Pular para o conteúdo principal

Diagnosticando um problema

Antes de entrar em contato com a IBM ou um serviço ao provedor de serviços de garantia aprovado, siga estes procedimentos na ordem na qual eles são apresentados para diagnosticar um problema com o servidor .

  1. Coloque o servidor na condição que estava antes da ocorrência do problema.
    Se algum hardware, software ou firmware foi alterado antes de o problema ocorrer, se possível, reverta essas mudanças. Isso poderia incluir qualquer um dos itens a seguir:
    • Componentes de hardware
    • Drivers de dispositivo e firmware
    • Software do sistema
    • Firmware do UEFI
    • Conexões de rede ou energia de entrada do sistema
  2. Visualize os LEDs do sistema de diagnóstico light path e os logs de eventos.
    O servidor é projetado para facilitar o diagnóstico de problemas do hardware e do software.
    • LEDs do sistema de diagnósticos light path: Consulte LEDs do sistema de diagnósticos de light path para obter informações sobre o uso dos LEDs do sistema de diagnósticos light path.
    • Logs de eventos: Consulte Logs de eventos para obter as informações sobre eventos de notificação e diagnóstico.
    • Códigos de erros do Software ou do sistema operacional: consulte a documentação do software ou do sistema operacional para obter informações sobre um código de erro específico. Consulte o website do fabricante para obter a documentação.
  3. Execute o LXCE OneCLI e colete os dados do sistema.

    Execute o LXCE OneCLI para coletar informações sobre hardware, firmware, software e sistema operacional. Disponibilize essas informações quando fizer uma chamada de serviço à IBM ou ao provedor de serviços de garantia aprovado. Para obter instruções sobre como executar o OneCLI, consulte o Guia do usuário do LXCE OneCLI.

    Para fazer download da versão mais recente do código do OneCLI e do Guia do usuário do LXCE OneCLI, acesse https://support.lenovo.com/us/en/documents/LNVO-DSA.

  4. Procure e aplique atualizações de código.
    As correções e soluções alternativas para vários problemas podem estar disponíveis no UEFI atualizado, firmware de dispositivo ou drivers de dispositivo. Para exibir uma lista das atualizações disponíveis para o servidor , acesse o website do Fix Central.
    Atenção
    Instalar o firmware errado ou atualizar o driver de dispositivo pode causar defeito no servidor. Antes de instalar um firmware ou atualizar o driver de dispositivo, leia qualquer leia-me e altere arquivos históricos que são fornecidos com a atualização transferida por download. Esses arquivos contêm informações importantes sobre a atualização e o procedimento para instalar a atualização, incluindo qualquer procedimento especial para atualização de um firmware inicial ou de uma versão do driver de dispositivo para a versão mais recente.
    Importante
    Algumas soluções de cluster necessitam de níveis de código específicos ou atualizações de códigos coordenados. Se o dispositivo fizer parte de uma solução de cluster, verifique se o nível de código mais recente é aceito para a solução de cluster antes da atualização do código.
    1. Instale as atualizações do sistema UpdateXpress.

      É possível instalar as atualizações de código que são compactadas como uma imagem de CD UpdateXpress System Pack ou UpdateXpress. Um UpdateXpress System Pack contém um pacote configurável testado por integração de atualizações online de firmware e de driver de dispositivo para o servidor . Além disso, é possível usar o Lenovo XClarity Essentials Bootable Media Creator para criar a mídia inicializável que seja adequada à aplicação de atualizações de firmware e execução de diagnósticos de pré-inicialização. Para obter mais informações sobre UpdateXpress System Packs, consulte https://datacentersupport.lenovo.com e Atualizando o Firmware. Para obter mais informações sobre o Bootable Media Creator, consulte o site do BoMC (Bootable Media Creator) para servidores Lenovo x86.

      Assegure-se de instalar separadamente quaisquer atualizações críticas listadas que tenham datas de lançamento posteriores à data de lançamento do UpdateXpress System Pack ou da imagem do UpdateXpress (consulte b).

    2. Instale as atualizações manuais do sistema.
      1. Determine os níveis de código existentes.

        No Relatório de Inventário do OneCLI, clique em Firmware/VPD para visualizar os níveis de firmware do sistema ou clique em Software para visualizar os níveis do sistema operacional.

      2. Faça download e instale atualizações de código que não estejam no nível mais recente.

        Para exibir uma lista das atualizações disponíveis para o servidor, acesse o website do Fix Central.

        Ao clicar em uma atualização, uma página de informações é exibida, incluindo uma lista dos problemas corrigidos pela atualização. Veja se seu problema específico está nesta lista; no entanto, mesmo que seu problema não esteja listado, a instalação da atualização pode solucioná-lo.

  5. Verifique e corrija uma configuração incorreta.

    Se o servidor estiver configurado incorretamente, uma função do sistema poderá falhar ao ativá-la; se você fizer uma mudança incorreta na configuração do servidor , uma função do sistema que foi ativada poderá parar de funcionar.

    1. Certifique-se de que todo o hardware e software instalados sejam compatíveis.

      Consulte o Web site do Lenovo ServerProven para verificar se o servidor oferece suporte ao sistema operacional, dispositivos opcionais e níveis de software instalados. Caso algum dos componentes de hardware ou software não seja aceito, desinstale-o para determinar se está causando o problema. Você deve remover o hardware não suportado antes de fazer uma chamada de serviço à IBM ou ao provedor de serviços de garantia aprovado.

    2. Certifique-se de que o servidor, o sistema operacional e o software estejam instalados e configurados corretamente.

      Muitos problemas de configuração são causados por cabos de alimentação e de sinal soltos ou adaptadores instalados incorretamente. Você poderá resolver o problema, desligando o servidor , reconectando os cabos, reposicionando os adaptadores e ligando o servidor novamente. Para obter informações sobre a execução do procedimento de registro de saída, consulte Sobre o procedimento de check-out. Para obter informações sobre a configuração do servidor , consulte Informações de configuração e instruções.

  6. Consulte a documentação do software controlador e de gerenciamento.

    Se o problema estiver associado a uma função específica (por exemplo, se uma unidade de disco rígido RAID estiver marcada como offline na matriz RAID), consulte a documentação do controlador associado e do software de gerenciamento e controle para verificar se o controlador está configurado corretamente.

    Informações sobre determinação de problemas estão disponíveis para diversos dispositivos como RAID e adaptadores de rede.

    Para problemas com sistemas operacionais, software ou dispositivos, acesse o Portal de Suporte Lenovo.

  7. Verifique se há procedimentos de solução de problemas e dicas do RETAIN.
    Os procedimentos de solução de problemas e dicas do RETAIN documentam problemas conhecidos e soluções sugeridas. Para procurar procedimentos de solução de problemas e dicas do RETAIN, acesse o Portal de Suporte Lenovo.
  8. Use as tabelas de solução de problemas.

    Consulte Solução de problemas por sintoma para localizar uma solução para os problemas com sintomas identificáveis.

    Um único problema pode causar diversos sintomas. Siga o procedimento de solução de problemas para o sintoma mais óbvio. Se o procedimento não diagnosticar o problema, use o procedimento para outro sintoma, se possível.

    Se o problema persistir, entre em contato com a IBM ou um provedor de serviços de garantia aprovado para obter assistência a determinação adicional de problema e a possível substituição do hardware. Para abrir uma solicitação de serviço online, acesse o website Pedidos de serviço e PMRs. Esteja preparado para fornecer informações sobre qualquer código de erro e dados coletados.