo sem que um defletor de ar esteja instalado sobre os conectores DIMM.
  2. Instale a tampa do nó de cálculo no nó de cálculo (consulte Instalar a tampa do nó de cálculo para obter instruções).
  3. Instale o nó de cálculo no chassi (consulte Instalar um nó de cálculo para obter instruções).
  4. Se você instalou um DCPMM:

    1. Atualize o firmware do sistema para a versão mais recente (consulte Atualizar o firmware).

    2. Certifique-se de que o firmware de todas as unidades de DCPMM seja da versão mais recente. Se não for, faça a atualização para a versão mais recente (consulte Atualizando o firmware em dispositivos gerenciados com LXCA).

    3. Se necessário, restaure os dados que tiveram um backup feito.

Vídeo de demonstração

Assista ao procedimento no YouTube