O Lenovo XClarity Management Hub 2.0 é configurado como dispositivo virtual em um sistema host no local em seu data center local.
Antes de iniciar
REVISADO POR Corneliu P, Luiza M: 11–Jan-2024
Verifique se você analisou os pré-requisitos, incluindo requisitos de hardware e recomendações, para XClarity Orchestrator (consulte Requisitos de hardware e software para XClarity Management Hub 2.0).
Verifique se os dispositivos que você deseja gerenciar é compatível e estão nos níveis de versão necessários (consulte Requisitos de hardware e software para XClarity Management Hub 2.0).
Para obter o desempenho ideal, considere instalar a instância do hub de gerenciamento no mesmo local que os dispositivos que você pretende gerenciar. Se você tiver dispositivos em vários locais, poderá instalar um hub de gerenciamento em cada local.
É possível configurar o
XClarity Management Hub 2.0 em qualquer dispositivo que atenda aos requisitos, incluindo um servidor gerenciado. Se você usa um servidor gerenciado para o host do hub de gerenciamento:
Verifique se o servidor de host está definido para ser ativado automaticamente.
Não use o portal do XClarity Orchestrator para aplicar atualizações de firmware ao servidor de host. Mesmo quando apenas alguns firmwares são aplicados com ativação imediata, o XClarity Orchestrator força o servidor de host a reiniciar, o que reinicia também o XClarity Management Hub 2.0. Quando aplicado com ativação adiada, apenas alguns firmwares são aplicados quando o servidor de host é reiniciado.
Sobre esta tarefa
É possível atribuir o endereço IP do dispositivo virtual usando um endereço IP estático na porta eth0 durante a configuração.
Se você não atribuir o endereço IP durante a configuração, as configurações de IP serão atribuídas usando o Protocolo de Configuração de Host Dinâmico (DHCP) por padrão quando você iniciar pela primeira vez o dispositivo virtual. É possível definir as configurações de IP do XClarity Management Hub 2.0 ao iniciar o dispositivo virtual. Certifique-se de que você tenha as informações de IP necessárias antes de iniciar. Você tem um máximo de 60 segundos para inserir as configurações em cada aviso.
- Para configurações de IPv4 estático, é possível alterar o endereço IP, a máscara de sub-rede, o endereço IP de gateway, o endereço IP (opcional) do DNS 1 e o endereço IP DNS 2 (opcional).
- Para as configurações de DHCP, é possível alterar as configurações de interface primária e de loopback (auto lo e iface lo inet loopback, auto eth0 e iface eth0 inet dhcp).
Alterar o endereço IP do dispositivo virtual XClarity Management Hub 2.0 depois que o hub de gerenciamento estiver funcionando causará problemas de conectividade com o portal do XClarity Orchestrator e todos os dispositivos gerenciados. Se você precisar alterar o endereço IP, desconecte o hub de gerenciamento do portal e cancele o gerenciamento de todos os dispositivos gerenciados antes de alterar o endereço IP. Depois que a alteração de endereço IP for concluída, reconecte o hub de gerenciamento ao portal e gerencie novamente os dispositivos. Para obter mais informações sobre como definir endereços IP, consulte
Configurando a rede do XClarity Management Hub 2.0. Procedimento
Para instalar o dispositivo virtual do XClarity Management Hub 2.0, conclua as seguintes etapas.
- Baixe a imagem XClarity Management Hub 2.0 do portal do XClarity Orchestrator.
- Instale e configure o dispositivo virtual no sistema host.
- Para ESXi usando o VMware vSphere
- Conectar-se ao host pelo VMware vSphere Client.
- Clique com o botão direito do mouse em .
- Conclua cada etapa no assistente de implantação do dispositivo virtual. Mantenha as seguintes considerações em mente ao avançar pelo assistente.
- Nome do Dispositivo. Escolha um nome exclusivo para esse host.
- Armazenamento. Escolha um armazenamento de dados que tenha pelo menos 420 GB de armazenamento disponível.
- Formato de Disco. Escolha o formato de disco que satisfaça as necessidades da sua organização. Se você não tiver certeza qual formato escolher, selecione Thin Provision.
- Configurações adicionais. Como opção, atualize a configuração de rede para o dispositivo virtual para definir o endereço IP estático para a interface eth0.
- Para ESXi usando VMware vCenter
- Conectar-se ao host pelo VMware vCenter.
- Em "Hosts e grupos" ou "VMs e modelos", clique com o botão direito do mouse no host e clique em .
- Conclua cada etapa no assistente de implantação do dispositivo virtual. Mantenha as seguintes considerações em mente ao avançar pelo assistente.
- Nome do Dispositivo. Escolha um nome exclusivo para esse host.
- Armazenamento. Escolha um armazenamento de dados que tenha pelo menos 420 GB de armazenamento disponível.
- Formato de Disco. Escolha o formato de disco que satisfaça as necessidades da sua organização. Se você não tiver certeza qual formato escolher, selecione Thin Provision.
- Personalizar modelo. Como opção, atualize a configuração de rede para o dispositivo virtual para definir o endereço IP estático para a interface eth0.
- Se você optou por definir o endereço IP estático do dispositivo virtual, conclua as etapas a seguir.
- Selecione a VM no inventário.
- Clique em e, em seguida, selecione Habilitar opções de vApp.
- Depois de habilitado, selecione Ambiente OVF para o esquema de alocação de IP.
- Na guia Detalhes do OVF, selecione "VMware Tools" para o Transporte de ambiente OVF.
- Ligue o dispositivo virtual.
Quando o dispositivo virtual é iniciado, o endereço IPv4 atribuído pelo DHCP é listado para a rede eth0, conforme mostrado no exemplo a seguir.
A porta de gerenciamento eth0 usa um endereço IP de DHCP por padrão. No final do processo de inicialização do hub de gerenciamento, é possível optar por definir um endereço IP estático para a porta de gerenciamento eth0 inserindo 1 quando solicitado. O prompt fica disponível por 150 segundos, até o prompt de login ser exibido. Para continuar para o prompt de login sem atraso, digite x no prompt.
Se você especificar valores inválidos ao alterar uma opção, um erro será exibido. Você tem até quatro tentativas de inserir valores válidos.
Ao alterar as configurações de endereço IP estáticas, você pode ter no máximo 60 segundos para inserir as novas configurações. Tenha as informações de IP necessárias em mãos antes de continuar (endereço IPv4, máscara de sub-rede e endereço IP do gateway).
Se você alterar as configurações de endereço IP do console, o XClarity Management Hub 2.0 será reiniciado para aplicar as novas configurações.
Por padrão, o
XClarity Orchestrator usa a sub-rede
192.168.255.0/24 para a rede interna (CNI). Caso essa sub-rede se sobreponha à rede do host, altere a sub-rede para uma das opções a seguir para evitar problemas de rede.
- 192.168.252.0/24
- 172.31.252.0/24
- 10.255.252.0/24
Nenhuma ação é necessária para fazer login no console. Ignore a mensagem de login do console. A interface do console não é para uso do cliente.
------------------------------------------
Lenovo XClarity Management Hub 2.0 Version x.x.x
------------------------------------------
eth0 flags=4163<UP,BROADCAST,RUNNING,MULTICAST> mtu 1500 metric 1
inet 192.0.2.10 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.0.2.55
===========================================================================
===========================================================================
You have 150 seconds to change IP settings. Enter one of the following:
1. To set a static IP address for Lenovo XClarity virtual appliance eth0 port
2. To use a DHCP address for Lenovo XClarity virtual appliance eth0 port
3. To select subnet for Lenovo XClarity virtual appliance internal network
x. To continue without changing IP settings
... ...
- Opcional: Defina as configurações de IP do dispositivo virtual. Se você não fizer uma seleção no período especificado ou se inserir x, a inicialização inicial continuará usando as configurações de IP atribuídas por padrão.
- Atribua endereços IP estáticos para a porta eth0. Digite 1 e siga os prompts para alterar as configurações.
- Atribua novos endereços IP para a porta eth0 usando DHCP. Digite 2 e siga os prompts para alterar as configurações.
- Selecione a sub-rede para a rede interna do dispositivo virtual. Digite 3 e siga os prompts para alterar as configurações.
Se você especificar valores inválidos, um erro será retornado. Você tem até quatro tentativas de inserir valores válidos.
- Faça login e configure o XClarity Orchestrator (consulte Configurando XClarity Management Hub 2.0).