Remover um processador e um dissipador de calor
Os processadores estão nas placas-mãe de cálculo que são acessadas na parte frontal do servidor. Essa tarefa tem instruções para remover um conjunto de processador e dissipador de calor, conhecido como módulo de processador e dissipador de calor (PHM), um processador e dissipador de calor. Todas essas tarefas requerem um driver Torx T30.
Para evitar possíveis riscos, leia e siga as seguintes informações de segurança.
Cada soquete do processador deve sempre conter uma tampa ou um PHM. Ao remover ou instalar um PHM, proteja os soquetes do processador vazios com uma capa.
Não toque no soquete do processador nem nos contatos. Os contatos do soquete do processador são muito frágeis e podem ser danificados com facilidade. Contaminadores nos contatos do processador, como óleo da sua pele, podem causar falhas de conexão.
Remova e instale apenas um PHM por vez. Se a placa-mãe oferecer suporte a diversos processadores, instale os PHMs começando com o primeiro soquete do processador.
Não permita que a graxa térmica no processador e no dissipador de calor entre em contato com qualquer coisa. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica, tornando-a ineficaz. A graxa térmica pode danificar componentes, como os conectores elétricos no soquete do processador. Não remova a tampa de graxa do dissipador de calor até que seja instruído a fazê-lo.
Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse dois anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique a nova graxa para obter o desempenho térmico ideal.
Os processadores são componentes sensíveis à estática. Manuseie-os com cuidado extra. Consulte Manipulando dispositivos sensíveis à estática para obter mais informações.
Leia Diretrizes de instalação para garantir que esteja trabalhando de forma segura.
Desligue o nó de cálculo (consulte Desligar o nó de cálculo para obter instruções).
Se o nó de cálculo estiver instalado em um chassi, remova-o (consulte Remover um nó de cálculo para obter instruções).
Coloque cuidadosamente o nó de cálculo em uma superfície simples antiestática.
Remova a tampa do nó de cálculo (consulte Remover a tampa do nó de cálculo para obter instruções).
Para remover uma PHM, conclua as seguintes etapas:
Depois de remover um PHM, conclua as seguintes etapas:
Se você estiver removendo o PHM como parte de uma substituição da placa-mãe, separe o PHM.
Se estiver substituindo o processador ou o dissipador de calor, separe o processador e o retentor do dissipador de calor.
Figura 3. Separando um dissipador de calor de um processadorPressione a presilha de retenção no canto do retentor do processador mais próximo do ponto de elevação; em seguida, eleve cuidadosamente esse canto do retentor para longe do dissipador de calor com uma chave de fenda comum, usando um movimento de giro para romper o selo do processador para o dissipador de calor.
Libere os clipes de retenção restantes e levante o processador e o retentor do dissipador de calor.
Depois de separar o processador e o retentor do dissipador de calor, segure o processador e o retentor com o lado da graxa térmica voltado para baixo e o lado dos contatos do processador para cima para evitar que o processador caia do retentor.
NotaO retentor do processador será removido e descartado em uma etapa posterior e substituído por um novo.
Se estiver substituindo o processador, você estará reutilizando o dissipador de calor. Limpe a graxa térmica na parte inferior do dissipador de calor usando um pano de limpeza com álcool.
Se estiver substituindo o dissipador de calor, você estará reutilizando o processador. Limpe a graxa térmica da parte superior do processador usando um pano de limpeza com álcool.
Se você receber instruções para devolver o processador ou o dissipador de calor, siga todas as instruções da embalagem e use os materiais de embalagem fornecidos.
Vídeo de demonstração