Pular para o conteúdo principal

Etapa 2: Configurar comutadores top-of-rack

Configure os comutadores top-of-rack.

Antes de iniciar

Além dos requisitos de configuração típicos para comutadores top-of-rack, verifique se todas as portas apropriadas estão habilitadas, incluindo as portas externas aos servidores de rack e rede.

É possível implementar a marcação de VLAN em comutadores Flex ou comutadores top-of-rack, dependendo das necessidades e da complexidade de seu ambiente. Se você implementar a marcação nos comutadores top-of-rack, ative a marcação de VLAN nos comutadores top-of-rack.

Verifique se os IDs de VLAN estão configurados para as redes de gerenciamento e de dados.

Procedimento

As etapas de configuração podem variar, dependendo do tipo de comutador de rack instalado.

A figura a seguir é um cenário de exemplo que ilustra a marcação de VLAN que é implementada nos comutadores top-of-rack e ativada apenas na rede de gerenciamento. A VLAN de gerenciamento é configurada como VLAN 10.

Nesse cenário, você deve definir as portas às quais os CMMs estão conectados como pertencentes à VLAN de gerenciamento.

Nota
Também é possível ativar a marcação de VLAN na rede de dados para configurar uma VLAN de dados.
Figura 1. Configuração de exemplo do Comutadores Flex em redes de gerenciamento e dados separados virtualmente (KVM) nas quais a marcação de VLAN está ativada na rede de gerenciamento
Ilustra a configuração de marcação de VLAN na rede somente de gerenciamento

Para obter informações sobre como configurar comutadores top-of-rack da Lenovo, consulte Comutadores de rack na documentação online do System x. Se outro comutador top-of-rack estiver instalado, consulte a documentação fornecida com esse comutador.