Pular para o conteúdo principal

Etapa 4: Configurar o Comutadores Flex (Ubuntu)

Configure o Comutadores Flex em cada chassi.

Antes de iniciar

Verifique se todas as portas apropriadas estão ativadas, incluindo portas externas do comutador Flex ao comutador top-of-rack e portas internas no CMM.

É possível implementar a marcação de VLAN em comutadores Flex ou comutadores top-of-rack, dependendo das necessidades e da complexidade de seu ambiente. Se você implementar a marcação nos comutadores Flex, ative a marcação de VLAN nos comutadores Flex.

Verifique se os IDs de VLAN estão configurados para as redes de gerenciamento e de dados.

Importante
Para cada chassi do Flex System, verifique se o tipo de malha da placa de expansão em cada servidor no chassi é compatível com o tipo de malha de todos os comutadores Flex no mesmo chassi. Por exemplo, se os comutadores Ethernet estiverem instalados em um chassi, todos os servidores desse chassi deverão ter conectividade Ethernet por meio do conector LAN na placa-mãe ou uma placa de expansão Ethernet. Para obter mais informações sobre como configurar comutadores Flex, consulte Configurando módulos de E/S na documentação online do Flex Systems.

Procedimento

As etapas de configuração podem variar, dependendo do tipo de Comutadores Flex instalado. Para obter mais informações sobre cada Comutadores Flex compatível, consulte Comutadores de rede do Flex System na documentação online do Flex Systems.

A figura a seguir é um cenário de exemplo que ilustra a marcação de VLAN que é implementada nos comutadores Flex e ativada nas redes de gerenciamento e de dados. A VLAN de gerenciamento é configurada como VLAN 10 (Ext1) e a VLAN de dados é configurada como VLAN 20 (Ext2).

Figura 1. Configuração de exemplo do Comutadores Flex em redes de gerenciamento e dados separados virtualmente (Red Hat KVM) nas quais a marcação de VLAN está ativada nas duas redes
Ilustra a configuração de marcação de VLAN nas redes de gerenciamento e de dados

Conclua as seguintes etapas para configurar os comutadores Flex para esse cenário:

  1. Configure o comutador Flex no compartimento 1 do comutador Flex:
    1. Defina a VLAN de gerenciamento (no exemplo, escolhemos VLAN 10) para conter a porta externa onde o cabo é roteado para o comutador top-of-rack de gerenciamento (Ext1).
    2. Atribua uma função de placa de interface de rede virtual (vNIC) do nó de cálculo em que o Lenovo XClarity Administrator está instalado para VLAN de gerenciamento (VLAN 10). A tabela a seguir fornece informações sobre como as vNICs no nó de cálculo são mapeadas no Comutador Flex:
      Tabela 1. Correlação entre IDs de vNIC e funções PCIe nos servidores
      Função PCIe (UEFI)Porta física do nó de cálculoCompartimento de Comutador FlexID da vNIC
      001x.1 (7.1 neste exemplo)
      2x.2 (7.2 neste exemplo)
      4x.3 (7.3 neste exemplo)
      6x.4 (7.4 neste exemplo)
      Dica
      normalmente, x.1 é reservado para dados; portanto, use x.2, x.3 ou x.4
    3. Defina uma porta interna em que o host deve residir para fazer parte da VLAN 10 (VLAN de gerenciamento). Verifique se o entroncamento de VLAN está ativado nessa porta.
    4. Defina uma porta interna que deve fazer parte da VLAN 20 (VLAN de dados).
  2. Configure o comutador Flex no compartimento 2 do comutador Flex:
    Dica
    O compartimento 2 do comutador Flex é, na verdade, o terceiro compartimento do módulo se você estiver olhando da traseira do chassi:
    1. Defina a VLAN de gerenciamento (no exemplo, escolhemos VLAN 10) para conter a porta externa onde o cabo é roteado para o comutador top-of-rack de gerenciamento.
    2. Atribua uma função de placa de interface de rede virtual (vNIC) do nó de cálculo em que o XClarity Administrator está instalado para VLAN de gerenciamento (VLAN 10). A tabela a seguir fornece informações sobre como as vNICs no nó de cálculo são mapeadas no Comutador Flex:
      Tabela 2. Correlação entre IDs de vNIC e funções PCIe nos servidores
      Função PCIe (UEFI)Porta física do nó de cálculoCompartimento de Comutador FlexID da vNIC
      101x.1 (7.1 neste exemplo)
      3x.2 (7.2 neste exemplo)
      5x.3 (7.3 neste exemplo)
      7x.4 (7.4 neste exemplo)
      Dica
      normalmente, x.1 é reservado para dados; portanto, use x.2, x.3 ou x.4
    3. Defina uma porta interna em que o host deve residir para fazer parte da VLAN 10 (VLAN de gerenciamento). Verifique se o entroncamento de VLAN está ativado nessa porta.
    4. Defina uma porta interna que deve fazer parte da VLAN 20 (VLAN de dados).