Dados separados virtualmente e topologia de rede de gerenciamento (Nutanix AHV)
Nesta topologia, a rede de dados e de gerenciamento são separadas virtualmente. Os pacotes da rede de dados e os pacotes da rede de gerenciamento são enviados pela mesma conexão física. A marcação de VLAN em todos os pacotes de dados da rede de gerenciamento é usada para manter o tráfego entre duas redes separadas.
Verifique se todas as portas apropriadas estão ativadas, incluindo as portas necessárias para XClarity Administrator (consulte Disponibilidade de porta).
Verifique se o firmware mínimo necessário está instalado em cada dispositivo que você deseja gerenciar usando o XClarity Administrator. É possível localizar os níveis mínimos de firmware necessários em Página da Web Suporte do XClarity Administrator – Compatibilidade clicando na guia Compatibilidade e, em seguida, clicando no link para os tipos de dispositivo apropriados.
Verifique se os IDs de VLAN estão configurados para a rede de dados e a rede de gerenciamento. Opcionalmente, ative a marcação de VLAN nos comutadores top-of-rack se você implementar a marcação nos comutadores top-of-rack.
Sobre esta tarefa
A figura a seguir ilustra uma maneira de configurar seu ambiente para que a rede de gerenciamento seja separada da rede virtual. Os números na figura correspondem às etapas numeradas nas próximas seções.
Neste cenário, o Lenovo XClarity Administrator está instalado em um servidor em um chassi do Flex System que está sendo gerenciado pelo XClarity Administrator.
- Deve implementar uma topologia de rede de gerenciamento e dados separados virtualmente ou uma topologia de rede de gerenciamento e dados únicos.
- Não pode usar XClarity Administrator para aplicar atualizações de firmware a esse servidor gerenciado. Mesmo quando apenas alguns firmwares são aplicados com ativação imediata, o XClarity Administrator força o servidor de destino a reiniciar, o que reinicia também o XClarity Administrator. Quando aplicado com ativação adiada, apenas alguns firmwares são aplicados quando o host do XClarity Administrator é reiniciado.
Também neste cenário, todos os dados são enviados pelas mesmas conexões físicas. A separação entre a rede de gerenciamento e a rede de dados é realizada pela marcação de VLAN. Nesse caso, tags específicas que correspondem à rede de gerenciamento são anexadas aos pacotes de dados de entrada para assegurar que sejam roteados para as interfaces apropriadas. As tags serão removidas dos pacotes de dados de saída.
A marcação de VLAN pode ser habilitada nos comutadores top-of-rack. As tags de VLAN que correspondem à rede de gerenciamento são adicionadas aos pacotes à medida que entram no comutador top-of-rack e são transmitidas pelo Comutadores Flex e em servidores no chassi do Flex System. Na rota de retorno, as tags de VLAN são removidas porque são enviadas do comutador top-of-rack para controladores de gerenciamento.
A opção por implementar a marcação de VLAN é baseada nas necessidades e na complexidade de seu ambiente.
Caso pretenda instalar o XClarity Administrator para gerenciar um servidor de rack existente que já tenha sido configurado, vá para Etapa 3. Instalar e configurar o dispositivo virtual do Lenovo XClarity Administrator.
Para obter informações adicionais sobre o planejamento dessa topologia, incluindo informações sobre configurações de rede e configuração de Eth0 e Eth1, consulte Dados separados virtualmente e rede de gerenciamento.