Pular para o conteúdo principal

Dados separados virtualmente e topologia de rede de gerenciamento (CentOS, Citrix, Docker, Red Hat KVM, Rocky, Ubuntu, VMware ESXi ou Windows Hyper-V)

Nesta topologia, a rede de dados e de gerenciamento são separadas virtualmente. Os pacotes da rede de dados e os pacotes da rede de gerenciamento são enviados pela mesma conexão física. A marcação de VLAN em todos os pacotes de dados da rede de gerenciamento é usada para manter o tráfego entre duas redes separadas.

Antes de iniciar

Verifique se todas as portas apropriadas estão ativadas, incluindo as portas necessárias para XClarity Administrator (consulte Disponibilidade de porta).

Verifique se o firmware mínimo necessário está instalado em cada dispositivo que você deseja gerenciar usando o XClarity Administrator. É possível localizar os níveis mínimos de firmware necessários em Página da Web Suporte do XClarity Administrator – Compatibilidade clicando na guia Compatibilidade e, em seguida, clicando no link para os tipos de dispositivo apropriados.

Verifique se os IDs de VLAN estão configurados para a rede de dados e a rede de gerenciamento. Opcionalmente, ative a marcação de VLAN no Comutadores Flex se implementar a marcação no Comutadores Flex ou ative nos comutadores top-of-rack se implementar a marcação nos comutadores top-of-rack.

Defina as portas às quais os CMMs estão conectados como pertencentes à VLAN de gerenciamento.

Importante
Configure os dispositivos e os componentes de forma a minimizar as alterações de endereço IP. Considere utilizar endereços IP estáticos em vez de Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Se o DHCP for usado, certifique-se de que as alterações de endereço IP sejam minimizadas.

Sobre esta tarefa

A figura a seguir ilustra uma maneira de configurar seu ambiente para que a rede de gerenciamento seja separada da rede virtual. Os números na figura correspondem às etapas numeradas nas próximas seções.

Nota
Esta figura não descreve as opções de cabeamento que podem ser necessárias para seu ambiente. Em vez disso, essa figura mostra apenas os requisitos de opção de cabeamento para comutadores Flex, CMMs e servidores de rack, pois eles estão relacionados dados separados virtualmente e redes de gerenciamento.
Figura 1. Exemplo de topologia de rede de gerenciamento e dados separados virtualmente para um dispositivo virtual
Ilustra uma rede separada virtualmente em um ambiente ESXi, Hyper-V, KVM ou Citrix.
Figura 2. Exemplo de topologia de rede de gerenciamento e dados separados virtualmente para contêineres
Ilustra uma rede virtualmente separada em um ambiente de contêiner.

Neste cenário, o XClarity Administrator está instalado em um servidor em um chassi do Flex System que está sendo gerenciado pelo XClarity Administrator.

Importante
É possível configurar o XClarity Administrator em qualquer sistema que atenda aos requisitos para XClarity Administrator, incluindo um servidor gerenciado. Se você usa um servidor gerenciado para o host do XClarity Administrator:
  • Deve implementar uma topologia de rede de gerenciamento e dados separados virtualmente ou uma topologia de rede de gerenciamento e dados únicos.
  • Não pode usar XClarity Administrator para aplicar atualizações de firmware a esse servidor gerenciado. Mesmo quando apenas alguns firmwares são aplicados com ativação imediata, o XClarity Administrator força o servidor de destino a reiniciar, o que reinicia também o XClarity Administrator. Quando aplicado com ativação adiada, apenas alguns firmwares são aplicados quando o host do XClarity Administrator é reiniciado.
  • Se você usar um servidor em um chassi do Flex System, garanta que o servidor esteja configurado para ligar automaticamente. É possível definir essa opção na interface da Web do CMM clicando em Gerenciamento de Chassi > Nós de Cálculo, selecionando o servidor e Ativação Automática para o Modo de Ativação Automática.

Também neste cenário, todos os dados são enviados pelas mesmas conexões físicas. A separação entre a rede de gerenciamento e a rede de dados é realizada pela marcação de VLAN. Nesse caso, tags específicas que correspondem à rede de gerenciamento são anexadas aos pacotes de dados de entrada para assegurar que sejam roteados para as interfaces apropriadas. As tags serão removidas dos pacotes de dados de saída.

A marcação de VLAN pode ser ativada em um destes dispositivos:
  • Comutadores top-of-rack. As tags de VLAN que correspondem à rede de gerenciamento são adicionadas aos pacotes à medida que entram no comutador top-of-rack e são transmitidas pelo Comutadores Flex e em servidores no chassi do Flex System. Na rota de retorno, as tags de VLAN são removidas porque são enviadas do comutador top-of-rack para controladores de gerenciamento.
  • Comutadores Flex. As tags de VLAN que correspondem à rede de gerenciamento são adicionadas aos pacotes à medida que entram no Comutadores Flex e são transmitidas para os servidores em um chassi do Flex System. Na rota de retorno, as tags de VLAN são adicionadas pelos servidores e transmitidas ao Comutadores Flex, que as remove durante o encaminhamento para os controladores de gerenciamento.

A opção por implementar a marcação de VLAN é baseada nas necessidades e na complexidade de seu ambiente.

Caso pretenda instalar o XClarity Administrator para gerenciar o chassi existente e os servidores de rack que já foram configurados, vá para Etapa 5: instalar e configurar o host.

Para obter informações adicionais sobre o planejamento dessa topologia, incluindo informações sobre configurações de rede e configuração de Eth0 e Eth1, consulte Dados separados virtualmente e rede de gerenciamento.